Causa e Efeito: Um Princípio Frequentemente Negligenciado

Você está aqui

Causa e Efeito

Um Princípio Frequentemente Negligenciado

As causas de muitas tragédias e sofrimentos podem ser fácilmente identificadas: as nossas ações e decisões puramente humanas. Em um mundo de liberdade de escolha, inevitavelmente algumas dessas escolhas levam a péssimos resultados.

Ações levam a consequências. Sabemos que colhemos o que plantamos, mas não consideramos a fonte desse provérbio: a Bíblia! (Gálatas 6:6-7). Milhares de anos atrás um dos amigos de Jó—não alheio ao sofrimento—observou que “Conforme tenho visto, os que lavram iniquidade e semeiam o mal segam o mesmo” (Jó 4:8).

E, centenas de anos depois, o profeta hebreu, Oséias, observou a péssima condição espiritual de Israel. Onde era comum a idolatria, a violência e a imoralidade (Oséias 2 e 4). Dentro de poucos anos o poderoso império assírio invadiria Israel, entrando pelo lado oeste e destruindo esse reino, matando milhares de habitantes e escravizando muitos sobreviventes. Deus revelou para Oséias o que estava para acontecer e o motivo. “Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão” (Oséias 8:7). “Lavrastes a impiedade, segastes a iniquidade, e comestes o fruto da mentira . . .” (Oséias 10:13). As consequências dos pecados do povo eram inevitáveis.

Quando milhares morrem em desastres naturais— furacões, tufões, ciclones e secas—as pessoas acusam a Deus. Mas, devemos nos lembrar de que Deus disse à antiga Israel que somente iria abençoá-los, com um clima favorável, se Lhe obedecessem (Levítico 26:3-4; Deuteronômio 28:12). Muitos escolheram desobedecer a Deus. Esta decisão não só afetou a vida deles como também a de seus filhos, que caíram vítimas das escolhas insanas de seus pais. Os inocentes frequentemente sofrem pelos pecados dos outros. Esta é uma das consequências trágicas das decisões erradas.

Quando analisamos o sofrimento, muito podemos aprender apenas seguindo as circunstâncias até à sua causa. Provérbios 23:3 nos adverte: “O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena”.

Quando olhamos para as principais causas do sofrimento, muitas vezes, não precisamos olhar além de nós mesmo. De um jeito ou de outro, o pecado é a causa básica desse enorme sofrimento.