Glossário

Glossário

Arrependimento: A direção oposta quanto às atitudes e ações. Nós nos arrependemos quando entendemos que estamos andando no caminho errado, então paramos, damos a meia-volta e seguimos em frente, andando no caminho certo. Espiritualmente, isto significa um pesar genuíno quanto aos pecados e uma firme decisão de fazer o que é certo.

Caráter: Discernimento, vontade ou determinação para fazer uma escolha moral, ética e espiritual, independente da circunstância ou pressão e tendência para fazer de maneira diferente.

Fruto: O resultado de uma decisão ou maneira de agir. O fruto do Espírito é a consequência da obra do Espírito Santo na vida da pessoa.

Galardão: Algo que Deus dá àqueles que O agradam. No sentido geral, o galardão é qualquer coisa que recebemos por nossas ações, sejam boas ou más. Não podemos ganhar nossa salvação, pois é um presente de Deus (Romanos 6:23), mesmo assim Jesus demonstra através da parábola dos talentos que alguns receberão um galardão maior que outros no Reino de Deus por causa dos serviços prestados ao seu Criador (Mateus 25:14-30). Os justos vão receber o galardão final no tempo da ressurreição dos justos.

Livre arbítrio, liberdade de escolha ou pessoa com liberdade de escolha moral: A liberdade de decidir sem qualquer tipo de pressão se aceita ou rejeita uma maneira particular de agir; a característica de não ser governado por causas prévias (tais como instinto) ou intervenção divina, mas ser capaz de decidir por si mesmo.

Natureza Humana: As características, tendências e comportamento de um ser humano. Ela é fundamentalmente neutra, todavia com o tempo, a autossatisfação tende a predominar. Como seres de livre arbítrio, somos conclamados a resistir a esses impulsos, que se baseiam na motivação pessoal, e responder à guia do Espírito Santo.

Perseguição: Aflição, abuso, cerco, ou ataques à nossa pessoa ou caráter. A perseguição por obediência a Deus nos permite sofrer por um motivo justo. Esse tipo de abuso pode ser de cunho pessoal, político, religioso e até perseguição psicológica.

Persistência: A habilidade de resistir a uma opressão prolongada ou desfavorável.

Reconciliação: Restauração; o oposto de alienação. Nós somos reconciliados a um relacionamento com Deus Pai através do arrependimento de pecados e da aceitação do sacrifício de Cristo. O afastamento de Deus é causado pelo pecado (Isaías 59:1-2).

Soberania (de Deus): O domínio, o poder e a autonomia incontestável de Deus. O Criador é soberano porque ninguém é capaz de desafiar Sua supremacia.

Sofrimento: Dores causadas por fatores físicos, mentais, ou psicológicos ou qualquer combinação dos três.

Tribulação: Um teste de fé, paciência ou resistência em um período de tempo de sofrimento ou tentação. Somos testados através das dificuldades da vida. Estes testes provam nossa paciência, construindo e revelando nosso caráter. “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena,” escreveu Salomão (Provérbios 24:10). Um caráter santo, justo e confiante em Deus é edificado ao se resistir com êxito às tribulações.

Ungir: Colocar óleo na cabeça da pessoa para pedir a cura da doença (Tiago 5:14-16). O óleo simboliza o Espírito de Deus, que é o poder de Deus.