Pregando o Evangelho

Pregando o Evangelho

A missão da Igreja de Deus Unida é seguir os passos de Cristo em "pregar o evangelho do reino" (Mateus 4:23). Nosso modelo é a Igreja descrita no livro de Atos. Este registro nos fornece uma bússola espiritual precisa em um mundo confuso e conturbado.

A Bíblia é clara, assim como Jesus comissionou a Seus apóstolos para pregar o evangelho—a boa nova—da vinda do Reino de Deus, também comissionou a Seus seguidores de hoje a continuar essa missão. A convicção de pregar a mesma mensagem que Jesus ensinou guia a missão da Igreja de Deus Unida e organiza as suas prioridades.

A principal tarefa coletiva que Jesus exigiu de Sua Igreja, em todas as eras foi a de proclamar para todas as nações que Ele voltará como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores para estabelecer literalmente o Reino de Deus na Terra e a de explicar como uma pessoa pode fazer parte desse Reino (Apocalipse 11:15; 17:14; 19:16).

Nós também levamos a sério o seguinte mandamento de Jesus: "Ide, fazei discípulos [estudantes dos ensinamentos de Cristo] de todas as nações, batizando-os . . . [e] ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado" (Mateus 28:19-20). A Igreja descrita no livro de Atos, certamente fez isso, pois ensinou que devemos guardar os mandamentos de Deus. Jesus priorizou a obediência profunda à Palavra de Deus.

Através destas Escrituras vemos que a missão que Cristo deu à Sua Igreja é dual. Primeiro, é pregar o evangelho por todo o mundo. Segundo, é fazer discípulos entre aqueles que ouvem e obedecem quando lhes é pregado o evangelho do Reino de Deus.

No entanto, compreendemos de modo pleno que não é possível cumprir completamente essa dupla missão por nossos próprios esforços. Assim como Paulo reconheceu que, em seus esforços para "pregar o evangelho de Cristo . . . se me abriu uma porta no Senhor" (2 Coríntios 2:12), por isso entendemos que Deus deve abrir as portas para essa mesma mensagem hoje em dia. Em relação a fazer novos discípulos, Jesus também explicou:

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer", e "ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido" (João 6:44, 65).

Entendemos que o sucesso no cumprimento desta missão deve vir em primeiro lugar e acima de tudo do nosso Criador. O envolvimento de Cristo na pregação da mensagem do evangelho não findou quando Seus apóstolos originais morreram. Ele prometeu trabalhar com Seus seguidores no cumprimento da comissão que lhes deu "até o fim dos tempos" (Mateus 28:20).

Temos grande confiança nas promessas e instruções de Cristo, segundo revelado na Bíblia. A Igreja de Deus Unida leva a sério o seu papel de trabalhar de acordo com a bênção de Deus, proclamando ao mundo de hoje o mesmo evangelho que Jesus pregou.

Anunciando o futuro

A comissão de proclamar o evangelho em todo o mundo é apenas o começo do plano de Deus Pai para reconciliar a humanidade Consigo mesmo. Muitos pensam, erradamente, que Ele está tentando desesperadamente salvar o mundo inteiro agora, na época de hoje. Mas isso simplesmente não é verdade.

Certamente, Jesus comissionou a Sua Igreja para proclamar o arrependimento e a salvação para as nações neste tempo. No entanto, proclamar o ensinamento de Jesus sobre o arrependimento e a salvação é muito diferente de realmente ser capaz de trazer todas as pessoas à salvação nesta época. A tarefa de reconciliar e salvar totalmente o mundo só vai acontecer depois de Cristo voltar à Terra.

O apóstolo Paulo nos diz que o anúncio da futura reconciliação da humanidade com Deus faz parte da missão da Igreja: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação" (2 Coríntios 5:19). Note que Deus incumbiu a Sua Igreja "a palavra"—a pregação ou anúncio—da reconciliação.

Veja a explicação de Paulo sobre esta enigmática verdade: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades" (Romanos 11:25-26).

Esse ato de salvação de que Paulo escreveu ainda não ocorreu. No entanto, isso acontecerá, não apenas para Israel, mas com todas as outras nações também, porém somente depois da volta de Cristo como Rei dos Reis no Reino de Deus (Ezequiel 37:12-14; Mateus 12:41-42).

