Quem é Deus?

Você está aqui

Índice

“Uma das questões fundamentais da religião Hebraica é: ‘Quem é Deus?’”—Dicionário Teológico do Antigo Testamento (Theological Dictionary of the Old Testament) por Helmer Ringgreen.

As Escrituras revelam Deus em termos de uma relação de família―Deus Pai e de Jesus, o Filho são conjuntamente a Família de Deus!

A glória impressionante de Deus Pai e de Jesus Cristo excedem em muito qualquer coisa que possamos imaginar. Percebendo isso nos leva a um profundo sentimento de admiração e humildade!

Será que Deus sempre existiu? Se não, quem criou Deus? Será que Deus é uma pessoa, duas ou três? O que Jesus nos revelou sobre a natureza de Deus, quando Ele continuamente se referiu a Ele chamando-lhe Pai? As respostas se tornarão evidentes à medida que progredimos através das Escrituras.

Deus é uma família, na verdade, uma família em crescimento, atualmente composta por dois seres divinos, o Pai e Cristo, o primogênito, mas em última análise, a ser unidos por uma vasta multidão de outros.

Muitos não compreendem completamente como a Bíblia usa números. Este fator contribui para considerável confusão a respeito de Deus. Como devemos entender a unicidade de Deus?

É claro que Deus é uma pluralidade de Seres ― uma pluralidade em completa união. Em outras palavras, Deus, o Pai e Jesus, o Filho, formam uma família perfeitamente unida como um só.

Enquanto Jesus era humano no sentido mais pleno também era mais do que simplesmente humano — de fato, Ele era o divino Filho de Deus com tudo o que implica o nome. Realmente, como vimos, Ele era o Criador Deus feito carne. E quando Sua vida humana chegou ao fim, Ele voltou para a glória divina que compartilhava com o Pai desde a eternidade passada.

Jesus foi enviado pelo Pai e retornou para Ele, onde Ele agora se senta em glória e majestade.

Para entendermos a identidade de Melquisedeque, devemos deixar a Bíblia interpretar a Bíblia.

Em toda a Escritura voltamos para a realidade de que Deus escolheu expressar sua natureza pessoal em termos de uma relação familiar.

O testemunho bíblico é claro: Jesus foi certamente um judeu.

A Bíblia está cheia de chaves que podem resolver muitos dos nossos mal-entendidos acerca de Deus e da Sua Palavra. Quando se lê as Escrituras é possível perceber vagamente essas coisas, mas seja como for nunca se consegue enxergar claramente por causa de concepções errôneas das Escrituras.

A ressurreição de Cristo para a vida eterna foi para um corpo espiritual glorificado (Filipenses 3: 21), da mesma essência divina do Pai. Contudo, as aparições de Cristo ressuscitado tiveram uma maravilhosa variedade de formas. Os registos dos evangelhos nos mostram que ninguém O reconhecia a não ser que Ele quisesse.

Mas que dizer sobre a trindade? Muitos milhões creem que Deus consiste de três pessoas distintas numa só pessoa—o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como decidimos entre as várias explicações da natureza de Deus? Dito de forma simples, somente as Escrituras podem nos dar a verdadeira resposta. O fato de que a palavra trindade não aparecer em nenhum lugar na Bíblia também é motivo para refletirmos.

Mateus 28:19 é uma passagem bíblica, às vezes, mal compreendida no que diz respeito à doutrina da trindade.

O Espírito Santo, a partir das evidências encontradas na Bíblia, não é uma pessoa em uma suposta Trindade. O Espírito Santo é a própria natureza, a presença e expressão do poder de Deus trabalhando ativamente em Seus servos.

A imagem de Deus é o que faz o homem único entre toda a Sua criação física. É isto que torna os homens, mulheres e crianças verdadeiramente humanos.

Como é que Deus se relaciona com a Sua criação humana e o que Ele quer que alcancemos espiritualmente com a Sua ajuda.

O que Jesus está fazendo agora mesmo? Qual é uma das Suas mais importantes funções? Como Ele está servindo a Seus irmãos e irmãs na Terra?

Em qualquer debate sobre quem e o que é Deus nunca podemos de perder de vista a verdade mais importante sobre Deus―que Deus, o Pai e Jesus Cristo, o Filho, são Seres de amor infinito.