Os Escritores da Bíblia Hebraica

Você está aqui

Os Escritores da Bíblia Hebraica

Ao escrever a Sua Palavra para a humanidade, Deus usou pessoas de todos os níveis e posições sociais: reis, profetas, sacerdotes, escritores, coletores de impostos, pastores, pescadores. Apesar de Deus ter inspirado todos eles, Ele usou suas personalidades individuais para transmitir a Sua própria mensagem. A leitura da história das experiências deles é fascinante. É surpreendente como a própria Bíblia revela a história da sua compilação através dos instrumentos humanos usados por Deus.

Vamos começar a nossa história dos escritores da Bíblia Hebraica com Davi, o rei de Israel que viveu aproximadamente no ano 1.000 a.C. Três milênios depois nós ainda falamos, escrevemos e cantamos suas palavras. Elas são constantemente mencionadas no livro que chamamos o Novo Testamento. Ele criou uma vasta quantidade de literaturas, que Deus preservou para as gerações futuras.

Quem foi o principal compositor das palavras e músicas dos Salmos?

"E estas são as últimas palavras de Davi. Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel" (2 Samuel 23:1).

"Então, naquele mesmo dia, entregou Davi em primeiro lugar o Salmo seguinte, para louvarem ao Senhor, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos" (1 Crônicas 16:7).

"[Aí de vós] que cantais ao som do alaúde e inventais para vós instrumentos músicos, como Davi" (Amós 6:5).

"Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos . . . " (Lucas 20:42).

"O próprio Davi disse pelo Espírito Santo . . . " (Marcos 12:36).

A Bíblia tem muito a dizer sobre as realizações musicais e literárias de Davi. Nada menos que setenta e três salmos foram escritos por Davi. Provavelmente, muitos dos salmos sem autoria também foram desse rei. Sua habilidade na harpa acalmava a mente perturbada do rei Saul (1 Samuel 16:14-23). Davi compôs também uma música de lamentação por Saul e seu filho Jônatas, que perderam suas vidas em batalha (2 Samuel 1:17-27; comparar 3:33-34).

Quantas vezes as pessoas, pouco familiarizadas com a Bíblia, repetem uma frase, ou expressão, como esta: "Como caíram os valentes!", sem perceberem que estão citando a dor de Davi pelas mortes de Saul e de Jônatas? Davi e sua música eram tão conhecidos que o profeta Amós o mencionou quase trezentos anos depois de seu reinado (Amós 6:5).

Qual era a fonte da inspiração de Davi?

"O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca" (2 Samuel 23:2).

"E estas são as últimas palavras de Davi" (2 Samuel 23:1)—certamente, ele desejou que seus ouvintes se lembrassem. Sem dúvida, esse grande rei foi um dos muitos servos de Deus que o apóstolo Pedro tinha em mente, um milênio mais tarde, quando escreveu o seguinte: "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21).

Davi tinha o Espírito Santo?

"Então, Samuel [o profeta] tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi . . . " (1 Samuel 16:13).

Essa unção ocorreu quando Davi ainda era jovem e cuidava das ovelhas de seu pai. Davi recebeu o Espírito de Deus ainda bem jovem, e essas passagens indicam que muitas de suas composições foram inspiradas por esse Espírito. O Espírito Santo é uma ligação vital entre Deus e o homem. Deus nos revela a Sua preciosa verdade através do Seu Espírito (1 Coríntios 2:10). Mais tarde Pedro escreveu que os profetas de Deus receberam esse Espírito, "o Espírito de Cristo", que habitava neles (1 Pedro 1:11).