A boa nova do vindouro Reino de Deus é uma mensagem que o mundo em geral nunca compreendeu. Mas toda pessoa precisa saber urgentemente porque essa mensagem diz respeito ao futuro e destino incrível da humanidade e os meios para alcançá-lo (não deixe de ler "O Grande Propósito de Deus para Toda a Humanidade" na página 12).

Alcançando o mundo com uma mensagem

Como mencionado, a comissão coletiva e primária da Igreja durante nosso tempo, a presente era, é anunciar—informar ao mundo—sobre a vinda do Reino de Deus e não estabelecê-lo. É por isso que, quando perguntado sobre qual seria o sinal de Sua vinda ao fim desta época (Mateus 24:3), Jesus enfatizou que a Igreja continuaria anunciando a vinda de Seu Reino, até o fim desta era. É por isso que Ele disse: "E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (versículo 14). A palavra grega original aqui traduzida como "pregado" significa anunciar ou proclamar como um arauto.

A Igreja de Deus Unida assume seriamente essa responsabilidade. Para cumprir a comissão de Cristo de proclamar a mensagem do evangelho nós usamos muitas ferramentas.

A mais destacada é a revista A Boa Nova, publicada seis vezes ao ano e enviada para centenas de milhares de assinantes. A revista é enviada gratuitamente, a qualquer lugar do mundo, a quem a solicite. Com o auxílio de escritores em todo o mundo, ela vai para quase todas as nações da Terra.

Publicada em várias línguas, a revista contém artigos espiritualmente edificantes e educacionais escritos a partir de uma perspectiva bíblica acerca de vários assuntos, como profecia, interesses comuns como matrimônio e família, vida cristã, história, arqueologia, vida de personagens bíblicas, ensinamentos bíblicos e análise das tendências sociais e mundiais. Para solicitar a assinatura visite nosso site www.revistaboanova.org.

Outra publicação, Pensamento Vertical, é voltada para leitores adolescentes e em idade universitária. Publicada unicamente na internet em inglês, a revista apresenta artigos para ajudar os jovens a lidar com as pressões e as armadilhas de seu mundo com uma abordagem centrada em Deus. Ela inclui uma seção de perguntas e respostas em que os jovens podem receber respostas pessoais por e-mail de ministros e outras pessoas treinadas e experientes no trabalho com jovens.

A Igreja publica muitos guias de estudo bíblico, também gratuitos, para complementar esses esforços e para aprofundar nos temas bíblicos com mais detalhes. Os leitores podem solicitá-los de qualquer um dos nossos escritórios regionais ou em nosso site www.revistaboanova.org/literatura.

A cada ano, imprimimos milhares de livros e artigos em português e enviamos ao redor do mundo. Além disso, oferecemos alguns de nossos livros e artigos em inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, holandês, russo, ucraniano, lituano e estoniano. Nosso guia de estudo O Oriente Médio na Profecia Bíblica está disponível em árabe.

A Igreja de Deus Unida também publica um Curso de Estudo Bíblico com doze lições para ajudar os estudantes a compreenderem mais profundamente as Escrituras. Este curso tem o objetivo de explicar os principais temas e ensinamentos da Bíblia com uma linguagem fácil de entender. Ele aborda muitas questões fundamentais sobre Deus e como Ele quer que seja nossa conduta na vida.

A primeira lição do curso aborda as questões fundamentais da existência de Deus, o papel da Bíblia em mostrar por que Deus criou o homem, e propósito final da vida. Em seguida, orienta os estudantes através das partes mais intrigantes e inspiradoras da Bíblia, desvendando o verdadeiro propósito da vida—e como podemos viver uma vida satisfatória realizando o grande propósito de Deus para nós. A lição quatro aborda uma questão desafiadora: Por que Deus permite o sofrimento e o mal no mundo?

Milhares de pessoas conseguiram a ajuda para mudar e melhorar suas vidas através deste curso. Assim como acontece com nossas outras publicações, nós e nossos cooperadores o disponibilizamos gratuitamente a todos que solicitem. E como as outras publicações, é disponível em outros idiomas além do português.

Usando as ferramentas eletrônicas

Nosso programa de televisão, Beyond Today (Além de Hoje), vai ao ar semanalmente na TV por satélite em muitos países ao redor do mundo e em canais a cabo em várias cidades dos Estados Unidos. Apresentado por ministros da Igreja de Deus Unida, o programa abrange temas como aqueles tratados na revista A Boa Nova, porém, muitas vezes, em maior profundidade. Programas diários do Beyond Today de cerca de 3 a 5 minutos cada um, em assuntos de temas correntes, também estão disponíveis no site www.ucg.org/beyond-today em inglês.

