Os Apóstolos Ensinaram o Mesmo Evangelho

Você está aqui

Os Apóstolos Ensinaram o Mesmo Evangelho

Que mensagem Jesus Cristo ordenou que Seus seguidores anunciassem?

"Reunindo os doze . . . enviou-os a pregar o Reino de Deus . . . ” (Lucas 9:1-2).

"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

"E disse lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).

Eles fizeram como Jesus determinou?

"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!" (Marcos 16:20).

"Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres” (Atos 8:12).

A meta dos primeiros cristãos era o reino de Deus?

"Pelo que, recebendo-nos um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade" (Hebreus 12:28)

Que motivo Pedro apresentou para Deus chamar as pessoas para Sua Igreja?

"Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 1:10-11).

Tiago, o meio-irmão de Jesus, também ensinou que o Reino de Deus é a meta da vida cristã?

"Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?" (Tiago 2:5).

Segundo o próprio Jesus, qual deve ser o objetivo de qualquer cristão?

"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça . . . " (Mateus 6:33).

A Bíblia diz repetidas vezes que entrar e participar do Reino de Deus é o objetivo final dos crentes em Cristo. Esse é o verdadeiro propósito de nossas vidas. Em todos os evangelhos e nos escritos dos apóstolos, a realidade do Reino de Deus é tratada como um fato instituído.

O reino de Deus era o tema principal dos ensinamentos de Paulo?

"E [Paulo], entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo acerca do Reino de Deus" (Atos 19:8).

"E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o Reino de Deus e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde" (Atos 28:23).

"E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo, pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum" (versículos 30-31).

Paulo enfatizava o tema do Reino de Deus, continuando o ensinamento de Jesus e dos outros apóstolos.

Quais foram as razões de Paulo e seus companheiros terem sido perseguidos?

"Porém, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui, os quais Jasom recolheu. Todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus. E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas" (Atos 17:6-8).

Paulo ensinou que Jesus retornaria como Rei para estabelecer o Reino de Deus. Por disso, ele foi acusado falsamente de incitar os seus seguidores a derrubar o governo romano. Embora não fosse verdade, isso colocou Paulo e seus companheiros em sérias dificuldades. F.F. Bruce, no seu comentário sobre Atos diz: "Os apóstolos proclamaram o Reino de Deus, um reino muito diferente de qualquer império secular, e não resta dúvida de que eles deram a Jesus o título grego, de basileus ('rei'), pelo qual o Imperador Romano era tratado pelos seus súditos de língua grega" (F.F. Bruce, Livro de Atos: Novo comentário Internacional do Novo Testamento, 1984, pp. 344-345).

Uma vez que o evangelho se referia a um Reino literal, tendo Jesus Cristo como seu rei, isso inspirou muitas acusações de traição contra Paulo. Os cidadãos ficaram com medo que as autoridades romanas pudessem tratá-los com severidade se permitissem falar abertamente do Reino de Deus. Este incidente mostra o impacto poderoso que a mensagem do Reino de Deus teve no mundo romano.

Paulo ensinava que o povo devia deixar os deuses e ídolos falsos e, imediatamente, começassem a obedecer aos ensinamentos do Deus vivo. Ele desafiava as suas superstições pagãs. O ensinamento de Paulo de que Deus planejava enviar Jesus Cristo para estabelecer o Reino de Deus sempre atraiu perseguição sobre ele e seus companheiros (Atos 16:19-24; 19:25-29).

Por que nos tribunais Paulo sempre era acusado de estar agindo incorretamente?

"E, agora, pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais, estou aqui e sou julgado, à qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus. Pois quê? Julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?" (Atos 26:6-8).

Paulo fundamentou seus ensinamentos nas promessas feitas a seus antepassados. Ele pregou que o povo do mundo inteiro poderia ser para sempre abençoado através da descendência de Abraão como foi predito. Ele pregou a promessa de que um Governante viria da descendência de Davi e que se assentaria em seu trono para sempre. As promessas se referiam à missão de Cristo no plano de Deus. Até mesmo naquela época, muitos judeus aguardavam o surgimento desse Governante por causa dessa mesma promessa e das palavras dos profetas.

Os ensinamentos de Paulo incluíam a promessa de que a humanidade seria reconciliada com Deus através do perdão do pecado (Jeremias 31:34; Colossenses 1:18-23). A vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo serviram para isso. Paulo ensinou que Cristo foi sacrificado por causa do pecado como prometido nas Escrituras (Isaías 53:3 6; Romanos 3:23-25). Paulo acreditava e ensinava que Deus poderia ressuscitar os mortos (Daniel 12:2-3; Atos 23:6).

A mensagem de Paulo abarcava todas essas promessas bem como os ensinamentos maravilhosos de que os cristãos farão parte do Seu reino, o qual substituirá os reinos rebeldes deste mundo. Paulo resumiu isso, dizendo: "Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados" (Colossenses 1:13-14).