As Promessas de Deus a Abraão

Você está aqui

As Promessas de Deus a Abraão

Centenas de profecias bíblicas nos declaram a missão, o propósito e o ministério de Jesus Cristo. As Escrituras estão repletas de profecias sobre a primeira e a segunda vinda de Jesus Cristo.

Qual é a primeira profecia messiânica da Bíblia?

"E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua Semente; Esta te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3:15).

Pouco depois de Adão e Eva terem pecado, Deus prometeu enviar um Messias, um Salvador, que julgaria a serpente. A serpente é identificada em Apocalipse 12:9 como Satanás, o diabo.

Este declaração de um Salvador é a promessa fundamental que Deus fez à humanidade porque prepara o caminho para a salvação através de Jesus Cristo. Sem dúvida, a redenção prometida por meio da obra do Messias é uma das mais importantes promessas já feitas por Deus.

Qual foi a promessa que Deus fez a Abraão?

"E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto" (Gênesis 17:5; comparar Romanos 4:17-18).

Que declaração impressionante! Deus teve um relacionamento estreito com Abraão e prometeu-lhe que os seus descendentes se tornariam muitas nações. Deus até mesmo mudou seu nome de Abrão para Abraão, que significa "pai de uma multidão", para enfatizar a importância dessa promessa.

Deus fez muitas promessas a Abraão. O patriarca teve um relacionamento tão próximo com Deus a ponto de um escritor bíblico lhe chamar de "amigo de Deus" (Tiago 2:23). Os descendentes de Abraão também receberam diversas promessas abrangentes.

Deus prometeu quantos descendentes a Abraão?

"Farei que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos de pó, assim também não será possível contar os seus descendentes" (Gênesis 13:16, BLH; comparar Gênesis 15:5; 22:17).

Os descendentes de Abraão iriam se multiplicar a ponto de serem milhões de pessoas. Novamente, vemos que Deus fez umas promessas maravilhosas a estes servo fiel.

Quais foram as promessas territoriais que Deus fez a Abraão?

"Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares" (Gênesis 15:7; comparar Gênesis 13:15).

Deus disse que os descendentes de Abraão receberiam a "Terra Prometida". Esta é a área que seus descendentes finalmente iriam ocupar depois que Deus os libertasse da escravidão egípcia.

Que promessa de importância internacional Deus fez a Abraão?

" . . . Abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gênesis 12:2-3; comparar Gênesis 18:18).

Qual dessas "bênçãos" iria abranger o mundo inteiro?

"O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos" (Gênesis 49:10).

Todos os povos e nações beneficiarão desta promessa. O capítulo 49 de Gênesis explica as bênçãos prometidas aos doze filhos de Jacó. As mesmas bênçãos que Deus prometeu a Abraão foram passadas aos seus bisnetos. A maioria destas bênçãos eram de natureza material. No entanto, um dos bisnetos de Abraão, Judá, receberia uma promessa especial de que o cetro—a garantia da realeza que, finalmente, incluiria o Messias—não se afastaria da linhagem da descendência de Judá "até que venha Siló".

A maioria dos comentadores da Bíblia concordam que "Siló" é uma referência ao Messias. Mais tarde, os profetas confirmariam que o Messias viria da tribo de Judá. Isaías 11:1-5 relata que o Messias viria da prole de Jessé (o pai de Davi), descendente de Judá. Mateus 1 e Lucas 3 listam a genealogia de Cristo através de José e Maria, respetivamente. Ambas mostram que Ele era descendente de Judá.

Em Romanos 15:12 também mostra que a linhagem humana de Cristo vinha de Judá. Simplesmente, uma das promessas de Deus a Abraão foi a do Messias como nosso Salvador.

Que traço espiritual da personalidade de Abraão foi essencial para que ele recebesse as promessas de Deus?

"E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça" (Romanos 4:20-22; comparar Gênesis: 15:6, 22:18).

A fé tornou-se parte integral do caráter de Abraão. Ele teve muita confiança de que Deus cumpriria as Suas promessas. Deus considerou a fé de Abraão como justiça. Em outras palavras, mesmo Abraão não sendo perfeito, Deus o reconheceu como um homem justo porque ele creu e obedeceu a Deus, do fundo do coração.

Por que Deus escolheu Abraão e não outra pessoa para executar Seu plano?

"Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado" (Gênesis 18:19).

" . . . E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis" (Gênesis 26:4-5).

Estas importantes passagens em Gênesis nos dizem que Deus deu a Abraão essas promessas porque ele tinha fé, uma fé que era evidente por suas ações devotas. Pela confiança que Abraão tinha em Deus, ele Lhe dedicou todo o seu amor e se esforçava para cumprir tudo que Deus lhe havia determinado. Inclusive, ensinando, fielmente, seus filhos a seguirem o caminho de vida de Deus.

Será que Abraão e os fiéis que o seguiram já receberam todas as promessas de Deus?

"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra" (Hebreus 11:13).

Abraão é mencionado com destaque na lista de servos fiéis de Deus em Hebreus 11 (versículos 8-12). Contudo, lemos que nem ele nem aqueles que vieram depois dele receberam as promessas da vida eterna feitas por Deus. Mas Deus não se esqueceu deles.

Então, quando eles vão receber as promessas feitas a Abraão?

"E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados" (Hebreus 11:39-40).

"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo . . . . E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa" (Gálatas 3:26-29).

Os verdadeiros cristãos, os que são "batizados em Cristo", também são herdeiros de Abraão. Eles vão receber os aspectos eternos dessas promessas através da fé, juntamente com o povo de Deus dos tempos antigos, os quais serviram fielmente a Ele. Deus quer que Seus servos demonstrem a mesma fé que teve Abraão, que era fiel. Todos vão receber sua herança eterna juntos e ao mesmo tempo (1 Tessalonicenses 4:16-17).

O que Deus espera de nós como descendentes espirituais de Abraão?

"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé" (Romanos 1:17).

"E não enfraqueceu [Abraão] na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Pelo que isso lhe 'foi também imputado como justiça' . . . Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus" (Romanos 4:19-22; 5:1-2).

Nós, também, devemos ter fé em Deus, porque é através da fé que somos justificados e recebemos as promessas que Deus fez a Abraão. No entanto, essa fé deve ser dinâmica. Quando a fé é praticada do modo correto, automaticamente, se constrói um relacionamento forte e uma comunhão com Deus.

Como a Bíblia descreve a fidelidade de Abraão?

"Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, e cumpriu-se a Escritura, que diz: 'E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça', e foi chamado o amigo de Deus. Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé . . . Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:20-26).

Deus espera que tenhamos fé, seguindo as Suas leis e os Seus caminhos. Imitar o exemplo de fidelidade de Abraão nos permitirá desfrutar de uma amizade e de uma relação cada vez mais estreita com Deus. (Para compreender melhor a vida fiel de Abraão e como você pode ter fé em sua vida, não deixe de ler o guia de estudo Você Pode Ter Uma Fé Viva).