Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Que a Igreja Primitiva Acreditou e Praticou?

Você está aqui

O Que a Igreja Primitiva Acreditou e Praticou?

Muitos leitores da Bíblia estão familiarizados com os acontecimentos milagrosos daquele dia—que o lugar onde estavam reunidos foi preenchido pelo som de um vento forte e algo que parecia ser línguas de fogo pousaram sobre os que estavam ali reunidos. Outro milagre ocorreu quando essas pessoas, agora cheias do Espírito de Deus, começaram a falar nos idiomas dos povos de muitos países, para que todos pudessem entender suas palavras.

Muitas vezes, esquecido nesse relato é o dia em que ocorreram esses eventos, o Dia de Pentecostes (Atos 2:1 Atos 2:1Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
Almeida Atualizada×
), uma das festas que Deus ordenou para o Seu povo muitos séculos antes (Levítico 23). Ao revelar essas festas, Deus disse que “são estas as minhas festas  . . . as festas fixas do Senhor, as santas convocações” (versículos 2, 4, ARA). Deus proclamou que essas festas seriam “estatuto perpétuo por vossas gerações” (versículos 14, 21, 31, 41).

Os Evangelhos mostram que Jesus Cristo observava as mesmas festas (Mateus 26:17-19 Mateus 26:17-19 [17] Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa? [18] Respondeu ele: Ide � cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos. [19] E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
Almeida Atualizada×
, João 7:10-14 João 7:10-14 [10] Mas quando seus irmãos já tinham subido � festa, então subiu ele também, não publicamente, mas como em secreto. [11] Ora, os judeus o procuravam na festa, e perguntavam: Onde está ele? [12] E era grande a murmuração a respeito dele entre as multidões. Diziam alguns: Ele é bom. Mas outros diziam: não, antes engana o povo. [13] Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus. [14] Estando, pois, a festa já em meio, subiu Jesus ao templo e começou a ensinar.
Almeida Atualizada×
, 37-38). Tanto o livro de Atos quanto as cartas de Paulo mostram os apóstolos guardando essas festas durante as décadas posteriores à crucificação de Cristo (Atos 2:1-4 Atos 2:1-4 [1] Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. [2] De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. [3] E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. [4] E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Almeida Atualizada×
; 18:21; 20:6, 16; 27:9).

A maioria das igrejas ensina que as festas foram “pregadas na cruz” e que, de alguma forma, foram anuladas pela morte de Cristo. No entanto, o registro inconfundível da Bíblia mostra que a Igreja primitiva continuou a observá-las, porém com uma melhor compreensão de seu significado espiritual.

E, ao falar de uma dessas festas dadas por Deus, o apóstolo Paulo exortou a igreja em Corinto—um grupo misto de gentios e judeus crentes—a celebrar “a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade” (1 Coríntios 5:8 1 Coríntios 5:8Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Almeida Atualizada×
, ARA). Paulo estava se referindo claramente a Festa dos Pães Ázimos (ver Levítico 23:6 Levítico 23:6E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.
Almeida Atualizada×
, Deuteronômio 16:16 Deuteronômio 16:16Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios perante o Senhor;
Almeida Atualizada×
).

Paulo explicou o significado da Páscoa (1 Coríntios 5:7 1 Coríntios 5:7Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Almeida Atualizada×
; Levítico 23:5 Levítico 23:5No mês primeiro, aos catorze do mês, � tardinha, é a páscoa do Senhor.
Almeida Atualizada×
) e deu instruções sobre a maneira correta de observar essa cerimônia (1 Coríntios 11:23-28 1 Coríntios 11:23-28 [23] Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; [24] e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. [25] Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. [26] Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. [27] De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. [28] Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
Almeida Atualizada×
).

As inúmeras referências nos Evangelhos, em Atos e nas epístolas de Paulo levam a uma questão óbvia: Desde que Jesus, os apóstolos e a Igreja primitiva observaram esses dias, por que as igrejas não os ensinam e nem os observam hoje? Afinal, Paulo fez uma conexão direta entre as festas e Jesus, Seu propósito e Seu sacrifício pela humanidade (1 Coríntios 5:7 1 Coríntios 5:7Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.
Almeida Atualizada×
). (Para saber mais sobre essas festas, solicite ou baixe gratuitamente o livro O Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança Para Toda a Humanidade).

