Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Esperança de Um Mundo Conturbado

Você está aqui

A Esperança de Um Mundo Conturbado

Jesus disse para não se preocupar nem se aborrecer com nossas necessidades físicas, mas para buscar "primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
). Esta, então, é a prioridade principal de cada cristão—buscar o Reino de Deus e viver como Ele manda. Essa busca leva a uma vida de grande significado e propósito, cheia de enriquecimento pessoal, com uma fé absoluta em um futuro que é maravilhoso e muito além de qualquer coisa que possamos imaginar.

E, por fim, Deus deseja que todos os homens sejam salvos e vivam unidos eternamente em Seu reino e família (1 Timóteo 2:3-4 1 Timóteo 2:3-4 [3] Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, [4] o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Almeida Atualizada×
; 2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
). Isto é o que motiva, como membros da Igreja de Deus Unida, a nossa responsabilidade coletiva. Nós vemos a nossa missão como servos de Deus chamados a proclamar esta mensagem, servindo a Deus no cumprimento de Seu incrível propósito para a humanidade. Não pode haver missão maior na vida do que fazer parte no cumprimento desse objetivo eterno.

Então, nosso maior desafio nesta era é viver como manda Deus, proclamar o evangelho do Reino de Deus em todo o mundo, fazer discípulos em todas as nações e cuidar dos discípulos que Deus põe em Sua Igreja hoje (Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
).

Valorizamos o plano de Deus para salvar cada indivíduo que vai se entregar a Ele. Entendemos que dois grupos distintos de pessoas vão ouvir a mensagem proclamada pela Igreja. Jesus disse o seguinte sobre aqueles que são chamados a ser Seus discípulos: "A vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus", mas sobre todos os outros Ele disse: "A eles não lhes é dado", isto é, nesta era atual (Mateus 13:11 Mateus 13:11Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Almeida Atualizada×
).

O segundo grupo é o mundo em geral, aqueles que—de acordo com o tempo e propósito de Deus—serão eventualmente chamados e receberão a misericórdia mediante arrependimento (Romanos 11:25-32 Romanos 11:25-32 [25] Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; [26] e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; [27] e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. [28] Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto � eleição, amados por causa dos pais. [29] Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis. [30] Pois, assim como vós outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, [31] assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. [32] Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
Almeida Atualizada×
). Para este grupo, a Igreja proclama uma mensagem de esperança.

Por que este conhecimento é importante? Cada indivíduo, independente de origem, raça, nacionalidade ou sexo, no devido tempo, terá a oportunidade de ser chamado por Deus, de ouvir e responder à boa nova do Reino de Deus e ao testemunho da vida, morte e ressurreição de Jesus. O que eles aprendem sobre os caminhos de Deus, hoje, pode ajudá-los a alcançar o arrependimento com menos dificuldade naquela época.

Portanto, o evangelho do Reino de Deus é uma mensagem dirigida a toda a humanidade. O plano de Deus prevê explicitamente que cada ser humano de todas as nações, eventualmente, tenha uma oportunidade de ser membro de Sua família—de acordo com Seu cronograma e vontade. Como Pedro disse: "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo" (Atos 10:34-35 Atos 10:34-35 [34] Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; [35] mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Esperança além do tempo do fim

A profecia bíblica adverte sobre um tempo iminente de turbulência mundial que nunca houve em qualquer período anterior da história da humanidade. Jesus descreve-o como um tempo de "grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá" (Mateus 24:21 Mateus 24:21porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Ele diz a Seus seguidores para "vigiar", ou seja, vigiar pessoalmente a sua própria condição espiritual, sempre observando os eventos mundiais de modo para compreender os tempos e não ser pego de surpresa e despreparados (Lucas 21:36 Lucas 21:36Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.
Almeida Atualizada×
; 1 Tessalonicenses 5:1-6 1 Tessalonicenses 5:1-6 [1] Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: [2] porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; [3] pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto �quela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. [4] Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; [5] porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; [6] não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.
Almeida Atualizada×
). (Para compreender melhor esses eventos do tempo do fim, solicite os nossos guias de estudo gratuitos Você Pode Entender a Profecia Bíblica, O Livro de Apocalipse Revelado e Estamos Vivendo no Tempo Do Fim?).

Os cristãos devem ter uma compreensão básica dos tempos e eventos que podem afetar suas vidas e ser capaz de entendê-los no contexto correto. Paulo descreve os servos de Cristo no tempo presente como "embaixadores" do Seu Reino vindouro (2 Coríntios 5:20 2 Coríntios 5:20De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.
Almeida Atualizada×
). Esse Reino ainda não está aqui. Mas muitos de seus cidadãos estão vivos hoje. A história do evangelho diz que eles são um pequeno rebanho que, crescendo como uma semente de mostarda, acabará por enchendo toda a Terra (ver Lucas 12:32 Lucas 12:32Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Almeida Atualizada×
; Mateus 13:31-32 Mateus 13:31-32 [31] Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; [32] o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Almeida Atualizada×
).

Cristo está preparando agora, no Seu papel de nosso Sumo Sacerdote, um povo que vai servi-Lo no Seu reino futuro (João 14:1-3 João 14:1-3 [1] Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. [2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. [3] E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Almeida Atualizada×
). Ele predisse que por amor de Seus seguidores esse tempo terrível à frente será abreviado e a humanidade será salva da extinção (Mateus 24:22 Mateus 24:22E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Almeida Atualizada×
). Por causa de fidelidade deles agora, eles vão compartilhar o governo futuro de Cristo sobre a Terra (Apocalipse 3:21 Apocalipse 3:21Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Almeida Atualizada×
).

Você também pode escolher ser parte da obra de Deus, ajudando na proclamação da mensagem eterna do Reino de Deus. O evangelho do Reino de Deus é a única solução duradoura para os problemas da humanidade. A Igreja de Deus Unida permanece firme em seu compromisso de cumprir a sua parte nessa proclamação—tornando conhecido o nobre e inspirador propósito da vida humana!