Os Ultimos ou Maiores Profetas

Você está aqui

Os Ultimos ou Maiores Profetas

Isaías, Jeremias e Ezequiel são conhecidos como os profetas maiores, que escreveram os livros que levam os seus nomes (junto com a assistência ocasional dos seus próprios escribas).

Mas o ponto de vista a considerar vai além de seus livros. Cada um desses homens contribuiu enormemente para a formação da Bíblia.

No entanto, em última análise, foi o próprio Jesus Cristo que uniu as duas partes da Bíblia, o Antigo e o Novo Testamento. Ele ligou os profetas hebreus ao Novo Testamento. Portanto, é a Cristo que, primeiramente, devemos considerar como guia, quando avaliarmos os últimos, ou maiores, profetas.

Jesus atribuiu alguma parte da Bíblia diretamente ao profeta Isaías?

" . . . bem profetizou Isaías a vosso respeito . . . " (Mateus 15:7).

Nos versículos 8 e 9 de Mateus 15, Cristo está citando Isaías 29:13, na Bíblia Hebraica.

Os quatro escritores dos Evangelhos atribuíram a Isaías partes da Escritura Hebraica?

"Porque este [João Batista] é o anunciado pelo profeta Isaías . . . " (Mateus 3:3; comparar Marcos 7:6; Lucas 3:4; João 12:39-41).

Sem dúvida, foi o profeta Isaías que pronunciou estas palavras. Tal como Paulo, quando redigiu algumas de suas cartas no Novo Testamento, poderia ter ditado partes delas a um assistente. Lembre-se de que o sistema oficial de cronistas e escribas (estabelecido pelo rei Davi) ainda estava em uso em Judá, durante a vida de Isaías. O ministério profético de Isaías continuou durante o reinado de vários reis de Judá (Isaías 1:1).

O apóstolo Paulo também citou o livro de Isaías?

" . . . e despediram, dizendo Paulo esta palavra: 'Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías'" (Atos 28:25; comparar Romanos 9:27).

Qual foi a peculiaridade do chamado de Jeremias?

"Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 'Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta'" (Jeremias 1:4-5).

Esta expressão "Assim veio a mim a palavra do Senhor" (ou expressões semelhantes) é repetida frequentemente no livro de Jeremias. Isso significa que a mensagem do profeta vem diretamente de Deus, pois Jeremias é apenas Seu instrumento humano.

Qual era a responsabilidade adicional do profeta?

"Escreveu, pois, Jeremias num livro todo o mal que havia de vir sobre a Babilônia; todas estas palavras que estavam escritas contra a Babilônia" (Jeremias 51:60).

Mas foi o próprio Jeremias que escreveu todo o livro?

" . . . veio esta palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: Toma o rolo de um livro e escreve nele todas as palavras que te tenho falado sobre Israel, e sobre Judá, e sobre todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje'" (Jeremias 36:1-2).

"Então, Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha revelado, no rolo de um livro" (versículo 4).

Jeremias tinha o seu escriba pessoal, o qual, ao que parece, também era um excelente orador (versículo 10). Baruque leu as palavras de Jeremias na "Casa do Senhor", no templo de Jerusalém.

Quando a mensagem de Deus, através de Jeremias, (mas anotada por Baruque, o escriba), chegou o rei Jeoaquim, qual foi sua reação?

"E sucedeu que, tendo Jeudi lido três ou quatro folhas, cortou-o o rei com um canivete de escrivão e lançou-o ao fogo . . . até que todo o rolo se consumiu no fogo . . . " (Jeremias 36: 23).

Através da história, houve muitas tentativas de destruir partes ou todas as Palavras de Deus. Esse acontecimento particular está registrado na própria Bíblia. Às vezes, os escritores e tradutores da Bíblia eram presos ou mortos. Muitos homens, literalmente, deram as suas vidas para nos proporcionar esse Livro. Nesse exemplo Bíblico, no entanto, a tentativa para que "prendessem Baruque, o escrivão, e Jeremias, o profeta", falhou porque "o Senhor tinha-os escondido" (Jeremias 36:26).

Qual foi a reação de Deus quando o rei destruiu o rolo de Jeremias no fogo?

"Então, veio a Jeremias a palavra do Senhor, depois que o rei queimara o rolo, com as palavras que Baruque escrevera da boca de Jeremias, dizendo: 'Toma ainda outro rolo e escreve nele todas as palavras que estavam no primeiro volume, o qual Jeoaquim, rei de Judá, queimou'" (Jeremias 36:27-28).

"Tomou, pois, Jeremias outro rolo e o deu a Baruque . . . , o escrivão, o qual escreveu nele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado; e ainda se acrescentaram a elas muitas palavras semelhantes" (Jeremias 36:32).

Nem mesmo os reis têm alguma autoridade ou permissão para alterar ou destruir a Palavra de Deus. Deus tem preservado a Bíblia através dos tempos, apesar das tentativas de extinguir todos os seus registros. Homens e mulheres fiéis arriscaram as suas vidas para preservar, espalhar e publicar as Escrituras.

Quais eram as credenciais proféticas de Ezequiel?

"Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor" (Ezequiel 1:3).

Ezequiel é mencionado somente duas vezes na Bíblia, ambas no livro que carrega o seu nome. Além das alusões à Apocalipse 21 aos capítulos acerca do templo em Ezequiel (40-48), o livro de Ezequiel é citado várias vezes no Novo Testamento. Do mesmo modo, a descrição que Jesus deu de Si próprio como o Cordeiro de Deus é uma provável referência às passagens de Ezequiel (comparar 34:5, 8, 12, 23; 37:24). Noventa vezes, Deus menciona a Ezequiel como "o filho do homem" e Jesus Cristo refere a Si mesmo como "o Filho do Homem" cerca de oitenta vezes nos relatos dos Evangelhos.

As profecias de Ezequiel foram reveladas quando ele estava no cativeiro. O Dicionário Oxford da Religião Judaica (1997) relata: "Ele (Ezequiel) foi expatriado junto com o rei Jeoaquim de Judá . . . em 597 a.C. [Antes da era cristã] para a Babilônia pelas forças invasoras de Nabucodonosor (2 Reis 24:8-16; Ezequiel 1:1-3). O exílio foi em Tela-bid no rio Quebar . . . O chamado de Ezequiel para profetizar veio no ano 593, no mês de julho, e todos os seus ensinamentos, tiveram lugar depois da expatriação dos hierosolimitanos . . . " (páginas 246-247).