A Festa Dos Tabernáculos
Qual festa, que deve ser observada, representa o sexto passo no Plano de Deus?
"Fala aos filhos de Israel, dizendo: Desde o dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias. No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis" (Levítico 23:34-35).
"Sete dias celebrarás a festa ao SENHOR teu Deus, no lugar [ou lugares] que o senhor escolher; porque o SENHOR teu Deus te há de abençoar em toda a tua colheita, e em todo trabalho das tuas mãos; pelo que estarás de todo alegre" (Deuteronômio 16:15).
A primeira vez que a Bíblia menciona a Festa dos Tabernáculos, ela é chamada de Festa da Colheita (Êxodo 23:16). Era a festa da grande colheita de outono em que as pessoas de todos os cantos de Israel se reuniam para observar. Durante a época da colheita, todos reservavam animais e produtos para essa semana especial de regozijo. Todos nós apreciamos a abundância de comida e bebida e o companheirismo.
A ocasião também era para comemorar a paz e a segurança prometida por Deus, caso obedecessem diligentemente a Ele. Veja as instruções que Ele deu-lhes: "Mas quando passardes o Jordão, e habitardes na terra que o SENHOR vosso Deus vos faz herdar, ele vos dará repouso [paz] de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros. Então haverá um lugar que o SENHOR vosso Deus escolherá para ali fazer habitar o Seu nome; a esse lugar trareis tudo o que Eu vos ordeno...E vos alegrareis perante o SENHOR vosso Deus..." (Deuteronômio 12:10-12). Este festival é uma celebração da orientação, proteção e bênçãos de Deus para o Seu povo.
Jesus Cristo dará essas mesmas bênçãos, ainda mais abundantemente, a todos os povos do mundo, quando retornar e estabelecer o Seu reino sobre a Terra. Aquele regozijo da antiga Israel por uma semana, ao fim de uma boa colheita, apenas representava o que Jesus trará para toda a humanidade quando assumir a função de Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Quando Cristo voltar, será que Ele vai querer que todos observem a Festa dos Tabernáculos?
"Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. E se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, não cairá sobre ela a chuva. E, se a família do Egito não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá a praga com que o Senhor ferirá as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. Esse será o castigo do Egito, e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos" (Zacarias 14:16-19).
A alegre Festa da Colheita representa o tempo em que Deus vai fazer a grande colheita de seres humanos para dentro de Sua família. Primeiramente, "todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e Ele apartará de Jacó as impiedades" (Romanos 11:26, ARA).
Então, Deus vai oferecer a salvação a todos. O profeta Daniel deixa isso bem claro: "Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como Filho de Homem; e dirigiu-se ao Ancião de Dias...E foi-Lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem; o Seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o Seu reino tal, que não será destruído" (Daniel 7:13-14).
Como todas as nações vão conhecer o caminho de Deus?
"Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante os mil anos" (Apocalipse 20:6).
"Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do SENHOR será estabelecido como o principal entre os montes, e se elevará acima das colinas. E os povos a ele acorrerão. Muitas nações virão, dizendo: ‘Venham, subamos ao monte do SENHOR, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os Seus caminhos, para que andemos nas Suas veredas’. Pois a lei virá de Sião, a palavra do SENHOR, de Jerusalém. Ele julgará entre muitos povos e resolverá contendas entre nações poderosas e distantes. Das suas espadas farão arados, e das suas lanças, foices. Nenhuma nação erguerá a espada contra outra, e não aprenderão mais a guerra" (Miquéias 4:1-3, NVI).
Que outras bênçãos serão abundantes durante o reinado milenar de Jesus na Terra?
"A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Isaías 11:5-9).