O Conhecimento Básico Necessário a Todos

Você está aqui

O Conhecimento Básico Necessário a Todos

Por que, já que somos muito mais bem educados, nós sabemos tão pouco?—Simon Heffer

O professor norte-americano E.D. Hirsch Jr. captou a essência de nosso problema do conhecimento, quando escreveu no prefácio de seu livro "A Alfabetização Cultural" (Cultural Literacy): "Ser instruído culturalmente significa possuir a informação básica para conseguir sobreviver no mundo moderno".

Além do conhecimento básico para sobreviver, cada um de nós necessita do entendimento e discernimento espiritual, que somente Deus pode nos revelar. Sem um fundamento espiritual profícuo, o nosso entendimento natural nunca será suficiente para nos mostrar como viver uma vida plena e verdadeiramente abundante hoje em dia, e muito menos como alcançar o futuro incomparável da vida eterna no Reino de Deus!

Para os seres humanos, adquirir conhecimento é automático, pois é uma função de nossos cinco sentidos. O núcleo do problema é se esse conhecimento adquirido se adapta ou não ao que Deus tem revelado.

Como avaliar os nossos empreendimentos? Qual é a perspectiva de Deus quanto a isso?

"Assim diz o Senhor: 'Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas'" (Jeremias 9:23).

Para ser mais claro: Deus não é contra a busca de sabedoria ou a aquisição de riquezas. A Bíblia narra casos de muitas pessoas justas que eram sábias e ricas. Porém, elas tinham—e este é o ponto mais importante para nós—critérios de vida mais elevados do que simples padrões intelectuais e materiais.

Por outro lado, o que Deus elogia nas pessoas?

"'Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado,' diz o Senhor" (Jeremias 9:24).

Conhecer a Deus: este é o conhecimento necessário que o mundo rejeita. Um conhecimento que tem origem na verdadeira humildade. Somente homens e mulheres humildes podem ver além de si mesmos para compreenderem os valores revelados por Deus.

O que Jesus Cristo disse a Seus discípulos sobre o valor do conhecimento espiritual?

"Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram" (Mateus 13:16-17).

Conhecer a Palavra de Deus é um conhecimento inestimável! É o verdadeiro fundamento para se entender todos os demais conhecimentos e permite discernir a falsa informação divulgada ao nosso redor.