A Quem Deus está Chamando?

Você está aqui

A Quem Deus está Chamando?

Jesus disse: "Muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mateus 22:14). Qual é a diferença entre ser chamado e ser escolhido? A palavra grega kletos, traduzida como "chamado", também pode ser traduzida como "convidado". Um chamado de Deus é a mesma coisa que um convite para se arrepender e entrar em um relacionamento com Ele.

Em Romanos 8:28-30 lemos: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados [kletos, convidados] segundo o Seu propósito . . . os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou".

Sim, primeiro Deus precisa nos chamar, ou convidar, para um relacionamento com Ele. Ele faz isso abrindo nossas mentes para um entendimento básico das Escrituras e para que entendamos a necessidade de nos arrepender.

Por que Deus tem que nos convidar para um relacionamento com Ele? Cristo responde essa pergunta em João 6:44: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia". Se Deus não tivesse colocado o entendimento de Sua Palavra em nossas mentes, assim nos incentivando ao arrependimento, então nunca iríamos saber o quanto necessitamos mudar.

Mas reconhecer a necessidade de mudar é apenas reconhecer o chamado de Deus. Somente aqueles que atendem e se arrependem é que são chamados a um relacionamento especial com Deus, fazendo parte de Seu Corpo espiritual, a Sua Igreja. Paulo se refere àqueles que aceitaram o convite de Deus como a "igreja de Deus . . . aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" (1 Coríntios 1:2). Todos os que se arrependem e são batizados (Atos 2: 38) são escolhidos para a "salvação, mediante a santificação do Espírito e a fé na verdade" (2 Tessalonicenses 2:13).

Deus convida muitas pessoas para esse relacionamento especial com Ele. No entanto, a Bíblia revela que muitas pessoas são chamadas, mas não respondem ao convite dEle por diversas razões. Essa é a razão por que muitos são chamados e poucos escolhidos para a salvação, hoje em dia.

Na parábola do semeador (Mateus 13:18-23) Cristo explicou que o semeador (Deus) enviou convites para muitas pessoas. No entanto, por várias razões, inclusive pelo engano do "maligno" (Satanás), pela falta das raízes espirituais, por causa da pressão de amigos e parentes e por causa da preocupação com as coisas materiais desta vida, muitas pessoas não aceitaram o convite para terem um relacionamento estreito e pessoal com Deus. Pois, somente alguns chegaram a produzir algum fruto.

Devemos ter em mente que Deus estabeleceu certos termos para que possamos nos relacionar com Ele. Milhões de pessoas declaram ter um relacionamento com Deus, mas, na verdade, elas têm ignorado esses termos fixados por Deus. Portanto, devemos entender claramente quais são os termos do relacionamento que Deus quer ter conosco.

Vamos examinar esse relacionamento. Também vamos rever alguns relacionamentos históricos e as lições que podemos tirar deles. Então, vamos considerar o que Deus espera de nós e o que nos oferece desse relacionamento com Ele.