Deus o Pai

Deus o Pai

Então, quem é o Pai?

"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: 'Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos'" (Mateus 11:25).

Deus Pai é o supremo governante de todo o universo. Tudo nos céus e na Terra está sujeito à Sua autoridade (1 Coríntios 15:27­28). Ele é espírito (João 4:24) e possui a imortalidade (1 Timóteo 6:16). O Pai tem vida inerente. (Para saber mais, solicite nosso guia de estudo bíblico Quem é Deus?)

Deus tem o caráter absolutamente justo e perfeito, e Jesus disse, expressamente, para sermos igual a Ele, "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:48).

Ademais, Deus Pai é a fonte de todas as bênçãos. A passagem de Efésios 1:3-10 descreve claramente essa verdade. O Pai é o tema desses versículos, que nos mostram como Ele, generosamente, trabalha em Seu plano eterno a favor da humanidade. Ele nos fez conhecer "o mistério da Sua vontade, segundo o Seu beneplácito [consentimento, aprovação], que propusera em Si mesmo" (versículo 9). Sugerimos que você estude toda cuidadosamente esta passagem, usando uma tradução literal da Bíblia e outras traduções modernas.

Qual palavra descreve o caráter de Deus Pai melhor do que qualquer outra?

"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor e quem está em amor está em Deus, e Deus nele" (1 João 4:16, ACF; comparar 4:8).

O amor é o fundamento do caráter e da lei de Deus. Ele é a base de tudo que Deus tem revelado para a humanidade através das Sagradas Escrituras (Mateus 22:35-40). Um dia, Deus, através de Seu poder, destruirá e banirá o mal para sempre de Sua cidade santa, que logo será trazida à Terra (Apocalipse 21:1-3, 27). Somente aqueles que têm esse tipo de amor divino permanecerão na presença do Pai.

Paulo declarou o amor como o maior atributo cristão (1 Coríntios 13:13). O amor é o primeiro fruto do Espírito de Deus mencionado por ele (Gálatas 5:22). Ele é o vínculo da perfeição, que une completamente a todos numa perfeita harmonia (Colossenses 3:14). E também é o cumprimento da lei (Romanos 13:10).

Essa palavra é usada na Bíblia para resumir o maravilhoso caráter do Pai. Deus é amor.

Mas, para evitar um mal entendimento, devemos definir nossas palavras. Ás vezes, as palavras portuguesas não são tão exatas como no grego. E a palavra amor é um desses casos. Em português usamos a palavra amor para demonstrar vários atributos e sentimentos. De certa forma, é uma das palavras mais usada, ou abusada, em nossa linguagem. O idioma grego, no entanto, é muito mais específico. Ele usa pelo menos quatro palavras relacionadas ao amor, embora duas não sejam usadas nas Escrituras.

A palavra eros, que abrange o amor sexual—o amor que um homem e uma mulher desfrutam dentro do relacionamento matrimonial. A palavra storge limita seu significado ao amor de pais a filhos (e vice-versa) e ao amor normal, entre familiares, irmãos e irmãs. A palavra philia é usada na Bíblia e descreve o afeto e sentimento entre as pessoas. E também pode incluir a afeição física, decente e apropriada. Mas a Bíblia não usa nenhuma essas três palavras para descrever o Pai.

A palavra agape é o termo que a Bíblia usa para descrever o amor divino, o amor de Deus. Essa papalvra agape, generosidade, envolve a preocupação com quem se ama. Ela demonstra uma insuperável benevolência e boa vontade. E ainda abrange o amor pelos inimigos.

A natureza e o caráter de Deus são determiandos por esse tipo de amor. Podemos receber esse tipo de amor somente do próprio Deus e de Seu Filho, Jesus Cristo. Depois de nos arrepender, podemos começar a demonstrar esse tipo de amor através do Espírito Santo. Nosso amor cristão deve ser modelado por esse tipo de amor agape. Veja Mateus 5:43-48. Aqui nós lemos que o Pai envia a chuva para o justo e o injusto e faz o Seu sol brilhar para ambos,além disso, Ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos.

Devemos aprender a pensar e agir como Deus—e amar como o Pai ama. Ao praticar esse tipo de amor, nós expressamos a imagem de Deus (refletindo o Seu caráter), embora ainda sejamos seres humanos. Mas, precisamos ressaltar que os seres humanos não podem gerar esse tipo de amor por conta própria. Enfim, esse amor procede somente de Deus (Romanos 5:5).

Qual a maneira que o Pai expressou esse amor (agape) a todas as pessoas?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Segundo a perspectiva de Deus, o mundo não é fácil de amar. Certamente, a Bíblia diz para não amarmos o mal que existe no mundo (1 João 2:15-17). Ao viver nesse mundo, estamos todos também cientes dos inúmeros problemas que afligem todos os continentes, ilhas, regiões, cidades e vilas. Mas, o Pai é guiado pelo Seu maravilhoso plano e não por caprichos, por ideias tolas, e pelos pecados perversos da humanidade.

O Pai começou a resgatar a humanidade de si mesma ao enviar Seu Filho à Terra. O próprio Jesus Cristo disse: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim" (João 12:32).

Qual é o relacionamento entre Deus e Jesus Cristo?

"Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus" (Marcos 1:1).

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho . . . " (Mateus 11:27).

"Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. . . " (Colossenses 1:3).

