O Profeta Daniel

O Profeta Daniel

Qual profeta foi mencionado diretamente por Jesus Cristo na profecia do Monte das Oliveiras?

"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda) . . . " (Mateus 24:15; comparar com Marcos 13:14).

Jesus Cristo refere-se claramente a Daniel como um legítimo profeta, embora o livro de Daniel não seja tecnicamente classificado como parte dos Profetas, mas dos Escritos, a terceira parte principal do Antigo Testamento.

Qual dos profetas "maiores" coloca Daniel num grupo seleto?

"Ainda que estivessem no meio dela [duma terra pecadora] estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus" (Ezequiel 14:14 ARA; comparar com o versículo 20).

Claramente, as credenciais espirituais de Daniel são de alto nível. Ele foi considerado um exemplo de justiça ao lado de Noé (um pregador da justiça, 2 Pedro 2:5) e do patriarca Jó (um dos homens mais justos que já viveram, Jó 1:1, 8).

Que outros dons e qualidades tornaram Daniel tão excepcional?

"Ora, quanto a estes quatro jovens [incluindo Daniel], Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos" (Daniel 1:17).

"Então, [o anjo] me disse: 'Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras'" (Daniel 10:12).

A humildade diante do grande Deus é uma chave relevante para o sucesso espiritual. Poucos entenderam esse benéfico princípio como o profeta Daniel. É uma chave importante para abrir a porta ao conhecimento divino. O próprio Daniel disse, louvando ao Deus celestial: "Ele muda os tempos e as horas; Ele remove os reis e estabelece os reis; Ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes" (Daniel 2:21).

Daniel também tinha entendimento especial em "letras e sabedoria" (Daniel 1:17), qualificações indispensáveis para escrever o seu livro. Daniel escreveu o livro que leva o seu nome (Daniel 9:2; 10:2). Diz o Novo Comentário Bíblico Revisado: "O livro de Daniel foi um produto do exílio, e foi escrito pelo próprio Daniel" (página 688). Em seu livro, ele frequentemente narra na primeira pessoa.

Mas, tal como Daniel 1:17 explica, Deus é a única fonte de todo o conhecimento espiritual, entendimento e sabedoria—e não os seres humanos. Profetas como Daniel destacaram-se por se tornarem instrumentos humildes e dispostos nas mãos de Deus.

Algum dos profetas "menores" foram citados pelos apóstolos?

"Como também diz em Oséias: . . . " (Romanos 9:25).

Noutro exemplo, Pedro, em Atos 2:16-21, cita Joel 2:28-32. Isso porque os eventos daquele Dia de Pentecostes foram um cumprimento direto de uma parte da profecia de Joel. Após a crucificação de Cristo, o Espírito de Deus, naquele dia particular, foi espetacularmente derramado como Joel havia profetizado. Pedro proclamou que esses eventos eram um cumprimento fenomenal da profecia de Joel.

Que grande sinal de Cristo foi baseado em algo que aconteceu com um destes doze profetas "menores"?

"Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra" (Mateus 12:39-40).

Um terço do Novo Testamento é composto de citações e referências ao Antigo Testamento. Essas duas partes da Escritura estão perfeitamente unidas e entrelaçadas uma à outra.

Os apóstolos usavam constantemente a Bíblia Hebraica em seus escritos.