Chaves Para o Entendimento
1 Orar por entendimento.
Antes mesmo de começar a estudar, peça a Deus para lhe guiar e mostrar a Sua vontade. Lembre-se que é o Criador que dá a verdadeira compreensão através da Sua Palavra. Você não pode ganhar isso por conta própria (Salmos 119:33-40; Provérbios 3:5-8; Jeremias 9:23-24).
2 Manter a mente aberta.
Esteja disposto a admitir e mudar quando estiver errado, mesmo que isso signifique abrir mão de uma antiga crença ou tradição. Se você conseguir aplicar com sucesso esse princípio único, você estará muito à frente na busca da verdade espiritual (Atos 17:11, Isaías 8:20).
3 Buscar humildemente instrução e correção.
Aproxime-se da Bíblia com uma atitude humilde e disposta a aprender. A Palavra de Deus julga os nossos mais íntimos pensamentos. Ela pode nos mostrar quem somos realmente. Ela pode revelar cada falha em nosso caráter. Então, esteja pronto para aceitar a sua correção (Jeremias 10:23-24; Isaías 66:1-2, 5; Romanos 8:6-9; Mateus 5:48).
4 Aceitar a inspiração de toda a Bíblia.
A Bíblia inteira, tanto o Antigo e o Novo Testamento, é a Palavra inspirada de Deus. Ao estudá-la, tenha em mente que Ele inspirou as palavras que você está lendo, Deus está falando diretamente a você através dela (2 Pedro 1:21; Filipenses 2:5; João 6:63)..
5 Planejar um tempo para estudar regularmente.
É fácil deixar que as preocupações cotidianas interfiram, por isso agende um horário de estudo e tente segui-lo. Com o tempo você vai buscar algo muito além dessa experiência diária (Efésios 5:15-17).
6 Deixar que a Bíblia interprete a si mesma.
Se algo parece confuso ou mesmo contraditório, deixe que as passagens bíblicas lancem luz sobre o que você achar difícil de entender. As Escrituras não se contradizem; elas se complementam. Além disso, para compreender corretamente um versículo da Bíblia, você não deve impor seu próprio ponto de vista sobre ele. Em vez disso use o contexto e outras escrituras relevantes para encontrar o significado correto (2 Pedro 1:20; João 10:35; 17:17; Isaías 28:9-10).
7 Usar Tópicos de estudo. Concentre-se, em várias ocasiões, sobre um assunto, doutrina ou livro.
Use uma concordância ou ajuda de outros estudos para unir todas as escrituras relevantes sobre um assunto. Isto irá permitir a você entender tudo o que Deus tem a dizer sobre um determinado tópico (2 Timóteo 2:15). Para obter ajuda, solicite o nosso Curso de Estudo Bíblico gratuito.
8 Ler toda a Bíblia. Percorra a Bíblia de capa a capa.
Ao ler cada seção da Bíblia você conseguirá ter uma familiaridade e perspectiva ampla que o ajudará a contestar ideias preconcebidas sobre assuntos doutrinários. Nosso Programa de Leitura da Bíblia (disponível em inglês no site bible.ucg.org/bible-commentary) providencia uma agenda conveniente para realizar este e outros objetivos.
9 Comparar as diferentes traduções.
A Bíblia foi escrita em línguas antigas, e estudiosos ocasionalmente divergem sobre como certos versículos devem ser traduzidos hoje. A tradução literal é geralmente preferida, mas uma tradução de equivalência-dinâmica ou de paráfrase tem às vezes uma vantagem para captar a intenção de antigas figuras de linguagem. Também devemos estar cientes de que ideias doutrinárias preconcebidas podem ter influenciado a tradução. Uma comparação de versões da Bíblia nos informarão sobre as divergências na traduções e nos ajudarão a resolvê-las.
10 Usar corretamente os auxílios bíblicos.
Vários recursos de estudo bíblico são bastante úteis. Estes podem fornecer um valioso contexto histórico ou direcioná-lo para outras escrituras que dão clareza ao que você está lendo. Os recursos incluem concordâncias, léxicos, dicionários, mapas e comentários. No entanto, tenha sempre em mente que tais recursos não são as Escrituras e podem conter erros.
11 Procurar a orientação da Igreja de Deus.
É sempre melhor procurar ajuda de pessoas qualificadas em qualquer campo de estudo. Deus comissionou Seus servos a orientar as pessoas para uma melhor compreensão da Sua Palavra. Se você tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco. Oferecemos publicações gratuitas e recursos numa ampla variedade de temas bíblicos (Provérbios 11:14; Neemias 8:8; Atos 8:30-31; 18:26; Romanos 10:14-15).
12 Tomar notas.
Guardar as anotações e os comentários explicativos em sua Bíblia, num livro de apontamentos ou num computador. Isso vai ajudá-lo a lembrar das ideias chaves ou das escrituras relacionadas. Algumas pessoas usam um sistema de marcação, com cores ou símbolos, para acompanhar os versículos chaves por categorias (doutrina, admoestação, profecia, etc.) Isso pode ajudá-lo a economizar tempo quando procurar uma determinada seção das Escrituras.
13 Rever e meditar.
Reserve um tempo para refletir sobre o que você tem aprendido. Se algo parece difícil de entender, tome algum tempo para analisar o seu significado, usando o que você já aprendeu como ponto de partida. Reflita sobre o que a Bíblia está dizendo e de como você pode aplicar os versículos em sua vida cotidiana (Salmos 1:1-3; 119:97-99; 139:17-18).
14 Obedecer a Palavra de Deus e prová-la corretamente.
Coloque a Palavra de Deus à prova, praticando as coisas que você está aprendendo. Reconheça como Seus caminhos trazem mudanças positivas em sua vida. A melhor maneira de saber como os mandamentos e os ensinamentos de Deus podem trazer a verdadeira paz e bênção é vivendo-os (Salmo 111:10; 1 João 3:22; João 10:10; 8:31-32; Malaquias 3:10).
15 Manter-se firme.
Depois de ter comprovado que algo é verdade, não permita ser facilmente convencido do contrário. Enquanto novas evidências podem suplantar a sua conclusão anterior, isso deve ser o resultado de um estudo sério da Palavra de Deus. E sempre tome cuidado, porque os falsos professores podem levá-lo ao erro. Peça a Deus para ajudá-lo a permanecer fiel aos Seus ensinamentos (1 Tessalonicenses 5:21; 2 Timóteo 3:13-15; Colossenses 1:22-23; Salmo 119:10-16).