Estas passagens descrevem um relacionamento familiar muito íntimo. O relacionamento dEles é tão íntimo que Cristo disse: "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:9). Esses dois Seres compartilham uma união familiar e profunda entre si (João 10:15).

Talvez João tenha descrito esse relacionamento entre Jesus Cristo e o Seu Pai melhor do que qualquer outro apóstolo. Para ter um entendimento mais claro desse amor, por favor, leia todo o quarto Evangelho [João] e a primeira epístola de João, com esse tipo extraordinário de relacionamento bem fixado em sua mente.

Qual é a força motivadora que define e guia esse relacionamento?

"Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la . . . Esse mandamento recebi de meu Pai" (João 10:17-18).

"Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou" (João 14:31).

O mundo, de um modo geral, raramente relaciona amor à obediência. No entanto, Jesus expressou o Seu amor ao Pai através da obediência. Esse mesmo tipo de amor é necessário a todos os cristãos. Cristo disse aos Seus discípulos: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (João 15:10). João, o apóstolo do amor, também, escreveu: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados [difíceis de obedecer]" (1 João 5:3).

De que forma miraculosa o Pai expressou amor a Seu Filho?

"E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele [Jesus Cristo] estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura. Mas Deus o ressuscitou dos mortos" (Atos 13:29-30; comparar Romanos 8:11; 10:9).

" . . . Deus . . . o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória . . . " (1 Pedro 1:21; comparar Efésios 1:20; 1 Coríntios 6:14).

"Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos)" (Gálatas 1:1; comparar Colossenses 2:12; 1 Coríntios 6:14; 15:15-17; 1 Tessalonicenses 1:10).

Deus Pai ressuscitou o Seu Filho, Jesus Cristo, dentre os mortos. Isto está claramente confirmado em muitas escrituras. Lembrem-se, depois de nossa reconciliação com o Pai, através do sangue de Cristo, somos salvos pela Sua vida (Romanos 5:10). O livro de Hebreus mostra que Ele regularmente intercede junto ao Pai a nosso favor, como o nosso Sumo Sacerdote.

Quem veio revelar o Pai à humanidade?

"Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mateus 11:27; comparar Lucas 10:21-22).

Uma das maiores razões porque Jesus Cristo veio em carne foi para revelar completamente o Pai ao povo que tinha sido especialmente chamado e escolhido (comparar Atos 2:38-39).

Quem é a única fonte de toda a verdade bíblica?

"E os judeus maravilhavam-se, dizendo: 'Como sabe este letras, não as tendo aprendido?' Jesus respondeu e disse-lhes: 'A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou'" (João 7:15-16).

"Eu . . . nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou" (João 8:28; comparar versículo 26; 14:10).

Quem inicia o processo de salvação?

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia" (João 6:44; comparar 6:65).

Embora, sem dúvida, seja verdade que só podemos ser salvos através do nome de Jesus Cristo e Seus atos a nosso favor (Atos 4:12), também é verdade que Deus Pai é quem começa esse processo de salvação. Até mesmo os primeiros discípulos foram dados pelo Pai (João 17:6, 11). Jesus orou durante toda à noite ao Pai antes de escolher os doze discípulos (Lucas 6:12-13).

Quem sempre tem dominado esse mundo desatento?

"Disseram-lhe, pois: 'Onde está teu Pai?' Jesus respondeu: 'Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai'" (João 8:19).

"Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim" (João 17:25).

Essa é a razão porque o apóstolo Paulo chamou a civilização do homem de o "presente século mau" (Gálatas 1:4). Essa é a razão porque "todo o mundo está no maligno" (1 João 5:19). A humanidade continua cega ao conhecimento justo de Deus e Seu plano para todos nós—e o mundo sofre terrivelmente como resultado dessa cegueira. Contudo, está chegando tempo, em que o "conhecimento do Senhor" cobrirá toda a Terra "como as águas cobrem o mar" (Isaías 11:9; Habacuque 2:14).

A quem devemos dirigir as nossas súplicas?

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome" (Mateus 6:9).

"E ele lhes disse:'Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino'" (Lucas 11:2).

A oração chamada de "O Pai Nosso" é um modelo ou exemplo de prece. Embora não seja errado repetir uma oração textual, entretanto, seria melhor prática incluir os elementos citados por Jesus Cristo ao entregar esse exemplo em vez de repetir as palavras exatas (ver Mateus 6:9-13; Lucas 11:2-4). A Bíblia não aconselha o uso de orações repetidas e desnecessárias (Mateus 6:7).

Jesus Cristo seguia as mesmas instruções que dava a Seus discípulos?

"Jesus falou essas coisas e, levantando os olhos ao céu, disse: 'Pai, é chegada a hora . . . '" (João 17:1).

O capítulo 17 de João registra uma longa oração de Jesus Cristo. Várias vezes, durante aquela oração, Cristo demonstra que Sua oração era direcionada a Seu Pai (João 17:5, 11, 21, 24-25).

Deus é somente Pai de Jesus Cristo?

"Disse-lhe Jesus [a Maria Madalena]: 'Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'" (João 20-17).

Essa passagem importante serve como introdução adequada à parte final desta lição: o conhecimento do propósito da vida humana. Paulo, ao descrever a vida de um cristão, disse que seu desejo para os cristãos era "que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação" (Efésios 1:17). A Bíblia na Linguagem de Hoje descreve esse desejo com as seguintes palavras: "E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer."