Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

As Ideias Populares, Mas Erradas, Sobre os Anjos

Você está aqui

As Ideias Populares, Mas Erradas, Sobre os Anjos

As pessoas têm muitas ideias sobre os anjos que não refletem a realidade que vemos revelada nas Escrituras. Por exemplo, não há menção de asas na maioria das aparições de anjos nas Escrituras, apesar de ocorrerem em algumas visões — embora, com mais de duas asas. Existem outros equívocos comuns também.

Halos luminosos

Uma característica típica dos anjos nas Bíblias para crianças é um halo reluzente, representando um suposto anel de luz sobre a cabeça para denotar santidade. Isso lembra muito a arte medieval, onde os santos personagens bíblicos são representados com um halo ou disco dourado brilhante sobre ou atrás da cabeça. De fato, essa imagem — também conhecida como nimbo, auréola, glória ou gloríola — tem sido usada na arte sagrada de muitas religiões.

Nós encontramos isso entre os gregos e os romanos. A coroa de raios do deus do sol Hélios foi retratada no Colosso de Rodes (e, depois, copiada para a Estátua da Liberdade). Ela foi usada nas imagens de governantes helenísticos e romanos. Isso pode ter sido associado ao brilho divino zoroastriano, que marcou os reis persas. O halo também ocorre na antiga arte hindu e budista.

E isso vai muito além. "A literatura religiosa suméria fala com frequência...de um 'glamour brilhante e visível exalado pelos deuses, heróis, às vezes por reis, e também por templos de grande santidade e pelos símbolos e insígnias dos deuses'" (Wikipédia, "Halo (iconografia religiosa)"). De fato, vemos isso, proeminentemente, como o disco solar de Rá, o deus do sol egípcio.

Como assinala A Enciclopédia Britânica: "Por causa de sua origem pagã, essa forma foi evitada na arte cristã primitiva, mas foi adotada uma circular simples pelos imperadores cristãos para seus retratos oficiais. A partir de meados do quarto século, Cristo também era retratado com este atributo imperial...No quinto século, às vezes, era dado aos anjos, mas foi somente no sexto século que o halo se tornou comum para a Virgem Maria e outros santos...O halo era usado regularmente nas representações de Cristo, dos anjos e dos santos durante a Idade Média" (britannica.com/art/halo-art). Embora Cristo e os anjos tenham um esplendor glorioso — com rostos brilhantes e reluzentes — isto não corresponde ao halo e suas origens como símbolo pagão do sol.

Sentado nas nuvens

A ideia de anjos passando o tempo e descansando nas nuvens — e de que as pessoas farão o mesmo depois que morrerem — provavelmente vem de uma combinação de imaginação arcaica e menções mal interpretadas sobre as nuvens em associação com o céu. Em sua rebelião e ataque ao céu, Satanás disse: "Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14 Isaías 14:14subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Almeida Atualizada×
). No entanto, isso não tem nada a ver com subir nas nuvens a algum reino de gigantes de “João e o Pé de Feijão”, saindo da atmosfera da Terra e viajando para o espaço sideral e outra dimensão.

Também vemos profecias nas Escrituras de Cristo vindo "sobre as nuvens do céu" (Daniel 7:13 Daniel 7:13Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele.
Almeida Atualizada×
; Mateus 24:30 Mateus 24:30Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
Almeida Atualizada×
; 26:64) — ou "vindo numa nuvem, com poder e grande glória" (Lucas 21:27 Lucas 21:27Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.
Almeida Atualizada×
, ARA). Observe que Ele se apresentou aos antigos israelitas em uma nuvem com poder e glória — numa coluna de nuvem, guiando-os e descendo sobre o tabernáculo físico.

Quando Jesus subiu ao céu, após a ressurreição, Ele "foi elevado às alturas, e uma nuvem O recebeu" — e os anjos disseram que Ele retornaria da mesma maneira (Atos 1:9-11 Atos 1:9-11 [9] Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. [10] Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, [11] os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Almeida Atualizada×
).

A maioria dessas passagens se refere à atmosfera da Terra, onde existem nuvens físicas. E até as nuvens físicas podem ser espetaculares. E certamente você já observou nuvens no céu, quando lindamente iluminadas pelo sol, como uma grande demonstração da majestade do Criador. Mas de qualquer maneira, a imagem dos anjos sentados em nuvens físicas é mais caricaturesca do que bíblica.

Preguiçosamente dedilhando harpas

Outro conceito popular é a de que os anjos tocam, ociosamente, harpas enquanto flutuam ou se sentam nas nuvens. Contudo, também não vemos isso nas Escrituras. É verdade que alguns anjos têm harpas, enquanto outros têm outros instrumentos. Sem dúvida, Deus gosta de música, e alguns anjos receberam grandes habilidades musicais, como é o caso de algumas pessoas.

Veja o que Deus disse ao anjo que se rebelou e se tornou Satanás: "A obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados" (Ezequiel 28:13 Ezequiel 28:13Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Almeida Atualizada×
). O apóstolo João, em Apocalipse 5:8 Apocalipse 5:8Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Almeida Atualizada×
, disse que os vinte e quatro anciãos angélicos tinham "todos eles harpas" — certamente usado para louvar e adorar a Deus. Mais tarde, em Apocalipse 14:2 Apocalipse 14:2E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas.
Almeida Atualizada×
, João ouve "uma voz de harpistas, que tocavam com a sua harpa".

Parece que, regularmente, há coros e orquestras de anjos no louvor diante do trono de Deus. João, mais tarde, tem uma visão de pessoas juntando-se ao louvor com "as harpas de Deus" (Apocalipse 15:2 Apocalipse 15:2E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome estavam em pé junto ao mar de vidro, e tinham harpas de Deus.
Almeida Atualizada×
). Como o tabernáculo físico e o templo de Deus foram planejados segundo o modelo do templo celestial (ver Hebreus 9:23-24 Hebreus 9:23-24 [23] Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. [24] Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Almeida Atualizada×
), parece que, provavelmente, os coros e músicos levíticos do serviço físico sejam exemplos do contínuo louvor celestial dirigido a Deus.

Não se deixe enganar por errôneas ideias populares. Aprenda o que a Bíblia revela sobre os poderosos anjos de Deus!