Introdução

Introdução

Cerca de dois mil anos atrás, no início do Seu ministério público, Jesus Cristo chegou ao cenário mundial com uma mensagem específica. Marcos 1:14 nos diz que Ele veio "pregando o evangelho do reino de Deus" (ênfase adicionada no texto).

Mas acerca de que era essa mensagem? O evangelho de Cristo—a palavra evangelho que significa "boa nova"—é focado na maravilhosa promessa de Deus de paz mundial que toda a humanidade poderá desfrutar depois de Jesus vir à Terra pela segunda vez. Como o Príncipe da Paz e Rei dos Reis, Jesus irá estabelecer o Reino de Deus na Terra o qual começará a instituir uma paz duradoura e uma justiça universal. Este Reino, o Reino de Deus é o tema central de tudo o que Jesus pregou e ensinou.

João Batista, antecessor imediato de Jesus, também concentrou sua mensagem na iminente vinda desse Reino. Como Jesus, ele enfatizou a necessidade de arrependimento—de afastar-se do estilo de vida errado—antes de ser capacitado para desfrutar de um papel ativo no Reino (Mateus 3:1-2). A mensagem de João era a continuação do ensinamento dos profetas do Antigo Testamento sobre o fim do próprio desgoverno da humanidade, que teria chegado ao fim com o reinado permanente do Messias ou do Cristo (como se chama no idioma grego do Novo Testamento).

Depois que Jesus concluiu Seu ministério terreno, a Igreja primitiva continuou divulgando essa mesma boa nova, o evangelho do Reino que vem de Deus, em todo o Império Romano e além (Atos 14:22; 28:31; 1 Coríntios 4:20; Colossenses 4:11).

Jesus também revelou que a Igreja que Ele fundou iria continuar proclamando a mesma mensagem até ao tempo do "fim". Ele prometeu que "este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

Ele também prometeu permanecer sempre com seus seguidores que iriam cumprir essa missão. "E lembre-se," Jesus disse: "Eu estarei sempre convosco, até ao fim dos tempos" (Mateus 28:20, NVI).

A mensagem de Jesus, o evangelho do Reino de Deus, define a missão da Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional. Esta mesma mensagem pura e inalterada esclarece o que defendemos num mundo cheio duma variedade de crenças religiosas, costumes e opiniões desconcertantes.

Hoje em dia, esse esclarecimento é extremamente necessário. O que Jesus realmente ensina? Apesar de um terço da população mundial professar o cristianismo, quase ninguém parece saber o que realmente é o cristianismo, pois muitas pessoas que professam seguir a Cristo ignoram grande parte do que Ele ensinou, muitas vezes sem pensar muito a respeito ou até mesmo sabendo que estão fazendo isso. Portanto, aqueles que não são cristãos têm uma impressão bastante confusa da religião cristã.

Para ilustrar a situação, numa noite durante um jantar, um homem da Índia, de fé hindu, virou-se para um escritor norte-americano e fez uma pergunta arguta sobre a fé e a prática professada pelas nações "cristãs" ocidentais. Como, perguntou ele, você pode conciliar os ensinamentos de Jesus com o seu armamento pesado e as guerras sem fim?

Como muitos pensadores sérios, este homem observou que ambos os lados das nações cristãs vivem em guerras e oram para o mesmo Deus, enquanto matam seus companheiros crentes em Cristo. Por que isso? Perguntou ele. Como isso pode ser assim?

Estas são questões perspicazes e difíceis, mas que não estão restritas ao mundo cristão. Muitos muçulmanos também têm lutado entre si, assim como as pessoas de outras religiões, por séculos—ainda assim ensinam a coexistência pacífica. No entanto, poderíamos esperar essa atitude do mundo não cristão, mas muitos se perdem ao tentar explicar a história sangrenta do Ocidente cristão.

Qualquer pessoa que examina seriamente a história pode concluir que é praticamente impossível conciliar os verdadeiros ensinamentos de Jesus de Nazaré com a péssima atitude das nações que professam segui-Lo.

E há perguntas ainda mais difíceis: Qual é o objetivo final da vida humana? Por que o mundo está repleto do mal? Por que Deus não põe um fim à violência e à guerra? Será que Ele vai trazer uma paz duradoura, e como?

O mundo precisa desesperadamente de respostas para estas e outras questões importantes.

Existem respostas para tudo isso? Sim. A mensagem que Cristo nos trouxe—o evangelho do Reino de Deus—dá as respostas e as soluções que poucos ouviram falar ou compreenderam. E esta é a mensagem da Igreja de Deus Unida, uma mensagem extremamente necessária num mundo de guerras e desavenças que continuam aumentando, assim como predito por Jesus.

A religião como um todo falhou em fornecer soluções para os dilemas da humanidade. Parte de nossa missão é preencher essa lacuna, para tornar disponível a esperança e as soluções que reflitam fielmente e com precisão os ensinamentos da Bíblia.

Nas páginas seguintes, apresentamos a missão e as atividades principais da Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional, e as crenças que a guia.