Os Evangelhos e o livro de Atos são igualmente claros ao informar que Cristo, os discípulos e a Igreja primitiva guardaram o Sábado—de sexta-feira à noite a sábado à noite, o sétimo dia da semana—como o dia de descanso e adoração (Marcos 6:2 Marcos 6:2Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos?
Almeida Atualizada×
, Lucas 4:16 Lucas 4:16Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
Almeida Atualizada×
, 31-32; 13:10, Atos 13:14-44 Atos 13:14-44 [14] Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. [15] Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai. [16] Então Paulo se levantou e, pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: [17] O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito, de onde os tirou com braço poderoso, [18] e suportou-lhes os maus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos; [19] e, havendo destruído as sete nações na terra de Canaã, deu- lhes o território delas por herança durante cerca de quatrocentos e cinquenta anos. [20] Depois disto, deu-lhes juízes até o profeta Samuel. [21] Então pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul, filho de Cis, varão da tribo de Benjamim. [22] E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. [23] Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel um Salvador, Jesus; [24] havendo João, antes da aparecimento dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento. [25] Mas João, quando completava a carreira, dizia: Quem pensais vós que su sou? Eu não sou o Cristo, mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés. [26] Irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a nós é enviada a palavra desta salvação. [27] Pois, os que habitam em Jerusalém e as suas autoridades, porquanto não conheceram a este Jesus, condenando-o, cumpriram as mesmas palavras dos profetas que se ouvem ler todos os sábados. [28] E, se bem que não achassem nele nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. [29] Quando haviam cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; [30] mas Deus o ressuscitou dentre os mortos; [31] e ele foi visto durante muitos dias por aqueles que com ele subiram da Galiléia a Jerusalém, os quais agora são suas testemunhas para com o povo. [32] E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais, [33] a qual Deus nos tem cumprido, a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu Filho, hoje te gerei. [34] E no tocante a que o ressuscitou dentre os mortos para nunca mais tornar � corrupção, falou Deus assim: Dar-vos-ei as santas e fiéis bênçãos de Davi; [35] pelo que ainda em outro salmo diz: Não permitirás que o teu Santo veja a corrupção. [36] Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção. [37] Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção experimentou. [38] Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. [39] E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê. [40] Cuidai pois que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: [41] Vede, ó desprezadores, admirai-vos e desaparecei; porque realizo uma obra em vossos dias, obra em que de modo algum crereis, se alguém vo-la contar. [42] Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte. [43] E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus. [44] No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
Almeida Atualizada×
; 18:4). O próprio Jesus disse que Ele mesmo era “Senhor do Sábado” (Marcos 2:28 Marcos 2:28Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Era costume de Jesus ir à sinagoga todos os Sábados para adorar (Lucas 4:16 Lucas 4:16Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
Almeida Atualizada×
). Ao contrário do ensinamento daqueles que dizem que Paulo abandonou o Sábado, pois também era seu costume ir à sinagoga todos os Sábados (Atos 17:1-3 Atos 17:1-3 [1] Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus. [2] Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras, [3] expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
Almeida Atualizada×
), usando a oportunidade para ensinar aos outros sobre Jesus Cristo.

O Sábado semanal é outra festa de Deus, como as mencionadas anteriormente. De fato, está listado como a primeira de Suas festas (Levítico 23:1-4 Levítico 23:1-4 [1] Depois disse o Senhor a Moisés: [2] Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas: [3] Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações. [4] São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado:
Almeida Atualizada×
). Ele está incluso nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:8-11 Êxodo 20:8-11 [8] Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. [9] Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; [10] mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. [11] Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Almeida Atualizada×
, Deuteronômio 5:12-15 Deuteronômio 5:12-15 [12] Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus; [13] seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; [14] mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu. [15] Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.
Almeida Atualizada×
).

