Evitando o Sofrimento Desnecessário

Você está aqui

Evitando o Sofrimento Desnecessário

Uma vez que o pecado é a principal causa do sofrimento, então muitos desses sofrimentos desnecessários podem ser evitados através da obediência fiel a Deus e da observância dos Seus mandamentos, na letra e no espírito. O ato de evitar o sofrimento também inclui seguir os princípios salutares

da saúde mental, emocional e física. Tais princípios são baseados nos Dez Mandamentos e podem ser encontrados em toda a Bíblia.

A Bíblia nos adverte para não atrairmos esse sofrimento que tem origem no pecado?

“Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios” (1 Pedro 4:15).

O que acontece com aqueles que ignoram este conselho?

“Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão; portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos néscios os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá” (Provérbios 1:29-32).

Nós lemos muitos exemplos de sofrimento que podemos atrair sobre nós mesmos simplesmente por ignorarmos a sabedoria básica da Palavra de Deus. Como neste caso: “Um homem de grande ira tem de sofrer o castigo; porque se o livrares, terás de o fazer de novo” (Provérbios 19:19). E também: “A preguiça faz cair em profundo sono; e o ocioso padecerá fome” (versículo 15).

Frequentemente, os problemas financeiros são o resultado de assumir responsabilidades legais pelos débitos dos outros: “Decerto sofrerá prejuízo aquele que fica por fiador do estranho; mas o que aborrece a fiança estará seguro” (Provérbios 11:15).

Os acidentes e a negligência contribuem muitíssimo para o sofrimento das pessoas. Algumas profissões e atividades são, inerentemente, mais perigosas do que outras. “Aquele que tira pedras é maltratado por elas, e o que racha lenha corre perigo nisso” (Eclesiastes 10:9).

Evidentemente, as doenças são outra grande causa de sofrimento. Os motivos das enfermidades são inúmeros. Entretanto, Deus prometeu aos antigos Israelitas que se eles observassem diligentemente as Suas instruções, que incluía a dieta e as leis sanitárias e agrícolas, então Ele não os afligiria com as pragas que tinha enviado aos egípcios (Êxodo 15:26). Portanto, Ele lhes advertiu que se ignorassem a Sua guia o resultado seria pragas e enfermidades (Deuteronômio 28:58-61).

O controle da doença, então, pode depender de escutarmos e considerarmos a advertência de Deus. Quando observamos os princípios simples da prevenção, da cautela, da boa dieta e das medidas sanitárias, particularmente, poderemos reduzir imensamente os sofrimentos que são causados pelas doenças. E isso vai envolver comunidades inteiras—até as nações—para que, unidas, possam limpar nosso habitat e restaurar os princípios saudáveis da agricultura, da qualidade do ar, do processamento do alimento e outros tipos de amenidades relacionadas às necessidades que levam a humanidade a ter uma excelente saúde. Muitas destas ações necessárias terão de esperar até o reinado de Cristo sobre a terra.

Com frequência, o sentimento de culpa prolongado e obsessivo é uma grande causa de agonia emotiva, mas, pode ser evitada. Certo tipo de sentimento de culpa é natural e benéfico. Contudo, o sentimento de culpa, deve levar uma pessoa ao arrependimento, o que é o remédio para essa culpa (2 Coríntios 7:10). Deus é misericordioso. A solução é buscá-Lo, numa atitude de arrependimento, para obter a graça e o perdão prometidos por Ele.

Lemos que “Sete vezes cai o justo, e se levanta” (Provérbios 24:16). Precisamos buscar a misericórdia de Deus com frequência e regularidade. Pois, Deus nos tem prometido: “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã . . .” (Isaías 1:18-19).

Estes exemplos mostram apenas superficialmente o sofrimento evitável e desnecessário que atraímos para nós mesmos. Eles mostram também a razão por que precisamos de um entendimento equilibrado das causas do sofrimento. Muitos dos sofrimentos humanos poderiam ser evitados facilmente através do conhecimento, do entendimento, da sabedoria e da obediência a Deus.

Onde encontrar instrução prática para se evitar o sofrimento desnecessário?

“Provérbios de Salomão . . . Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade; Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos” (Provérbios 1:1-5).

Nunca deveríamos negligenciar o livro de Provérbios quando buscamos a ajuda prática na compreensão dos princípios relativos ao pensamento e à vida saudável. Pois, eles podem nos ajudar bastante a melhorar nosso relacionamento com as pessoas e nossa maneira cristã de viver. Muitos de nossos sofrimentos e infelicidades acontecem por não sabermos lidar uns com os outros. Muitas vezes, não temos a habilidade necessária para isso. Por isso precisamos da sabedoria de Deus para lidar com o nosso próximo.

Apesar de Deus saber que nós mesmos causamos nosso sofrimento, Ele deseja que experimentemos o oposto disso. Acreditar que Deus poderia ter algum prazer perverso no sofrimento humano é desconhecer completamente o Seu caráter. Ele não tem nenhum prazer na morte do ímpio

(Ezequiel 33:11). Com frequência, Ele tem adiado uma punição na esperança de que haja arrependimento (2 Pedro 3:9). Ele deseja que toda a família humana alcance a salvação no seu Reino (1 Timóteo 2:4). Seu desejo é que não soframos.