O Fundamento

O Fundamento

Como Paulo comparou esses dois modos de pensar e viver?

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz" (Romanos 8:5-6).

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:3-5).

A chave para viver um caminho de vida diferente dos caminhos do mundo é permitir que o Espírito de Deus aja em nós para que possamos pensar como Jesus. Através de seu Espírito, Deus não apenas nos dirige a um modo de pensar diferente como também nos ajuda a mudar as motivações que regem nossas ações. Este foco altruísta, ao invés de nosso caminho natural do pensamento egoísta, por sua vez, é uma mudança radical do caminho em que vivemos e de tudo que praticamos.

Quais são as maiores prioridades de nosso novo caminho de vida?

“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas" (Mateus 6:33, BLH).

"Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é Meu irmão, e irmã, e mãe" (Mateus 12:50).

"Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1 João 2:17).

Deus pede que reordenemos as nossas prioridades, permitindo que seu Espírito nos ajude a mudar nossos pensamentos. Servir a Deus, fazer a Sua vontade e desejar fazer parte de Seu Reino deve ser a maior prioridade de nossa vida. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele nos promete que vai prover maneiras de suprir as nossas necessidades. Isso, por si só, é uma promessa maravilhosa que deveria nos dar confiança e conforto.

Viver uma vida piedosa é mais do que simplesmente invocar o nome de Deus, como se isso fosse o suficiente para Ele nos perdoar quando fazemos a nossa própria vontade. Viver uma vida piedosa é fazer o que agrada a Deus. Ou seja, é praticar o que Ele nos ordena — viver o caminho de vida definido em Sua Palavra. Precisamos entender claramente os princípios básicos desse caminho de vida!

Que outros princípios fundamentais foram ensinados por Jesus Cristo e Seus apóstolos?

"E eis que se levantou certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás" (Lucas 10:25-28).

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" (1 João 5:3).

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13; comparar versículos 15-17).

Jesus e Seus apóstolos ensinaram um caminho de vida baseado em guardar os mandamentos de Deus, com um coração cheio de amor e se sacrificando espontaneamente para ajudar aos outros — concentrando-se em dar em vez de receber. Esse é o caminho da boa vontade e de fazer bem aos outros.

Um verdadeiro cristão não pode basear o seu caminho de vida — seu novo caminho de vida — em suas próprias ideias acerca do que é certo e errado. Os conceitos básicos de como devemos viver são definidos por Deus nas Escrituras. As leis de Deus e o exemplo de Cristo, de perfeita obediência a essas leis, estabelecem as regras do caminho de vida do verdadeiro cristão.

Temos que ter certeza de que entendemos o papel da lei de Deus em nossas vidas. Paulo explicou, enfaticamente, em suas cartas, que nenhuma lei pode nos justificar, isto é, não pode remover a culpa de nossas antigas transgressões (Romanos 3:23‑25). A justificação — a remoção da culpa de nossos pecados passados — é uma dádiva gratuita de Deus quando nos arrependemos e colocamos nossa fé na morte sacrificial de Cristo como pagamento por nossos pecados. Paulo disse: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Romanos 3:28) — isto é, através da fé na morte de Cristo em nosso lugar.

Então, Paulo explica o papel que a lei ainda desempenha em nossas vidas. “Anulamos, pois, a lei pela fé? de modo nenhum; antes estabelecemos a lei” (versículo 31). O propósito da lei não é perdoar pecados, mas defini-los — “porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (versículo 20). A lei de Deus revela os princípios e normas do caminho de vida divino.

Paulo explicou o fundamento da vida que ele pessoalmente viveu: “Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que [os incrédulos] chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas" (Atos 24:14). O caminho de vida de Paulo se baseava no que havia aprendido das Escrituras Sagradas.

E isso é o que nossas vidas deveriam refletir — o altos padrões de comportamento amoroso, segundo essas mesmas Escrituras. Nosso comportamento deve refletir a atitude de serviço, cooperação e respeito, tanto a Deus quanto a nosso próximo. Como verdadeiros cristãos devemos ser pessoas que cuidam, servem e que são totalmente leais aos princípios ensinados nas Escrituras.