Por que precisamos de um Redentor?

Você está aqui

Por que precisamos de um Redentor?

Nossos pecados nos afastaram de Deus. O profeta Isaías escreveu: "As vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós" (Isaías 59:2).

Quando Jesus veio para ser batizado, João Batista disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29, 36). João reconheceu Jesus de Nazaré como o Messias prometido, que iria redimir a humanidade, pagando a pena de morte pelo pecado.

"A redenção significa a libertação de algum mal, mediante o pagamento de um preço" (Novo Dicionário da Bíblia de 1996, "Redentor, Redenção"). Pedro explica que "não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1 Pedro 1:18-19). Paulo explica que o sangue de Cristo "comprou" a "igreja de Deus" (Atos 20:28).

Deus planejou desde o início esse maravilhoso dom da redenção. O apóstolo João explica: "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13:8). Jesus Cristo, como o Cordeiro de Deus, espontaneamente, "se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade . . . " (Tito 2:14).

Todos nós precisamos ser redimidos? Evidentemente a resposta é sim. "Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23), e "o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6: 23). Em outras palavras, nós merecemos a morte eterna. Nós fizemos isso a nós mesmos por causa do pecado, que nos impossibilita de receber o dom da vida eterna.

Então, como o nosso problema pode ser resolvido para que possamos entrar em um relacionamento com Deus como Seus filhos?

Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo para pagar a pena pelos nossos pecados para que pudéssemos ser salvos da pena da morte eterna (João 3:16). Em Hebreus 2:9 é explicada a finalidade desse sacrifício: "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". Jesus tornou-se o cordeiro sacrificial de Deus, que foi oferecido pelos pecados da humanidade.

O conceito de redenção foi dado a conhecer à antiga Israel através do sistema sacrificial da Antiga Aliança. Em Hebreus 9:22, lemos que "quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão" (ou resgate). No versículo 28, segue o raciocínio: "Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos". O apóstolo João acrescenta que "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:7).

A redenção é definida como "um liberação, particularmente quando pago o preço . . . referindo-se à intervenção especial de Deus para salvar a humanidade" (Dicionário da Bíblia Unger, 1972, "Redenção"). Em outras palavras, a redenção é um ato de Deus, que nos liberta da culpa que incorremos por nossos pecados, ao substituir a morte de Cristo para pagar a penalidade que merecemos.

No entanto, Deus vai conceder a redenção apenas àqueles que se arrependerem sinceramente. É por isso que o arrependimento é o nosso ponto de partida para receber redenção e para estabelecer uma relação duradoura com o nosso Criador. Aqueles que, com sinceridade, se arrependam de pecar continuamente serão perdoados e se tornarão servos redimidos de Deus.