Nasceu Jesus a 25 de Dezembro?

Você está aqui

Nasceu Jesus a 25 de Dezembro?

Download (Baixar)
MP3 Audio (4.1 MB)

Download (Baixar)

Nasceu Jesus a 25 de Dezembro?

MP3 Audio (4.1 MB)
×

A maior parte das pessoas assumem que Cristo nasceu a 25 de Dezembro. Tanto mais que essa data é celebrada por todo o mundo como a do Seu nascimento. Contudo, uma análise cuidadosa  das Escrituras, claramente indicam que 25 de Dezembro é uma data improvável para o nascimento de Cristo. Aqui estão duas razões principais:

Primeiro, sabemos que pastores andavam  nos campos vigiando os seus rebanhos durante a noite em que Jesus nasceu (Lucas 2:7-8). Contudo, pastores não permaneciam nos campos, na Judéia, durante a noite, em Dezembro, devido à falta de forragem e ao mau tempo. De acordo com o livro Celebrations: The Complete Book of American Holidays (Celebrações: O Livro Completo dos Dias Santos Americanos), o registo de Lucas “sugere que Jesus tenha nascido no Verão ou princípio do Outono. Posto que o Dezembro é frio e chuvoso na Judeia, é provável que os pastores houvessem procurado abrigo para os seus rebanhos durante a noite” (p. 309).

Semelhantemente, The Interpreter’s One-Volume Commentary (Comentário do Intérprete de um só Volume) diz que esta passagem argumenta “contra o nascimento [de Cristo] ocorrer a 25 de Dezembro, visto que o tempo não permitiria” os pastores olharem pelos rebanhos nos campos durante a noite.

Segundo, os pais de Jesus vieram de Belém para se registarem num senso Romano (Lucas 2:1-4). Os Romanos saberiam melhor do que fazer um senso no meio do Inverno, quando as temperaturas baixam a zero graus e as estradas estavam em pobres condições para viajar. Fazer um senso em tais condições seria um fracasso.

Pois, se Jesus não nasceu a 25 de Dezembro, indica a Bíblia quando é que Ele nasceu? Os registos bíblicos, baseados nos detalhes da concepção e nascimento de João Baptista, apontam o Outono do ano no hemisfério Norte, como a ocasião mais provável do nascimento de Jesus.

Posto que Isabel (mãe de João Baptista) estava no seu sexto mês de gravidez quando Jesus foi concebido (Lucas 1:24-36), podemos determinar o tempo aproximado do ano em que Jesus nasceu se soubermos quando João nasceu. O pai de João, Zacarias, era um sacerdote em serviço no templo de Jerusalém durante o período de serviço da ordem de Abias (Lucas1:5). Cálculos históricos indicam que esse turno de serviço correspondia ao periodo de 13 a 19 de Junho desse ano (The Companion Bible, 1974, Appendix 179, p. 200 — A Bíblia Companheira, 1974, Apêndice 179, p. 200).

Foi durante este tempo, do serviço no templo, que Zacarias soube que ele e sua mulher, Isabel, iriam ter uma criança (Lucas 1:8-13). Depois dele completar o seu turno e regressar a casa, Isabel concebeu (versículos 23-24). Se assumirmos que a concepção de João deu-se à volta do fim do mês de Junho e adicionarmos nove meses a essa ocasião, isso aponta-nos para o fim de Março, como a altura mais provável do nascimento de João. Juntando outros seis meses (a diferença de idade entre João e Jesus) temos o fim de Setembro como ocasião provável do nascimento de Jesus.

Conquanto seja difícil determinar quando foi a primeira vez que alguém celebrou o 25 de Dezembro como Natal, é todavia do acordo geral dos historiadores de que foi em alguma data durante o século quarto.

Isto é uma data incrivelmente tardia. O Natal não foi observado em Roma, a capital do império Romano, até cerca de 300 anos depois da morte de Cristo. As suas origens não podem ser determinadas nem pelos ensinamentos nem pelas práticas dos primeiros Cristãos.