Daniel Prediz o Reino de Deus

Você está aqui

Daniel Prediz o Reino de Deus

A obra profética de Daniel começou quando Nabucodonosor teve um sonho perturbador. Este governante babilônio pediu aos seus mágicos para descrever e interpretar o seu sonho. Deus colocou isso na mente de Nabucodonosor para que ele exigisse algo humanamente impossível—revelar o que ele tinha sonhado.

Daniel não foi apenas capaz de descobrir o sonho do rei como também de explicar o seu significado profético.

O que Nabucodonosor viu em seu sonho?

"Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; essa estátua, que era grande, e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti; e a sua vista era terrível. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços, de prata; o seu ventre e as suas coxas, de cobre; as pernas, de ferro; os seus pés, em parte de ferro e em parte de barro" (Daniel 2:31-33, NVI).

O que simbolizavam as partes da estátua composta de vários materiais?

"Foi esse o sonho, e nós o interpretaremos para o rei. Tu, ó rei, és rei de reis. O Deus dos céus concedeu-te domínio, poder, força e glória . . . tu és a cabeça de ouro. Depois de ti surgirá outro reino, inferior ao teu. Em seguida surgirá um terceiro reino, reino de bronze, que governará toda a terra. Finalmente, haverá um quarto reino, forte como o ferro, pois o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro despedaça tudo, também ele destruirá e quebrará todos os outros" (versículos 36-40, NVI).

Os estudiosos da profecia e da história geralmente concordam que as partes da estátua se referem aos quatro impérios da Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma (a Pérsia e a Grécia são identificadas pelo nome próprio em Daniel 8:20-21). Em outra visão, Daniel, no capitulo 7, viu estes reinos como animais selvagens que devoram outras nações.

Os quatro reinos dominaram todo o Oriente Próximo durante seu domínio. O Império Romano se desenvolveu e acabou de tomar a maior parte do território do Oriente Próximo até à parte mais ocidental da Europa. Roma aumentou assustadoramente sua escabrosa perseguição aos judeus e cristãos.

Embora nenhum destes reinos tenha controlado todo o mundo, desde então, suas ideias têm influenciado grandemente a civilização. Isto é particularmente verdade em relação a Grécia e Roma, cujas culturas e ideias têm moldado o pensamento, a forma de governo, a educação, a sociedade e a religião do mundo ocidental.

O que acontecerá aos reinos representados pela estátua de Nabucodonosor?

"Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou. Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó, como o pó da debulha do trigo na eira durante o verão. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda" (versículos 34-35 , NVI).

No sonho de Nabucodonosor, toda a estátua se esmigalhou quando foi atingida por uma "pedra [que] foi cortada, sem auxilio de mãos". Os resíduos foram levados pelo vento "e não se podia achar nenhum vestígio deles". Os reinos do homem, operando sob a influência e direção de Satanás, terão o mesmo fim. Pois estão destinados à destruição total e ao esquecimento.

O que virá depois da destruição dessa civilização influenciada por Satanás?

"Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse reino durará para sempre" (Daniel 2:44, NVI).

O reino que Deus estabelecerá transcenderá todos os esforços do homem. Deus estabelecerá Sua civilização sobre a Terra, que foi rejeitada pela humanidade desde o começo. Acerca desse reino, o comentário 'Intérprete da Bíblia' diz:

"Permanecer 'para sempre' [Daniel 2:44] é a universalidade do reino no tempo [Daniel 7:14], tal como o grande monte que 'encheu toda a terra' [Daniel 2:35] é a universalidade do reino no espaço. O termo 'para sempre' eleva o reino para além do tempo [como nós entendemos] para a eternidade. Os períodos do tempo deste mundo terão terminado e o reino eterno que não tem fim será introduzido. Cada um dos períodos da história têm sido substituídos por um outro, mas este reino não terá sucessores".

Jesus Cristo substituirá os reinos deste mundo por um reino que Seu Pai lhe dará quando retornar—o Reino de Deus. Esta é a boa nova da profecia de Daniel e é a mesma boa nova que Jesus pregou. E é isto que o Seu evangelho tem tudo a ver. Esta é a mensagem que Ele ordenou que Seus discípulos pregassem ao mundo.

A profecia é infalível?

" . . . O Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disso; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação" (Daniel 2:45).

As profecias de Daniel acerca do reino ocorreram em um tempo crítico da história da antiga Israel. Os israelitas tinham perdido a sua soberania por causa do cativeiro. Contudo, em meio da sua calamidade e ruína, Deus lhes revelou, através de Seus profetas, que uma restauração do povo e da nação de Israel iria ocorrer sob o governo do Messias (Jeremias 23:5-8).