Como Conseguir o Conhecimento Divino

Você está aqui

Como Conseguir o Conhecimento Divino

Quem é a fonte de todo o conhecimento correto?

"Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento" (Provérbios 2:6).

Deus é o grande Educador! E a salvação, em certo sentido, é uma questão de educação. O mundo está cheio de valores falsos, razão pela qual existe uma óbvia necessidade de se recuperar os valores bíblicos. O conhecimento confiável desses verdadeiros valores advém somente de uma fonte: A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Deus transmite os Seus critérios através das Escrituras.

Contudo, é preciso dizer que, embora a Revelação de Deus, a Bíblia Sagrada, seja o fundamento de todo o conhecimento justo, ela não contém todo o conhecimento. Outros campos do conhecimento humano podem ser edificados sobre esse fundamento confiável e correto.

Todo conhecimento enganoso—conhecimento não fundamentado na Palavra de Deus—acabará fracassando e desaparecendo.

Que chave é vital para se alcançar o conhecimento de Deus?

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus" (Provérbios 2:1-5).

Admirar e buscar sinceramente o caminho de Deus é a essência dessa passagem. Jesus Cristo pregou esse princípio sublime no Sermão do Monte: "bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" (Mateus 5:6). O Novo Testamento se baseia no Antigo Testamento, o qual por sua vez aponta para o Novo Testamento. outros dois se completam plenamente. O rei Davi escreveu: "Pois todos os Teus mandamentos são justiça" (Salmo 119:172). A obediência e a justiça também se complementam.

Precisamos muitíssimo de outro atributo para obedecer a Deus?

"O temor do Senhor é o princípio da ciência . . . " (Provérbios 1:7).

O temor a Deus não é o temor do mundo ou o temor do homem, que "armará laços" (Provérbios 29:25). O principal aspecto do temor a Deus é entregar e depositar nossa confiança nEle.

Geralmente, os nossos temores são desnecessários. Deus nos diz: "Eu, eu sou aquele que vos consola; quem pois és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em feno? E te esqueces do Senhor, que te criou, que estendeu os céus e fundou a terra, e temes todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir? Onde está o furor daquele que te atribulava?" (Isaías 51:12-13).

Deus é o nosso Criador. Ele criou a nós e também ao meio ambiente, que nos rodeia. Devemos nossa existência a Ele. Por isso, deveríamos temer as consequências de ignorar os Seus ensinamentos, instruções e mandamentos revelados através de Sua Palavra.

Que classe específica de pessoas precisam do temor de Deus?

"Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso" (Provérbios 1:1-4).

Nossos jovens—a próxima geração—em breve vão moldar o futuro. Somente o verdadeiro conhecimento da Bíblia pode ajudá-los a vencer os desafios do novo milênio. Devemos ser gratos, tanto eles como nós, por termos esse guia espiritual confiável, que foi escrito "para a geração futura" (Salmo 102:18).