Preparando um Povo

Preparando um Povo

Os dois aspectos mais importantes da missão da Igreja de Deus Unida são a pregação do evangelho e a preparação de um povo. As duas ordens de Jesus Cristo são interdependentes.

A missão global da Igreja se estende muito além de sua responsabilidade inicial de pregar o evangelho e fazer novos discípulos, como Jesus ordenou em Mateus 28:19. Como explica o versículo 20, a Igreja também deve ensinar esses discípulos—alunos—"a guardar todas as coisas que [Jesus] mandou . . . até o fim dos tempos". De fato, a Igreja de Deus tem que ser uma fonte contínua de nutrição espiritual àqueles que foram chamados por Deus para Sua família.

Uma das principais admoestações que Jesus deu aos Seus apóstolos era a seguinte: "Apascenta as minhas ovelhas" (João 21:17). Ele deu à Sua Igreja pastores adicionais—ministros humanos—para guiar, alimentar e incentivar o crescimento daqueles que Deus chama ao Corpo de Cristo. Como podemos ver a partir de instruções de Paulo a Tito e a Timóteo, Deus nomeia ministros com base em critérios vitais para o bem-estar dos outros membros da Igreja.

O próprio Jesus, explicou ao apóstolo Paulo que "designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo" (Efésios 4:11-13, NVI).

A igreja edificada por Jesus recebeu a missão de apascentar suas ovelhas, como Ele ordenou, e também de preparar esses seguidores para a grandiosa obra de serviço a Deus, suas famílias, suas comunidades e seus semelhantes. Jesus colocou grande ênfase no serviço ao próximo (Mateus 20:26-28).

Por estas razões, a Igreja de Deus Unida, embora pequena em números, se esforça para estabelecer congregações ao redor do mundo em que o povo de Deus possa se reunir e receber orientação para uma vida piedosa e de serviço. Estas congregações são servidas por pastores ordenados e treinados para ensinar e explicar com precisão as Escrituras e para aconselhar aqueles que peçam orientação pessoal. Esses pastores são muitas vezes auxiliados por outros homens e mulheres dedicados a ajudar as congregações a atingirem seu pleno potencial em servir aos demais—conforme a necessidade, a oportunidade e os recursos permitirem.

Nossas congregações se reúnem em várias cidades ao redor do mundo. Os escritórios regionais nas Américas, Europa, África, Ásia e no Pacífico Sul servem os membros da Igreja e operações de apoio em suas respectivas áreas. Eles também são responsáveis ​​pela distribuição de publicações da Igreja e da administração de outros pedidos e consultas em suas regiões.

Um escritório próximo a Cincinnati, Ohio, serve como centro de suporte às operações nos Estados Unidos e todas as operações associadas da Igreja em todo o mundo. A partir deste local o presidente da Igreja e os gerentes de departamento, com suas equipes, dão suporte às operações diárias da Igreja.

Nossos serviços de culto

Muitas vezes as pessoas nos perguntam: "Como é o serviço de culto na sua Igreja? Se eu decidir participar, o que devo esperar? Eu preciso trazer alguma coisa? Existem programas que atendam às necessidades de minha família?”

Os membros da Igreja de Deus Unida descansam (abstêm-se do trabalho e recreação normal) e se reúnem no Sábado semanal em conformidade com o quarto mandamento (Êxodo 20:8-11; Deuteronômio 5:12-15) e com os exemplos bíblicos expressos de Jesus e dos primeiros cristãos, que se reuniam nesse dia para adorar, dar e receber instruções da Palavra de Deus (ver Lucas 4:16; Atos 13:42, 44; 17:2; 18:4).

Algumas pessoas ficam surpresas quando descobrem que nossas congregações se reúnem no Sábado para os serviços regulares semanais da Igreja. O motivo, claro, é que Deus define o Sábado do sétimo dia bíblico como o periodo desde o pôr-do-sol de sexta-feira ao pôr-do-sol do Sábado, em vez de ser no domingo, o primeiro dia da semana. Assim como Jesus e os primeiros cristãos das congregações da Igreja de Deus fizeram, nós observamos o dia e a hora que Deus ordenou.

A Bíblia descreve o Sábado semanal em Isaías 58:13 como "santo dia do Senhor" e em Levítico 23:2 como uma das "festas do Senhor". A palavra hebraica para "festa" é moed, que significa "encontro" ou "reunião". O versículo 3 descreve o Sábado semanal como uma "santa convocação" ou "assembleia sagrada" (NVI). É, portanto, uma assembleia ordenada (ver também Hebreus 10:24-25).

Ao juntar esses versículos, podemos ver que Deus ordena seu povo a comparecer diante dEle para uma reunião, como um compromisso semanal regular. (Para saber mais sobre o fundamento bíblico do Sábado do sétimo dia, por que os cristãos devem guardá-lo e como observá-lo, certifique-se de baixar ou solicitar sua cópia gratuita do nosso livro O Sábado: de Pôr-do-sol a Pôr-do-sol, o Dia do Descanso de Deus).

Todos os que quiserem assistir aos serviços de Sábado conosco em paz, como ordenado na Bíblia, são bem-vindos. Por acreditarmos e ensinarmos que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus (2 Timóteo 3:15-17), os nossos ministros e outros oradores durante o serviço de culto vão se concentrar no que diz a Bíblia. Os membros são instados a buscar e ler por si próprios as escrituras citadas. Muitos tomam notas para uma análise posterior. A instrução dada em nossos cultos de adoração não é baseada em filosofia humana ou qualquer especulação, mas nos ricos ensinamentos da Palavra de Deus e como devemos aplicá-los em todos os aspectos de nossas vidas.

E assim seguimos as instruções do apóstolo Paulo, que escreveu ao jovem ministro Timóteo: "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:1-2). Portanto, as mensagens apresentadas em nossos serviços são elaboradas para serem instrutivas, úteis, práticas e inspiradoras.

Quando nos reunimos diante de Deus, entramos em uma atitude de adoração e gratidão por aquilo que Ele tem realizado em nossas vidas. Depois de abrir o culto com hinos de louvores, oramos pedindo a presença e a orientação de Deus.

Depois dessa oração de abertura, vem a parte falada do serviço, que normalmente inclui duas mensagens. A primeira, designada como sermãozinho, é curta e entregue caracteristicamente com um item de compreensão bíblica ou encorajamento.

Depois de mais um hino de louvor, geralmente dedicamos um breve espaço de tempo do serviço para anúncios relativos a eventos e atividades das congregações locais e internacionais. Às vezes, os músicos da congregação podem fazer uma apresentação musical curta e apropriada.

O próximo passo é o sermão principal, geralmente com cerca de uma hora de duração. Os sermões explicam sobre uma variedade de temas espirituais, tais como a vida cristã na prática, explicações sobre doutrinas bíblicas ou, ocasionalmente, as aclarações sobre eventos da atualidade à luz da profecia bíblica. Depois do sermão, os nossos serviços são concluídos com um hino e uma oração de encerramento.

Atenção às necessidades especiais

Reconhecemos que as necessidades das pessoas variam e muitas aprendem de forma mais eficaz em grupos menores ou mais focados, algumas das nossas congregações também oferecem, a quem desejar, estudos bíblicos ou aulas para adultos, adolescentes, crianças, jovens adultos e pessoas de meia-idade e da terceira idade. Alguns desses estudos podem ser realizados antes, durante ou após o serviço semanal no Sábado, e às vezes os membros podem se reunir para um estudo bíblico no meio da semana. A Igreja oferece estas opções como oportunidades de aprendizagem extra, incentivo e companheirismo para os cristãos.

Os membros da Igreja interagem e trabalham juntos também de outras maneiras. Muitas vezes, as congregações organizam atividades especiais para atender diversas necessidades. E isso pode incluir eventos sociais, oportunidades de companheirismo em refeições compartilhadas, atividades esportivas, viagens para crianças e adolescentes a acampamentos, clubes de liderança e de oratória para homens e mulheres e eventos ocasionais para ajudar aos membros e pessoas carentes nas nossas comunidades ou até mesmo ao outro lado do mundo.

Ajudando aos necessitados

O foco da Igreja Unida de Deus é proclamar a Boa Nova do vindouro Reino de Deus para toda a humanidade. Mas isso não nega a necessidade de ajudar as pessoas agora.

Jesus Cristo curava os doentes e confortava os aflitos, e Ele ordena que sejamos compassivos com os outros. Do ponto de vista econômico, não temos oportunidades iguais neste mundo, e alguns, reconhecendo esta disparidade, querem ajudar a fazer a diferença na vida dos outros.

Reconhecer o sofrimento e a pobreza é um primeiro passo importante. Mas não é nada até que façamos algo para aliviar aquels que Deus tomou conhecimento. Jesus advertiu que simplesmente dizer "aquentai-vos e fartai-vos" não é uma ação completa (Tiago 2:16; Mateus 25:34-46).

A Igreja de Deus Unida estabeleceu oficialmente o programa Boas Obras, em 2004. Para ser mais eficaz, a igreja firmou uma parceria com LifeNets, uma instituição de caridade altamente eficiente estabelecida por membros da Igreja, na qual muitos membros da igreja estão envolvidos, e aonde uma percentagem muito grande de todos os valores doados vai para as pessoas que estão sendo auxiliadas. Ambos os programas têm projetos de forma independente ou em parceria, dependendo das necessidades.

