Recompensa e Punição

Você está aqui

Recompensa e Punição

Vejamos isso pela perspectiva de Deus. Ele já determinou dar a todos os seres humanos toda oportunidade possível de escolher a vida. O que você faria com uma pessoa que—seja por obstinação ou contínua negligência—rejeita a oferta graciosa de Deus da vida eterna e que deliberadamente escolhe o caminho do diabo? Você daria a tal pessoa a vida eterna em seu reino, onde ela poderia continuar prejudicando os outros infinitamente? Que opção você escolheria?

Certamente, algumas pessoas imaginam que Deus é um monstro que pune os seres humanos reprovados no fogo do inferno por toda a eternidade. Contudo, quando examinamos, cuidadosa e piedosamente, as passagens relevantes das Escrituras—com um entendimento do verdadeiro propósito de Deus para a humanidade—vemos que essa não é a punição para os que praticam a iniquidade.

Quando Deus recompensará àqueles que O amam e obedecem?

"Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus" (Lucas 6:35).

"Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos" (Lucas 14:13-14).

Deus é também um Deus de justiça, porquantopunirá aqueles que deliberadamente recusam arrepender-se de suas maldades e injustiças?

"Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41).

"E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna" (versículo 46, ARA).

Os ímpios sofrerão o castigo eterno, no sentido de que serão afastados para sempre de Deus e da própria vida, mas Deus não lhes infligirá o tormento eterno. Nunca se esqueça de que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna (Romanos 6:23). A vida e a morte são opostas, ou seja, não são duas maneiras de dizer a mesma coisa. A morte significa a ausência de vida e não uma vida eterna em algum outro lugar.

O último livro da Bíblia profetiza a respeito dos seres humanos malignos, que serão jogados no lago de fogo. "E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais . . . Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre" (Apocalipse 19:20). O que acontece a seres humanos físicos se são lançados vivos numa grande caldeira de fogo? Eles queimam e são completamente consumidos.

A Bíblia mostra que um fogo consumidor é o destino final dos ímpios (Malaquias 4:3). De fato, Deus usa justamente esse fogo destruidor como exemplo do eterno destino daqueles que se recusam a arrepender de sua maldade. Judas explica: " . . . como Sodoma, e Gomorra . . . havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas, por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno" (Judas 7).

Apesar de serem, de modo figurativo, descritos como aqueles que sofrem a "pena do fogo eterno", os habitantes de Sodoma e Gomorra não continuam queimando no fogo até hoje. Ao contrário, eles receberam a promessa da oportunidade da vida eterna (Mateus 10:14-15; 11:23-24) na ressurreição do julgamento, descrita em Apocalipse 20 e Ezequiel 37. (Para saber mais sobre essas verdades bíblicas tão incompreendidas, por favor, solicite gratuitamente os guias de estudo bíblico Céu e Inferno: O que realmente ensina a Bíblia? e O Plano de Deus Para a Humanidade: A Única Esperança da Raça Humana.)

Afinal de contas, Deus é um Deus de misericórdia. Leia Salmos 136. Ele não tem nenhum prazer na morte dos ímpios, e frequentemente retarda o Seu julgamento na esperança de que as pessoas se arrependam. Como explica o apóstolo Pedro: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânime para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9).

Em princípio, o apóstolo Paulo expressa essa mesma esperança divina. "Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens [todas as pessoas] se salvem e venham ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:3-4).

O eterno propósito do Deus vivente é nos trazer para a Sua família!