Curso de Estudo Bíblico Lição 2: A Palavra de Deus - A Pedra Fundamental do Conhecimento

Você está aqui

Índice

A inspirada Palavra de Deus permanece como a fonte sólida de todo o conhecimento certo.

Para além do conhecimento material básico que precisamos para sobreviver, cada um de nós precisa de compreensão espiritual e visão daquela sabedoria especial que só é revelada pelo próprio Deus.

No mundo de hoje, há ignorância em massa sobre o que a Bíblia realmente diz.

Muitos cristãos modernos certamente não estão confortáveis com a realidade de Satanás e com os relatos bíblicos de encontros de Jesus Cristo com espíritos dementes, o que a Bíblia chama de demônios. Mas, mais cedo ou mais tarde, temos de chegar a um acordo com a veracidade do testemunho pessoal de Cristo.

Conhecimento que não é baseado na Palavra de Deus—a Bíblia—acabará por falhar e desaparecer.

A Bíblia é composta de material escrito apresentado em duas seções, tradicionalmente conhecidas como o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Estas duas partes da Palavra de Deus se juntam perfeitamente para fornecer a completa revelação de Deus à humanidade. Embora o período entre os testamentos foi mais de 400 anos, os escritos dos profetas hebreus antecedem os escritos apostólicos de uma forma que enfatiza a sua unidade básica.

Homens e mulheres foram criados "à imagem de Deus" (Gênesis 1:27). Dentro destas palavras está a indicação do surpreendente plano, do propósito e do relacionamento Ele deseja com toda a humanidade. Imagine todas as habilidades e potencialidades que sendo criados à imagem de Deus nos confere ― todos os deveres e responsabilidades, toda a magnificência e vários dons para serem usados em Seu serviço.

Ao escrever Sua Palavra para a humanidade, Deus usou pessoas de todos os níveis sociais e estilos de vida: reis, profetas, sacerdotes, escribas, cobradores de impostos, pastores e pescadores. Embora Deus inspirou a eles todos, Ele usou as próprias personalidades humanas naturais desses homens para ajudar a transmitir a Sua mensagem. Suas histórias fazem uma leitura fascinante. É surpreendente o quanto a própria Bíblia revela sobre como veio a ser editada por Deus através de instrumentos humanos.

David era um líder notável e organizador bem qualificado.

Os livros escritos pelo Rei Salomão são parte da seção dos Escritos da Bíblia Hebraica.

Que autor hábil Deus usou para completar Escrituras do Antigo Testamento?

Ezra era "um escriba hábil na lei de Moisés" (Esdras 7:6).

Isaías, Jeremias e Ezequiel são conhecidos como os profetas maiores e escreveram os livros com seus nomes (juntamente com a ajuda ocasional de escribas pessoais).

Qual profeta é mencionado diretamente por Jesus Cristo na Profecia do monte de oliveiras?

Compreender o verdadeiro papel dos apóstolos do primeiro século é fundamental para uma correta compreensão do Novo Testamento.

A Palavra de Deus é a base de conhecimento.

A história mostra que, através dos séculos, várias pessoas tentaram destruir a Palavra de Deus. Ao início do século VI aC, uma pessoa que literalmente "destruíu" a Palavra de Deus e que pagou caro por sua arrogância foi Joaquim, rei de Judá.

Um breve resumo das definições de palavras usadas nesta lição.

Jesus Cristo disse que a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17).

Estas perguntas servem como um auxílio de estudo, para incentivar ainda mais o pensamento sobre os conceitos discutidos nesta lição e para ajudá-lo a aplicá-los num nível pessoal. Sugerimos que você tome tempo para escrever suas respostas a estas perguntas e compará-las com as escrituras dadas.