Desenvolvendo Hábitos De Orar E Estudar A Bíblia

Você está aqui

Desenvolvendo Hábitos De Orar E Estudar A Bíblia

A boa comunicação é essencial para um bom relacionamento. Muitas esposas costumam reclamar que seus maridos não têm dialogo com elas. Um marido sábio entende essa necessidade e procura conversar com sua esposa. Os filhos precisam do encorajamento e da orientação dos pais, que, por sua vez, precisam escutar pacientemente os pedidos, as perguntas e as opiniões de seus filhos. Os princípios da boa comunicação incluem falar bem e escutar melhor ainda.

Os mesmos princípios se aplicam a nosso relacionamento com o nosso Pai celestial. A boa comunicação entre Ele e nós é um aspecto vital do caminho de vida justo. Deus fala conosco através de Sua Palavra, as Escrituras Sagradas (Jeremias 10:1; Isaías 51:7). E nós falamos com Ele através da oração. Esta via de comunicação entre nós e Deus não pode se tornar uma via de mão única, onde apenas pedimos favores sem jamais dar ouvidos à advertência e à instrução. Mas deve se tornar uma via interativa de mão dupla para nosso crescimento espiritual.

Com que frequência devemos falar com Deus em oração?

"Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:17-18).

Deus deseja que tenhamos o hábito regular de orar a Ele. Mas isso não significa que vamos orar o dia todo todos os dias sem nenhuma pausa. Simplesmente significa que não devemos deixar de fazer da oração um hábito — devemos orar regular e consistentemente para manter nosso contato com Deus.

Quais eram os hábitos de oração dos servos fiéis de Deus?

"De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz" (Salmos 55:17).

"Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do Seu Deus, como também antes costumava fazer" (Daniel 6:10).

"E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, [Jesus] saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava" (Marcos 1:35).

As Escrituras indicam que orar mais de uma vez ao dia era prática comum entre os servos de Deus. Pelo menos numa ocasião, Jesus levantou‑se muito cedo para ter algum tempo a mais para falar com Deus numa oração reservada.

Deus está realmente interessado no que temos a Lhe dizer?

"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos, atentos às suas orações..." (1 Pedro 3:12).

"...a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16).

O livro de Apocalipse compara nossas orações com o cheiro agradável do incenso subindo até Deus (Apocalipse 5:8; 8:3‑4). Ele está ansioso para nos ouvir expressando sinceramente as nossas preocupações. Poderíamos comparar isso a um diálogo afetivo e aberto entre um jovem casal apaixonado — cada prestando muita atenção no que diz o outro. Deus aprecia esse mesmo entusiasmo, vontade e desejo ardente de conversarmos com Ele.

Como Deus reage a nossas orações?

"... tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis" (Marcos 11:24).

"Mas deixe que ele pedir com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa" (Tiago 1:6-7).

"Agora esta é a confiança que temos nEle, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve" (1 João 5:14).

Deus prometeu nos ouvir e nos responder quando, sincera e fervorosamente, oramos — de acordo com Sua vontade — e realmente confiamos nEle.

Que tipo de orações Deus vai se recusar a ouvir?

"Longe está o SENHOR dos ímpios, mas escutará a oração dos justos" (Provérbios 15:29).

"Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o Seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:1-2).

"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável" (Provérbios 28:9; comparar Zacarias 7:11-13).

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tiago 4:3).

Uma boa comunicação é uma via de mão dupla. Não só devemos falar com Deus através da oração, mas também devemos prestar muita atenção em que Ele tem a nos dizer. Fazemos isso através do estudo e seguindo Sua Palavra escrita, a Bíblia (Salmos 1:1‑3; 119:97‑100).

Deus espera que prestemos atenção à Sua Palavra escrita — especialmente os Seus princípios fundamentais, os Dez Mandamentos — como uma condição prévia para Ele ouvir e responder as nossas orações. Os livros da Bíblia podem ser comparados a cartas dEle, que comunicam Sua vontade para nós. Se não queremos ouvir a Sua palavra escrita, então nossos pedidos a Ele são inúteis. Ele nos diz que, simplesmente, vai se recusar responder (Isaías 59:1 2).

Isso pode ser comparado a uma esposa, que espera a volta de seu marido para receber amor e favores, enquanto ela comete adultério à vista de todos. Tal expectativa é irrealista. Do mesmo modo, soa irrealista esperar que Deus responda as orações de quem não tem interesse em ser fiel a Ele, que persistentemente se recusa a ouvir a Sua Palavra. Claro que, quando alguém se arrepende Deus voltará a ouvir suas orações.

As Escrituras explicam como estudar corretamente a Bíblia?

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15).

"Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo" (Atos 17:11, NVI).

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus" (Provérbios 2:1-5).

"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal" (Provérbios 3:5-7).

Um filho que presta atenção aos conselhos dos pais, certamente, vai agradá-los e deixá-los felizes. Da mesma maneira, Deus se agrada quando estudamos Sua Palavra e nos esforçamos diligentemente para aprender como Ele quer que vivamos.

Qual a principal vantagem de estudar a Bíblia?

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16- 17).

Através da Bíblia, Deus nos proporciona a doutrina e a instrução de Seu caminho de vida. Ele nos reprende e nos corrige, mostrando onde precisamos mudar. Ela também nos ajuda a crescer até a maturidade espiritual para recebermos a salvação. O estudo da Bíblia é a maneira de permitir que Deus fale conosco. É nosso dever prestar atenção às Suas palavras e torná-las parte de nosso pensamento, agindo conforme vamos aprendendo.

O casal que cresce e amadurece junto, muitas vezes, passam horas conversando. E discutem seus objetivos, medos, alegrias, desejos e necessidades. Um relacionamento íntimo com Deus requer esse mesmo tipo de comunicação aberta e eficaz.

Será que estudar a Palavra de Deus nos ajuda a compreender melhor nossa própria natureza e Sua vontade?

"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).

"A explicação das Tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes" (Salmos 119:130, NVI).

Este Curso Bíblico foi criado para ajudar você a entender as Escrituras. Mas não se limite à nossa palavra quanto ao que a Bíblia ensina. Examine as Escrituras por si mesmo! Pergunte e se informe. Procure ler todos os versículos que citamos. Certifique-se de se familiarizar com o contexto. Deixe Deus falar por Si mesmo. Em oração, peça a Sua orientação e, em seguida, beba de Suas palavras. Somente assim você vai saber com certeza que o que tem aprendido aqui é o verdadeiro ensinamento do Deus vivo. (Se você tiver qualquer pergunta sobre a Bíblia, por favor, avise-nos. Pois, nós teremos o maior prazer em ajudar).

De que outra maneira sabemos a vontade de Deus?

“E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse" (Atos 8:30-31).

"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10:14-15).

Ninguém é uma ilha. Não importa o quanto estudamos, sempre vamos precisar de professores para nos apontar a direção certa. Deus providencia isso para edificar Seu povo (Efésios 4:11-13), instruindo-os nos fundamentos de Sua Palavra. Essa é uma das principais razões que devemos nos reunir regularmente — para ouvir anciãos, espiritualmente maduros, exporem as palavras de vida das Escrituras.