Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Disciplina Com Incentivo

Você está aqui

A Disciplina Com Incentivo

O castigo e a disciplina não são sinônimos, como muitos supõem. A disciplina é simplesmente um treinamento que corrige, molda ou aperfeiçoa caráter moral ou as faculdades mentais de alguém. Embora na disciplina esteja incluso o castigo, ele é apenas uma das diversas ferramentas disciplinares que os pais podem usar na criação dos seus filhos. Além disso, a disciplina pode incluir ambos os elementos, o incentivo e a correção. Aqui estão algumas coisas incentivadoras que os pais podem usar para disciplinar seus filhos mais jovens:

Lembretes antes de alguma atividade. Antes de um evento, converse com seu filho sobre o comportamento que você espera dele. Por exemplo, dizendo: “Quando formos visitar nossos vizinhos, eu quero que você diga: ‘Olá! Obrigado por me convidar para sua casa’”.

Lembretes afirmativos. Após a explicar o comportamento que você espera dele, peça ao seu filho para dizer: “Sim, mamãe”, ou “Tudo bem, papai”. As afirmações verbais ajudam o filho a solidificar em sua mente as atitudes que ele deve demonstrar.

Lembretes de comportamento. Pratique com seu filho o que ele vai dizer ou fazer antes da atividade. Novamente, isso ajuda a preparar a criança para o comportamento esperado.

Elogiar após a atividade. Todos nós apreciamos elogios quando fazemos um bom trabalho. Nossos filhos geralmente se sentem bem ao serem elogiados e isso os influencia a seguir obedecendo no futuro, quando recebem esse tipo de incentivo.

Dar um carinho apropriado. O elogio juntamente com um tapinha ou um abraço carinhoso também é altamente motivador para os nossos filhos.

Recompensar o desenvolvimento de habilidades. Ocasionalmente premiar os filhos quando conseguem dominar uma nova habilidade promove a maturidade. Tenha cuidado, entretanto, para não entrar na armadilha da recompensa, onde uma criança espera ser recompensada cada vez que se comporta corretamente. Isto pode se transformar em suborno. O bom comportamento é algo que todos deveríamos ter o tempo todo (Gary e Anne Marie Ezzo, Deixe As Crianças Andarem Por Um Caminho Virtuoso, Guia do Líder, págs. 188-190).

Às vezes, a disciplina corretiva também será necessária para ajudar os filhos a amadurecerem devidamente. Usar o incentivo na disciplina, como descrito acima, pode diminuir a necessidade de correção e fortalecer o relacionamento entre pais e filhos.