O QUE É O ESPÍRITO SANTO?

Você está aqui

O QUE É O ESPÍRITO SANTO?

A narrativa bíblica da antiga Israel descreve um povo muito familiarizado com a Palavra de Deus—mais do que qualquer outro povo na história. Contudo, salvo poucas exceções, os israelitas não andaram de acordo com as instruções do Criador. Ainda assim, Deus lhes deu o conhecimento dos Seus caminhos, porém, não lhes deu o poder interior necessário para controlar, firmemente, a sua natureza carnal. Contudo, Deus prometeu que chegaria o momento de esse poder espiritual ser colocado à disposição deles e também das pessoas em todas as nações, através do dom do Seu Espírito.

A experiência deles nos ajuda a entender que os seres humanos são incompletos sem o Espírito de Deus. Como explica o apóstolo Paulo: " . . . ninguém sabe as coisas de Deus, senão [pelo] o Espírito de Deus" (1 Coríntios 2:11, grifo do autor). Ele acrescenta: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (versículo 14).

Esse discernimento espiritual está disponível, mas somente Deus pode dar esse dom, através do Seu Espírito. Deus tornou Seu Espírito disponível para aqueles que, genuinamente, se arrependam e sejam sepultados, simbolicamente, com Jesus nas águas do batismo. Jesus prometeu o seguinte aos crentes convertidos: "o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade" (João 16:13, ARA).

Para compreendermos como o Espírito de Deus pode nos transformar, temos que entender o que é esse espírito. Nós temos que entender quem é Deus. Jesus explicou que "Deus é Espírito, e importa que os que O adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). Espírito descreve apropriadamente a verdadeira essência de Deus, tal como amor descreve a essência do Seu caráter (1 João 4:8, 16).

Um anjo disse a Maria que ela daria à luz a um filho, o Messias, e descreveu o Espírito Santo como "o poder do Altíssimo" (Lucas 1:35, ARA). Jesus disse aos apóstolos, " . . . recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo" (Atos 1:8, ARA). Paulo explica: "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação [duma mente sã]" (2 Timóteo 1:7, ARA). Outros apóstolos, juntamente com Paulo, disseram que fizeram poderosos "sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:19).

As escrituras retratam o Espírito de Deus como a manifestação de Seu divino poder em Sua criação, especialmente entre Seu povo chamado e convertido—os santos. Através desse "poder do Altíssimo" (Lucas 1:35), Ele pode infundir em nós os atributos de Seu caráter e natureza divinos. Esses atributos espirituais divinos transformam nossa natureza humana, à medida que nos tornemos "participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4). Ao fazer essa escolha correta, então devemos, obedientemente, querer andar em novidade de vida—usando o Espírito de Deus para vencer a nossa frágil natureza carnal.

As palavras traduzidas como "Espírito Santo" transmitem o conceito de poder. No grego original a frase usada para "Espírito Santo" é hagios pneuma, que significa literalmente "fôlego santo". Pneuma também pode significar sopro, como em "sopro [pneuma] de vida" (Apocalipse 11:11, NVI; comparar Gênesis 7:15, ARA). Como o fôlego é essencial à vida física, assim também o Espírito de Deus é essencial à vida eterna. E, como o vento é uma força invisível e poderosa, assim também o Espírito Santo é uma força invisível poderosíssima para nosso crescimento espiritual.

O dicionário Bíblico Holman compara o Espírito de Deus ao vento e ao fôlego no Antigo Testamento: "Em um sentido, o Espírito de Deus é retratado como um vento forte, e em Hebreus se usa a mesma palavra "urach" para vento, fôlego e espírito. Durante a época do Êxodo, Deus lançou mão desse vento para dividir o mar, permitindo desta forma que os israelitas passassem a salvo e escapassem de Faraó e seu exército (Êxodo 14:2) . . . Nas oitenta e sete vezes em que o Espírito é descrito como vento, trinta e sete descreve o vento como um agente de Deus, sempre mortífero, forte e intenso. Esta propriedade do Espírito reflete claramente o poder de Deus" (seção, "Espírito Santo").

Em uma de suas orações, Paulo diz o seguinte: "O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em Seu conhecimento . . . para que saibais qual seja a esperança da sua vocação [chamada] . . . e qual a sobre-excelente grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus" (Efésios 1:17-20).

Deus fez uma comparação direta da "grandeza do Seu poder" a um vento impetuoso, quando, pela primeira vez, deu o seu Espírito Santo aos discípulos de Jesus Cristo. Assim Lucas escreveu: "Ao cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (Atos 2:1-4).

Depois do poderoso sermão pregado por Pedro, explicando a razão pela qual Jesus havia sido morto e acerca do milagre da vinda do Espírito Santo sobre os Seus discípulos, muitos dos que estavam ouvindo esse sermão "compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (Atos 2:37-39).

Pela primeira vez na história Deus tornava o seu Espírito disponível a todos os que estavam desejosos de se arrependerem dos seus pecados, começando a obedecê-Lo. (Atos 5:32). "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos" (Atos 2:41-42). Nada igual havia acontecido antes! O poder transformador de Deus estava funcionando poderosamente nas vidas dos apóstolos e de outras pessoas, que Deus estava chamando.

Em certa ocasião, "Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nEle cressem" (João 7:37-39). Aqui Jesus não se refere somente a receber o Espírito Santo, mas também ao Espírito fluindo para fora de nós—para produzir "o fruto do Espírito . . . em toda bondade, e justiça, e verdade" (Efésios 5:9).