Como as outras festas de Deus, o Sábado é ignorado pela maioria esmagadora das igrejas. Ao invés de guardar o Sábado como ordenou Deus, a maioria das igrejas se reúne no primeiro dia da semana―domingo―um dia que nunca foi ordenado na Bíblia como dia de adoração. Por quê? Se formos observar algum dia como dia de descanso semanal e de culto, não deveria ser o mesmo dia em que Jesus Cristo e os apóstolos guardaram? (Para saber mais, não deixe de pedir ou baixar nosso livro gratuito O Sábado, de Pôr do sol a Pôr do sol:  O Dia do Descanso de Deus)

Encontramos também outras diferenças no ensino e na prática. Muitas igrejas ensinam que a obediência à lei de Deus é desnecessária e que Cristo cumpriu a lei para nós ou que a lei foi “pregada na cruz” com Ele. Isso vai diretamente contra às palavras do próprio Jesus (Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
; 5:17-19) e do ensinamento e prática dos apóstolos (Atos 24:14 Atos 24:14Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas,
Almeida Atualizada×
; 25:8, Romanos 7:12 Romanos 7:12De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Almeida Atualizada×
, 22; 1 Coríntios 7: 19;  2 Timóteo 3:15-17 2 Timóteo 3:15-17 [15] e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. [16] Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; [17] para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.
Almeida Atualizada×
).

Seguindo o exemplo de Cristo, os apóstolos pregaram, poderosamente, sobre o retorno de Jesus Cristo para estabelecer o Reino de Deus (Lucas 4:43 Lucas 4:43Ele, porém, lhes disse: É necessário que também �s outras cidades eu anuncie o evangelho do reino de Deus; porque para isso é que fui enviado.
Almeida Atualizada×
; 8:1; 21:27, 31; Atos 1:3 Atos 1:3aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
Almeida Atualizada×
; 8:12; 14:22; 19: 8; 28:23, 31). Mas Paulo advertiu que, mesmo em sua época, alguns já estavam pregando “outro evangelho” (2 Coríntios 11:4 2 Coríntios 11:4Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!
Almeida Atualizada×
Gálatas 1:6 Gálatas 1:6Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,
Almeida Atualizada×
).

Vemos muita confusão nas igrejas sobre o que é o evangelho. Elas o veem mais como uma mensagem sobre a história da vida e morte de Cristo para nos “salvar”, mas realmente não entendem por que Ele veio e por que tinha que morrer e, assim, não proclamam a mensagem do Reino de Deus que o próprio Cristo ensinou (Marcos 1:14-15 Marcos 1:14-15 [14] Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus [15] e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
) .

Da mesma forma, Jesus e os apóstolos não ensinaram que os justos iriam ascender ao céu no momento da morte (João 3:13 João 3:13Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
Almeida Atualizada×
, Atos 2:29 Atos 2:29Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
Almeida Atualizada×
, 34), e eles entendiam que o homem não possui uma alma imortal (Ezequiel 18:4 Ezequiel 18:4Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Almeida Atualizada×
, 20; Mateus 10:28 Mateus 10:28E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Almeida Atualizada×
), nem que passariam a eternidade no céu ou inferno. (Para saber a verdade sobre estas questões, solicite ou baixe nossos livros gratuitos O Evangelho do Reino de Deus e Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia?)

Além disso, em nenhum lugar encontramos os feriados religiosos populares, como o Natal, aprovados na Bíblia. A Quaresma e suas práticas estão longe de serem encontradas na Bíblia (Leia nosso livro grátis Feriados Religiosos ou Dias Santos: Será Que Importa Quais Dias Observamos?).

Estas são algumas das principais diferenças entre o cristianismo da época de Cristo e dos apóstolos e o que hoje é comumente praticado. Será que você não deveria olhar para sua Bíblia para ver se suas crenças e práticas se enquadram no que Jesus Cristo e os apóstolos praticaram e ensinaram? Como visto, temos muitos recursos que podem ajudá-lo em seu estudo da Palavra de Deus. Procure baixar ou solicitar suas cópias gratuitas hoje mesmo!