O ESPÍRITO DE DEUS ANTES DA ERA DA IGREJA

Você está aqui

O ESPÍRITO DE DEUS ANTES DA ERA DA IGREJA

Quando o Espírito de Deus é mencionado na Bíblia pela primeira vez?

"No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" (Gênesis 1:1-2).

Neste primeiro capítulo, a Bíblia introduz os efeitos poderosos do Espírito de Deus. Os versículos seguintes descrevem Deus, através do poder de Seu Espírito, moldando os céus e a terra, e tudo que havia neles. "Pelo Seu Espírito ornou os céus. . . " (Jó 26:13).

Deus, então, criou o homem "à Sua imagem" (Gênesis 1:26-28). Ele colocou o primeiro homem e a primeira mulher no Jardim do Éden, onde eles poderiam comer da árvore da vida (Gênesis 2:9).

Cristo ensinou que a "vida"—vida eterna—está disponível somente através do Espírito de Deus (João 6:63). Paulo explicou que "se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo Seu Espírito que em vós habita" (Romanos 8:11). Assim sendo, a árvore da vida representa o poder vivificante do Espírito de Deus.

Naturalmente, Adão e Eva tiveram a oportunidade de fazer outra escolha. E, em seu detrimento, eles escolheram a outra árvore. Por causa da persuasão de Satanás, eles escolheram o fruto da árvore que representava somente o conhecimento do certo e do errado—"a árvore do conhecimento do bem e do mal"—ao invés do poder de subjugar e controlar a natureza humana, como representado pelo fruto da árvore da vida (Gênesis 2:16-17; 3:6). Tragicamente, eles não entenderam que só o conhecimento—especialmente o conhecimento adquirido principalmente pela experiência humana—não seria suficiente.

Portando, com Adão e Eva, a história dos seres humanos começou sem a ativa presença de Deus em suas vidas; faltava-lfes o poder e a ajuda do Seu Espírito Santo.

Como a escolha de Adão e Eva tinha afetado os seus descendentes até à época de Noé?

"A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra" (Gênesis 6:11-12).

Os seres humanos sem o Espírito de Deus não podem controlar a sua natureza carnal. Esse controle requer mais do que somente conhecimento. É preciso ter a ajuda de Deus através do seu Espírito. Mas foi preciso esperar até que Jesus viesse morrer pelos pecados da humanidade para Deus oferecer Seu Espírito a todos os que viessem a Ele com um espírito de arrependimento.

Como Deus passou a se comunicar com a humanidade depois de Satanás ter enganado a Adão e Eva?

" . . . Homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:20-21, ARA).

Embora a humanidade como um todo não tivesse acesso ao Espírito Santo, Deus deu o seu Espírito Santo a alguns servos escolhidos para falarem por Ele. Deus também os inspirou para que entregassem Suas mensagens, que foram registradas para nós nas páginas da Bíblia.

A humanidade ouviu esses mensageiros proféticos, inspirados pelo Espírito de Deus?

"Porém enviou profetas entre eles, para os fazer tornar ao Senhor, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos" (2 Crônicas 24:19; comparar Gênesis 6:5; Neemias 9:26).

Então, como hoje, muitas pessoas ignoraram as advertências dos mensageiros de Deus. Igualmente, muitas pessoas, hoje em dia, rejeitam estas mesmas advertências escritas nas Escrituras. A atitude humana em relação à Palavra de Deus não mudou.

A que conclusão a que Deus chegou sobre a humanidade quando começou a chamar Noé?

"Por causa da perversidade do homem, Meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos" (Genesis 6:3, NVI).

A resistência a tudo que Deus tentava ensinar aos seres humanos era tão grande nos dias de Noé que Ele decidiu dar aos seres humanos somente mais cento e vinte anos de vida antes de destruir a todos, exceto a família de Noé. Essa destruição veio através do notório Dilúvio de Noé.

Depois do dilúvio, Deus chamou a Abraão. Nos anos seguintes, Ele chamou o filho, o neto e o bisneto de Abraão. Em seguida, gerações mais tarde, Ele começou a trabalhar com a nação de Israel, que se originou de alguns descendentes de Abraão.

Deus se comunicou com Israel através do Seu Espírito em Seus profetas?

"E deste o Teu bom espírito, para os ensinar; e o Teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede. Desse modo os sustentaste quarenta anos no deserto; falta nenhuma tiveram . . . " (Neemias 9:20-21; comparar versículo 30).

Portanto, a dificílima tarefa de Moisés de tentar guiar o povo de Israel, sendo o único homem que tinha o Espírito Santo naquela época, fez com que ele se queixasse a Deus: "Eu sozinho não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim" (Números 11:14).

"E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, de quem sabes que são anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali se porão contigo. Então, Eu descerei, e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu sozinho o não leves" (versículos 16-17).

Esse foi o maior grupo de pessoas, mencionadas no Antigo Testamento, que recebeu o Espírito de Deus ao mesmo tempo. Deus deu aos principais líderes de Israel um pouco da mesma ajuda espiritual e poder divino que havia dado a Moisés para que assim eles pudessem ajudar a guiar essa nova nação. Isto ocorreu durante os quarenta anos de peregrinação no deserto, antes de entrarem na Terra Prometida.

Após os dias de Moisés, Deus continuou a dar do Seu Espírito a líderes e profetas em Israel?

"E veio sobre ele [Otniel] o Espírito do Senhor, e julgou a Israel" (Juízes 3:10).

Com o passar do tempo, Deus deu o Seu Espírito a outros líderes de Israel, entre os quais estavam Gideão, Jefté, Saul e Davi (Juízes 6:34; 11:29; 1 Samuel 11:6; 16:13-14). Mas, com poucas exceções, o povo nunca se voltou para Deus de todo o coração. Por último, a rebelião contra Ele e a rejeição de Seus caminhos foi tão grande que a maioria deles foi levada para o cativeiro pelas mãos dos imperadores assírios e babilônicos.

Deus explicou a razão por que finalmente permitiu que todas as tribos de Israel fossem levadas para o cativeiro?

"Eles, porém, não quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam; daí . . . Espalhei-os com um turbilhão por entre todas as nações que eles não conheceram" (Zacarias 7:11-14, ARA).

Depois que os israelitas demonstraram, por sua longa história de desobediência, que a direção dos líderes e profetas, cheios do Espírito Santo, não iria mudar seus corações, Deus começou a revelar Seus planos para o futuro—ainda distante.