De certa forma, o Espírito Santo, como manifestação do poder de Deus, pode ser comparado a uma corrente elétrica. A eletricidade flui através de fios conectados de sua fonte para fazer funcionar algum dispositivo. Enquanto o fluxo de corrente elétrica dessa fonte for ininterrupta, esse dispositivo tem carga total. Mas qualquer interrupção de corrente elétrica vem acompanhada de uma perda de energia para esse dispositivo. O contato permanente com essa fonte de poder elétrico é essencial.

O mesmo acontece com o Espírito de Deus. Nós não temos capacidade de armazenar o poder do Espírito Santo a fim de usá-lo quando quisermos sentir que estamos servindo a Deus. Se cortarmos o nosso relacionamento com Deus, então nos afastamos desse poder, que age em nós. Por isso, o nosso "homem interior" deve se "renovar de dia em dia" (2 Coríntios 4:16; comparar Tito 3:5).

Alguém pode perguntar: Como o Espírito Santo pode ser um dom se seu efeito em nós depende de termos um relacionamento constante com Deus?

Mais uma vez, uma analogia é proveitosa. Suponhamos que uma grande companhia energética quisesse oferecer energia elétrica gratuitamente a todas as casas em um raio de trinta quilômetros de sua sede. Essa energia seria um presente da força elétrica dessa empresa.

Mas vamos supor que várias dessas casas acabaram sendo reconstruídas longe do limite estabelecido pela companhia. Será que elas ainda estariam qualificadas para esse serviço gratuito?

Claro que não. A energia elétrica gratuita só estaria disponível para aqueles que vivem dentro dos limites determinados pela companhia de energia.

Da mesma forma, manter um relacionamento estreito com Deus é a chave para recebermos Seu poder espiritual. Deus é a Fonte desse poder.

Davi, uma das poucas pessoas que o Antigo Testamento afirma ter recebido o Espírito Santo, comparou isso a ter a "presença" de Deus em sua vida (Salmos 51:11; 135:7). Paulo também expressou o mesmo pensamento quando escreveu: "Porque Deus é o que opera [ativamente] em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13). O Espírito Santo é o poder de Deus que atua ativamente no interior dos Seus santos, chamados e escolhidos, transformando-os em filhos e filhas de Deus para capacitando-os, a crescer "em tudo Naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios 4:15).

Jesus descreve o Espírito de Deus como o "Espírito da verdade" e o "Consolador que procede do Pai" (João 15:26). Em outras palavras, Deus, ativa e diretamente, nos capacita através do Seu Espírito Santo. É o Seu grandioso poder atuando em nós, ajudando-nos em viver uma vida justa.

A palavra grega traduzida como "Consolador" é parakletos. Traduzida como "Consolador" ou "Confortador", quando se refere ao Espírito Santo. No entanto, numa única passagem, onde é traduzida como "Advogado", ela se refere a Jesus como nosso Advogado diante do Pai. A forma verbal desta palavra é parakaleo, traduzida no Novo Testamento da Almeida Corrigida, tem várias formas, tais como "suplicar," "confortar," "desejar," "exortar," "rogar" e "implorar". Uma terceira forma da palavra paraklesis é um substantivo traduzido como "consolação", "exortação" e "conforto".

A palavra parakletos significa literalmente alguém "chamar alguém para o seu lado" ou "para ajudar a alguém" (Dicionário Expositivo Completo de Vine das Palavras do Novo e do Antigo Testamento, 1985, "Confortado, Consolador, Desconsolado"). No grego da época, ele era freqüentemente usado para referir-se a um advogado que defendia alguém perante um tribunal. Todas as três palavras são derivadas de palavras cujas raízes gregas significam "chamar alguém para o seu lado"—a fim de ajudá-lo.

A partir desses significados podemos ver que parakletos, quando usado para descrever o Espírito de Deus como nosso ajudador, implica uma "fonte de ajuda" que está disponível em nossos momentos de dificuldade ou preocupação—transmitindo-nos a guia e o auxílio de Deus como um "advogado de defesa", atuando como se fosse nosso defensor em um tribunal de justiça.

Paulo o ilustrou isso no primeiro capítulo da segunda carta aos coríntios. Mas todo o impacto dessa descrição de Paulo, quanto ao Espírito Santo como nosso Ajudador, ficou perdida nas traduções portuguesas. Isto porque as palavras gregas parakletos, paraklesis e parakaleo são difíceis de serem traduzidas adequadamente para uma simples palavra portuguesa. As palavras portuguesas, muito comumente usadas pelos tradutores—confortar e consolar―não conseguem expressar corretamente o significado refletido nessas palavras gregas.

Para remediar esta deficiência nas traduções dos trechos citados, nós substituímos, colocando entre parênteses, a forma apropriada do verbo "ajudar" ou frases contendo a palavra "ajuda", em vez das palavras "confortar e consolar", que são usadas pelos tradutores. Isto melhor transmite o poder da intenção de Paulo.

Paulo escreveu: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda [a ajuda espiritual divina], que nos [ajuda] em toda a nossa tribulação, para que também possamos [ajudar] os que estiverem em alguma tribulação, com a [ajuda espiritual] com que nós mesmos somos [ajudados] de Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa [ajuda espiritual] sobeja por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para vossa [ajuda espiritual] e salvação; ou, se somos [ajudados espiritualmente], para vossa [ajuda espiritual] é, a qual se opera, suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos. E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da [ajuda espiritual divina]" (2 Coríntios 1:3-7).

Paulo queria que os coríntios nunca se esquecessem de que podiam se aproximar e confiar no Criador do universo para obter uma poderosa ajuda. "Porque Ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o Meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem" (Hebreus 13:5-6).

Deus vai além de simplesmente assistir aqueles que O servem. Ele os inspira e guia através do Seu Espírito. Paulo escreveu: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14). E Pedro explicou que "os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21).

Vamos estudar como Deus tem guiado e inspirado a Seus servos através dos tempos.