Os Cinco Livros de Moisés

Você está aqui

Os Cinco Livros de Moisés

Esdras era "escriba hábil na lei de Moisés" (Esdras 7:6). Mas o Novo Testamento nos diz que o próprio Moisés também tinha sido bem educado em toda a sabedoria dos egípcios, e muitas passagens bíblicas mostram que ele foi responsável pelos primeiros cinco livros da Bíblia. Estes livros são comumente chamados Torá, um termo hebraico que significa "instrução", e às vezes são referidos como o Pentateuco, expressão grega que significa "cinco livros". De acordo com a tradição judaica, houve outra ajuda, possivelmente a de Josué ou Esdras, que adicionaram o relato da morte de Moisés ao final de Deuteronômio, assim como outros ajustes para completar o texto que lemos hoje.

A tradição judaica é unânime em aceitar Moisés como autor da Torá. O último desses livros conta-nos que esse profeta (Moisés) escreveu a lei num livro e o entregou aos sacerdotes para que eles pudessem lê-lo diante do povo (Deuteronômio 31:9-13). Este livro também foi colocado ao lado da arca do concerto (ou da aliança, versículo 26). Embora, ele seja apresentado em cinco partes, a Torá é um livro completo, sem divisões.

Várias vezes, Jesus Cristo se refere, em todos os quatro Evangelhos, a Moisés como aquele que deu a lei (Mateus 8:4; 19:8; Marcos 1:44; 7:10; 10:4-5; 12:26; Lucas 5:14; 20:37; João 1:17; 5:46; 7:19).

O que Deus mandou Moisés fazer? Ele obedeceu às instruções do Senhor?

"Então disse o Senhor a Moisés: 'Escreve isto para memória num livro' . . . " (Êxodo 17:14).

"Disse mais o Senhor a Moisés: 'Escreve estas palavras' . . . " (Êxodo 34:27).

"E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor" (Êxodo 24:4).

Embora sejam instruções delimitadas para escrever partes específicas da Palavra de Deus, o princípio é muito claro. Moisés foi o escriba profético através do qual Deus trabalhou. Lembre-se de que "Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras" (Atos 7:22).

Números, o quarto livro atribuído a Moisés, diz algo sobre o que ele escreveu?

"E escreveu Moisés as suas saídas, segundo as suas jornadas, conforme o mandado do Senhor" (Números 33:2).

Apesar de alguns eruditos questionarem se a autoria do livro de Números deve ser realmente atribuída a Moisés, essa passagem no final do livro não pode ser ignorada (comparar Números 36:13). A Bíblia atribui toda essa parte a Moisés. Muitas outras partes do livro de Números começam com as palavras "E chamou o Senhor a Moisés e falou . . . " O livro de Levítico não menciona, especificamente, seu autor, mas os conteúdos do primeiro ao último registro mostram Deus conversando diretamente com Moisés (Levítico 1:1; 27:34).

Na época de Moisés, a arte da escrita já tinha sido desenvolvida no Egito e na região da Mesopotâmia. Os registros permanentes dos museus, escritos em obeliscos e em tábuas cuneiformes, são uma evidência clara de que a escrita estava bem estabelecida antes e durante a época de Moisés.

O que há de diferente no livro de Gênesis?

As atividades históricas registradas no livro de Gênesis ocorreram antes do nascimento de Moisés. Obviamente, ou ele teve acesso aos registros escritos ou às precisas tradições orais ou então Deus narrou os fatos históricos para ele.

Gênesis é uma palavra grega que significa "Começo". Qual é o significado do nome desse livro bíblico?

Existe uma estrutura genealógica óbvia no livro de Gênesis?

"Estas são as origens ['Esta é a gênese'—ARA] dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus" (Gênesis 2:4).

"Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez" (Gênesis 5:1).

"Estas são as gerações de Noé . . . " (Gênesis 6:9; comparar 10:1; 11:10, 27; 25:12, 19; 36:1, 9; 37:2).

Aqui temos um esboço extremamente breve da estrutura literal de Gênesis: O livro de Gênesis é constituído de onze "livros" ou "genealogias". Gênesis descreve o começo de todas as coisas, tais como a população da Terra cresceu, e como Deus começou a agir através da família de um homem, o patriarca Abraão. A história de Gênesis é narrada seguindo um esquema de histórias de famílias.

Gênesis é o começo do nosso conhecimento de Deus. Foi preservado através dos tempos para nosso benefício. Ele dá início ao precioso conhecimento do grande propósito de Deus, o qual não se pode aprender de qualquer outra fonte. Gênesis não contém todo o conhecimento, mas representa o fundamento espiritual indispensável básico para se entender o restante da Bíblia.

Ele revela, por exemplo, que fomos criados à imagem de Deus, e que Adão e Eva escolheram o caminho que os levaria, e também aos seus descendentes—cada um de nós—para longe do relacionamento com Deus. Os profetas tiveram muito o que dizer sobre este ponto mais tarde.