Viver Como Luzes No Mundo

Viver Como Luzes No Mundo

Paulo nos diz: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão" (Filipenses 2:14-16). Deus espera que sejamos exemplos para as pessoas do mundo.

O que mais disse Jesus sobre o exemplo que devemos dar aos outros?

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa" (Mateus 5:14-16).

Nós temos a responsabilidade de manifestar os frutos do Espírito de Deus e Seu amor às pessoas através de nosso comportamento e exemplo.

O nosso desejo de ser um bom exemplo pode afetar a maneira como nos vestimos?

"Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus" (1 Timóteo 2:9-10, NVI).

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus" (1 Pedro 3:3-4, NVI).

A maneira modesta de se vestir, que demostra que temos um verdadeiro senso de decoro e moderação, é importante para Deus. Devemos evitar extravagâncias que chamam indevidamente a atenção ou nos façam parecer esquisitos.

Nossa atitude também é muito importante — a forma como nos vemos e como lidamos com os sentimentos dos outros. Quando nosso pensamento é ético e moral em relação aos outros — quando refletimos a mente de Cristo (Filipenses 2:5) — normalmente deve ser refletido em nossas escolhas e comportamento. Estas escolhas geralmente dizem muito sobre o nosso caráter.

Precisamos alcançar um equilíbrio. Devemos nos vestir e nos comportar adequadamente conforme a ocasião, sem nenhum exagero para não chamar muita a atenção das pessoas. O ponto principal é que o nosso vestuário e comportamento deve ser sempre decoroso e respeitável.

O que mais deve nos distinguir do resto do mundo?

“...nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus" (Lucas 4:4).

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:35).

"E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que [Ele] nos deu" (1 João 3:24, ARA).

Nossas vidas devem ser exemplos de amor e obediência a toda a Palavra de Deus, refletindo o Espírito de Deus, que habita em nós.

Como Jesus espera que Sua Igreja se relacione com o resto do mundo?

"Assim como Tu me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo" (João 17:18).

"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado..." (Mateus 28:19-20).

Além de dar o exemplo de como Deus quer que as pessoas vivam, a Igreja também deve ensinar e explicar os caminhos de Deus àqueles que estejam dispostos a ouvir. A pregação do evangelho ao público, geralmente, é responsabilidade de pessoas ordenadas e treinadas para transmitir, de maneira eficaz, a mensagem de Cristo a audiências públicas.

Paulo, por exemplo, pediu aos membros da igreja em Éfeso que solicitem a ajuda de Deus: "Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar" (Efésios 6:18-20). Paulo tinha um notório ministério público, que prezava e solicitava orações e apoio dos irmãos da Igreja. Dessa forma, eles trabalhavam juntos para cumprir a missão que Deus entregou à Sua Igreja.

Hoje, os membros da Igreja de Deus não são diferentes. Aqueles que têm o Espírito de Deus agindo neles estão ansiosos para ser um exemplo do caminho de vida de Deus e fazer sua parte em ajudar a enviar o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo a todos os povos.

Será que Deus tem uma atenção especial com Seus servos, que reservam tempo para interagir e trabalhar unidos?

"Depois, aqueles que temiam o SENHOR conversaram uns com os outros, e o SENHOR os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam o Senhor e honravam o Seu nome. ‘No dia em que Eu agir’, diz o SENHOR dos Exércitos, ‘eles serão o Meu tesouro pessoal’. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que Lhe obedece. Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem" (Malaquias 3:16-18, NVI).

Estar em companhia de pessoas que também pensam assim é importante. A Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional, tem centenas de congregações ao redor do mundo que se dedicam a servir a Deus e a fazer a Sua obra. Se você gostaria de receber a visita de um de nossos ministros, por favor, entre em contato com um de nossos escritórios mais próximos, que se encontram relacionados abaixo, ou visite o nosso site portugues.ucg.org.

No momento em que recebemos o Espírito de Deus, através da cerimônia do batismo, passamos a ser de Cristo. Desse momento em diante, Deus começa a ter grandes expectativas quanto à nossa conduta como Seus filhos. Ele espera que, com sinceridade e entusiasmo, segamos o Seu caminho de vida como luzes no mundo.