O Grande propósito de Deus para toda Humanidade

Você está aqui

O Grande propósito de Deus para toda Humanidade

Qual é o propósito da vida? A Palavra de Deus nos diz claramente que o destino do homem é se tornar filho de Deus, membros divinos de Sua família espiritual e imortal.

Esta questão tem intrigado filósofos e teólogos por gerações. Embora o pensamento ideológico em todo o mundo intelectual tenha formulado muitíssimas respostas, nenhuma é convincente. Ninguém, ao que parece, conseguiu encontrar a resposta para a grande interrogação da vida.

No entanto, a resposta já está disponível há séculos. A Palavra de Deus nos diz abertamente que o destino do homem é tornar-se filho de Deus, membros divinos de Sua família espiritual e imortal. Esta verdade é a cerne do verdadeiro evangelho do Reino de Deus.

Há muito tempo atrás, o rei Davi da antiga de Israel contemplava a imensidão infinita do céu à noite, enquanto ponderava sobre a importância do homem. Seus pensamentos foram registrados em Salmo 8:3-4: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?”

Davi entendeu que o homem é o auge da criação física de Deus. Então, ele passou a dizer: “Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés” (versículos 5-6).

Os seres humanos à imagem de Deus

Gênesis 1:26 descreve o homem sendo criado à imagem de Deus. Isso nos ajuda a entender o que Paulo queria dizer quando falou a nosso respeito como filhos de Deus. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coherdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Romanos 8:16-17).

De forma sucinta, esta passagem resume o propósito da vida humana—a derradeira razão da nossa existência. Deus está criando uma família—Sua família, à Sua imagem e que carrega o Seu nome, para, eventualmente, aparecer em Sua glória (ver também 1 João 3:2). Todo ser humano terá a oportunidade de se tornar um membro dessa família divina e eterna!

Veja o que Deus pretende fazer: “Ao levar muitos filhos à glória [‘glória’ significa esplendor divino, poder e perfeição como membros da família de Deus], convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor [Jesus Cristo] da salvação deles. Ora, tanto o que santifica [Cristo] quanto os que são santificados [os seres humanos, em que Deus está trabalhando] provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos” (Hebreus 2:10-11, NVI).

A inimaginável boa nova é que cada ser humano terá a chance de entrar na família de Deus, recebendo a glória divina e passando a viver para sempre como seres semelhantes ao Pai e a Cristo. Isso também faz parte da realidade impressionante do evangelho de Cristo e da mensagem proclamada pela Igreja de Deus Unida.

O plano de Deus inclui todos aqueles que já viveram

Mas como toda a humanidade—cada homem, mulher e criança que já viveram—terá esta oportunidade?

As Escrituras revelam claramente que Deus “não quer que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9), e Ele tem um plano para dar essa oportunidade a todos. No entanto, muita gente acredita que todos têm que confessar a fé em Jesus como Salvador pessoal hoje em dia, pois não haverá outra oportunidade para a salvação.

Embora crer e aceitar Cristo é, sem dúvida, essencial para a salvação (João 14:6; Atos 4:12), mas ainda assim resta a inquietante pergunta: O que será daqueles que foram enganados (Apocalipse 12:9) e, simplesmente por ignorância, não conheceram a Deus nem Seu plano ou Seu caminho de vida? E o que dizer daqueles que, nos últimos anos ou séculos, viveram e morreram sem nunca sequer ouvir o nome de Jesus Cristo? Eles estão eternamente perdidos? Qual é o seu destino?

A Bíblia dá as respostas para estas perguntas—respostas que harmonizam todas as escrituras sobre a vida e a morte, o perdão e o julgamento, e a misericórdia e a salvação. Ela revela que a “primeira ressurreição”, a dos seguidores de Cristo, ao Seu retorno, não é o fim da história. Na verdade, a Bíblia ensina que “os outros mortos . . . grandes e pequenos” também serão ressuscitados à vida. Eles ficarão diante de Deus e, pela primeira vez em suas vidas, suas mentes serão abertas para entenderem toda a verdade das Escrituras (Apocalipse 20:4-6, 11-12).

Para a grande maioria da humanidade, esta será a primeira vez que seus olhos serão realmente abertos para a maravilhosa verdade de Deus. Então, muitos, de boa vontade, abandonarão suas práticas pecaminosas, cometidas principalmente por ignorância, quando sabiam pouco ou nada sobre Deus e Seus caminhos. E se reconhecerem sinceramente seus erros e se arrependerem, então eles também poderão ser glorificados e receberão a vida eterna. Esta não é uma teologia da “segunda chance”, como alguns poderiam supor, mas, na verdade, a sua “primeira oportunidade” real de compreender inteiramente a verdade de Deus e, então, passar a se comportar conforme esse entendimento genuíno.

Uma oportunidade para toda a humanidade

Em Mateus 11:21-24, Jesus explicou que muitas pessoas que viveram e morreram sem Deus nos tempos antigos, muito antes de Sua época, teriam se arrependido se tivessem tido a oportunidade de conhecer a pregação e os milagres de Cristo como as pessoas de Seu tempo estavam tendo. Além disso, ele disse que seria “mais tolerante”, no futuro julgamento, com as pessoas que viveram e morreram na ignorância do que com Seus contemporâneos que O rejeitaram abertamente.

Mas como isso poderia acontecer se aquelas pessoas que morreram há muito tempo já estivessem condenadas e sem esperança de redenção? O fato é que elas nunca tiveram uma oportunidade de compreenderem completamente acerca do arrependimento para a salvação. Mas um dia, Deus promete que lhes dará essa oportunidade.

Sem dúvida alguma, “Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34, NVI). Ele tomou providências para que todas as pessoas, finalmente, tenham a oportunidade de entrar em um relacionamento com Ele, possibilitando levá-las à glória e à vida eterna. É por isso que Jesus disse: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28-29, ARA).

A ressurreição do juízo na passagem anterior refere-se a uma oportunidade de compreender e, em seguida, passar por um periodo de avaliação, e não se refere ao ato de condenação. Este é o tempo de julgar ou decidir o futuro daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de entender o plano e o propósito de Deus, sejam eles pequenos ou grandes, como mencionado em Apocalipse 20:11-12, citado acima. Esta ressurreição bíblica para o julgamento (um tempo para escolher e decidir, não para uma condenação automática) é um tempo em que a tolerante misericórdia de Deus finalmente vai ser evidente a todos os que estejam dispostos a enfrentar e arrepender-se dos seus velhos caminhos pecaminosos. Embora a Bíblia não revele muitos detalhes sobre esta ressurreição—novamente para uma vida física e temporária—o capítulo 37 de Ezequiel mostra uma descrição nítida de tudo isso.

Em nossas publicações de estudo bíblico gratuitas O Que Acontece Depois da Morte? e O Céu e o Inferno: O Que a Bíblia Realmente Ensina? nós explicamos sobre esta maravilhosa verdade com mais detalhes. Esta é uma chave importante para compreender o plano de Deus para corrigir todos os males e sofrimentos que a humanidade tem passado.