Por que "Filho do Homem"?

Você está aqui

Por que "Filho do Homem"?

Jesus Cristo é chamado "o Filho do Homem" mais de oitenta vezes na Bíblia. Ele usou, muitas vezes, essa expressão para se referir a Si mesmo. Seja em aramaico (língua falada por Jesus), grego ou hebraico, a expressão significa um homem comum.

Esta frase, "o Filho do Homem" é usada mais de noventa vezes no livro do profeta hebreu Ezequiel. Era o modo como Deus conversava com Ezequiel. Essa expressão também é usada na Bíblia para se referir ao homem comum, nem sempre a um profeta ou alguém ocupando um cargo especial.

Mesmo assim, já que a expressão "Filho do Homem" é usada tantas vezes em referência ao nosso Salvador, devemos meditar nas implicações espirituais desta frase.

Em que relação Jesus Cristo costumava usar a frase "o Filho do Homem"?

"Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens" (Mateus 17:22; comparar 26:45; Marcos 9:31; 14:41).

Muitas vezes, Jesus Cristo se referiu a Si mesmo como"o Filho do Homem" em relação ao Seu sofrimento e morte sacrificial.

Em que outro aspecto importante Jesus usou este termo?

"E Jesus disse-lhes [aos discípulos]: 'Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel'" (Mateus 19:28).

Cristo também usou o termo "Filho do Homem" ao referir-se ao Seu papel como o governante da humanidade no Reino de Deus.

Essa frase tem ligação com algum dia especial?

"E [Jesus] disse-lhes: 'O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem até do sábado é senhor'" (Marcos 2:27-28; comparar 12:8; Lucas 6:5).

Cristo é o Criador (João 1:1-3; Colossenses 1:16-17; Hebreus 1:2), e o Sábado foi instituído imediatamente após a criação do homem (Gênesis 2:3). Portanto, o Filho do Homem tinha autoridade para nos dar instrução espiritual de como observar adequadamente, com misericórdia e compaixão o sétimo dia. (Se deseja saber mais acerca desse dia especial de Deus, solicite o nosso guia de estudo bíblico gratuito O Sábado de Pôr-do-sol a Pôr-do-sol: O Dia do Descanso de Deus.) O quarto mandamento é o que nos diz para observar o dia de Sábado e guardá-lo como santo.

O Filho do Homem perguntou aos discípulos o que diziam sobre Ele?

"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'" (Mateus 16:13).

Eles responderam, citando variadas crenças errôneas sobre a identidade de Cristo.

Mas, qual foi o entendimento incomum de Simão Pedro quanto a isso?

"E Simão Pedro, respondendo, disse: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.' E Jesus, respondendo, disse-lhe: 'Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus'" (Mateus 16:16-17).

Através da inspiração do Pai, Pedro respondeu dizendo que Jesus Cristo, o Filho do Homem, também é o Filho do Deus vivo. Embora tenha havido ocasiões em que Seus apóstolos se referiram a Cristo como o Filho de Deus (Mateus 14:33; João 20:31; etc.), Ele raramente usava esse termo para falar de Si mesmo. Evidentemente, Ele decidiu, por vontade própria, enfatizar Sua identificação com nossas angústias—as tristezas e sofrimentos da humanidade. O profeta hebreu Isaías, O chamou de "homem de dores, e que sabe o que é padecer [sofrimentos sem fim]" (Isaías 53:3, ARA [BLH]).