Ao perceber que as pessoas buscam cada vez mais informações através da internet, a Igreja utiliza esta importante ferramenta para atingir um público ainda maior com o evangelho. Além de disponibilizarmos todas as nossas publicações para baixar ou pedir pela internet, adicionalmente também oferecemos um Programa de Leitura da Bíblia, em inglês, no endereço www.ucg.org/brp.

Este estudo bíblico em inglês na internet guia os estudantes através de todo o Antigo Testamento. Estudando um capítulo todos os dias, este programa gratuito e profundo fornece ao leitor uma programação de leitura sistemática por vários anos com comentários claros e fáceis de seguir, mapas, tabelas e gráficos para explicar minuciosamente as Escrituras. Estas ajudas bíblicas são destinadas a auxiliar todos aqueles que desejam "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18).

A Igreja de Deus Unida também tem uma equipe disponível de atendimento a cartas para responder a perguntas de qualquer pessoa. Estas podem ser enviadas através da caixa postal para qualquer um dos nossos escritórios regionais ou por e-mail para info@ucg.org ou usando a aba ‘contato’ no nosso site. 

Nós também oferecemos artigos baseados na Bíblia em inglês no site do Beyond Today, www.ucg.org/beyond-today/articles. Estes artigos descrevem aplicações práticas dos princípios cristãos. Estes artigos compartilham histórias da interação pessoal de Deus com os seres humanos e as características de exemplos vivos de fé, amor e esperança, juntamente com soluções práticas para enfrentar os desafios da vida. Estes artigos cobrem histórias animadoras, inspiradoras e motivacionais sobre a ajuda de Deus para vencermos e vivermos uma vida centrada em Cristo e em Seus ensinamentos.

Uma chamada ao arrependimento

Quase imediatamente após a Sua ressurreição, Jesus apareceu aos Seus apóstolos com mais instruções. "Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém" (Lucas 24:45-47).

Onde quer que fossem os Seus apóstolos continuariam a pregar que todos "se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento" (Atos 26:20, ARA).

Sob essa premissa, o papel da Igreja de Deus em relação ao mundo ao seu redor se assemelha a dos vigias das antigas cidades. Na antiga Israel, as cidades tinham sentinelas sobre seus muros ou colinas próximas. A responsabilidade deles era advertir seus concidadãos do perigo iminente, caso um exército hostil tentasse um ataque.

Deus às vezes comparava Seus profetas a essas sentinelas. Mas uma diferença importante é que a advertência de Seus profetas vinha Dele e não de suas próprias ideias e percepções. Por exemplo, Deus disse a Ezequiel: "Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte" (Ezequiel 3:17; comparar 33:7) .

Hoje em dia, a maioria das pessoas não sabe que uma parcela considerável de norte-americanos e pessoas de hereditariedade britânicas são descendentes da antiga tribo israelita de José. Muitas profecias da Bíblia deixam claro que essas pessoas, em particular, serão muito afetadas pelos espantosos eventos do fim do tempo, como consequência direta de seus pecados como nação, de modo que eles precisam ser avisados por aqueles que entendem a verdade. (Para uma explicação clara e completa, não deixe de solicitar nosso guia de estudo gratuito Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica).

Jesus predisse que o mundo teria de enfrentar um tempo sem precedentes de grande tribulação antes de Sua segunda vinda (Mateus 24:21). Este tempo de anarquia e revolta vai afetar o mundo inteiro, inclusive os descendentes modernos das doze tribos de Israel.

A Igreja de Deus Unida sabe que grande parte da Bíblia é profética e por isso publica vários livros e, regularmente, apresenta artigos na revista A Boa Nova com foco nos eventos mundiais à luz da profecia bíblica. Você pode solicitar qualquer deles gratuitamente entrando em contato com nosso escritório mais próximo de você ou em nossos sites mencionados anteriormente.

A Igreja de Deus Unida de modo algum insiste para alguém aceite suas crenças. Pois, Mateus 24:14 diz que o evangelho seria pregado "como um testemunho a todas as nações". Cabe a cada indivíduo decidir se vai ouvir e aceitar a mensagem.

O papel da Igreja é proclamar o evangelho e a necessidade de arrependimento, usando as portas abertas por Deus e aproveitando as oportunidades que surgem para alcançar cada vez mais pessoas com essa mensagem de importância vital do iminente retorno de Jesus Cristo para estabelecer o Reino de Deus na Terra.