Encorajando a porem as mãos à obra, e não somente a estenderem as mãos

A LifeNets desenvolve programas que oferecem assistência prática que promove o bem-estar e autossuficiência de pessoas desfavorecidas. Estes programas tem se expandido fortemente e tem incentivado aqueles que recebem a assistência para "retribuir adiante", assim ajudando a outros.

Através do apoio da LifeNets na agricultura e pecuária temos visto enormes mudanças na vida de pessoas paupérrimas em vários países ao redor do mundo.

Há vários anos, uma doença na região central da Zâmbia dizimou rebanhos inteiros de bovinos. As pessoas ficaram sem o leite para seus filhos, sem animais de tração para arar os seus campos, causando assim pobreza e fome inimaginável. Comunidades inteiras ficaram sem medicamentos básicos. Com o passar do tempo, as crianças morriam de malária e outras doenças.

No ano 2000, a LifeNets iniciou um programa para restaurar o rebanho bovino nas comunidades carentes. Era necessário ensinar as pessoas noções de veterinária e de cuidados com os animais para minimizar o risco de perdas futuras de animais por causa da doença.

A perfuração de poços de água tornou-se um projeto regular da LifeNets. A água potável é vital para a sobrevivência humana, mas é um recurso escasso em muitos países pobres. Em muitas áreas, as pessoas, a maioria mulheres, passava grande parte do dia buscando água em grandes açudes e em fontes distantes. A perfuração de poços nas comunidades trouxe água fresca e limpa para beber, cozinhar e lavar.

Nos Estados Unidos, um programa sem igual de cadeiras de rodas já existe há mais de uma década. Através do site da LifeNets (www.LifeNets.org) temos usado a internet para associar os doadores de cadeiras de rodas com aqueles que necessitam delas, beneficiando muito a vida de centenas de pessoas.

A educação vence a pobreza

A educação é um caminho para sair da pobreza. A LifeNets e o programa Boas Obras têm apoiado bolsas de estudo para jovens obterem educação ou formação especializada na Guatemala, El Salvador, Peru, Chile, Brasil, África do Sul, Malaui, Zâmbia, Zimbábue, Ucrânia e Filipinas.

Estas bolsas têm trazido benefícios ao longo da vida desses jovens que, caso contrário, poderiam ser relegados ao flagelo do desemprego e da pobreza. Isso também ajuda a suas comunidades, já que os bolsistas nestes países pobres podem, então, tornarem-se pilares na estrutura de sua sociedade.

A LifeNets também construiu clínicas e escolas na África e na Ucrânia e tem apoiado programas de crianças órfãos e de rua na Ucrânia.

O programa Boas Obras tem doado Bíblias, construído locais de reunião para as congregações da Igreja, adquirido veículos para o transporte necessário para as congregações distantes, bem como pessoal de apoio para auxiliar em programas de treinamento e educação na Zâmbia, Nigéria e Guatemala.

"Não nos cansemos de fazer o bem"

A Bíblia fala claramente de abrir nossos corações, compartilhar nossos recursos com os pobres e nos encoraja a ajudar os necessitados: "Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade" (1 João 3:17-18).

O apóstolo Paulo fala de ajudar não os do nosso meio, mas também aqueles que nós sabemos que passam necessidades: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé" (Gálatas 6:9-10).

Capacitando e desenvolvendo os nossos jovens

Há muito tempo, o sábio Rei Salomão admoestou os jovens, "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade" (Eclesiastes 12:1). Com esse imperativo bíblico em mente, buscamos capacitar nossos jovens para uma vida de caráter forte e boas obras. Nós fornecemos programas destinados a complementar os esforços de seus pais para ajudá-los a serem bons alunos em suas escolas, a serem membros valorosos em suas comunidades, exemplos virtuosos em seus futuros trabalhos e bons cidadãos que continuarão respondendo ao chamado de Deus à medida que amadurecem.

A Igreja de Deus Unida realiza um extenso programa de acampamento para jovens em diversos locais ao redor do mundo. Durante o verão ou as férias escolares, nossos jovens podem se unir para desenvolver relacionamentos mais profundos com Deus e participarem do desafio de novas experiências. Os programas de acampamento são destinados a incentivar e desenvolver traços de caráter ao longo da vida, como coragem, dedicação e perseverança. Eles também constroem um companheirismo entre os campistas e uma jovem equipe de conselheiros, ministros e outros cooperadores do acampamento—formando vínculos que podem durar toda a vida.

Os jovens adultos que desejam ir além do voluntariado para ajudar os outros podem se inscrever para esse serviço no Corpo de Juventude Unida [United Youth Corps]. Aqui os jovens, homens e as mulheres, ganham a oportunidades de viajar e servir as pessoas em distintas partes do globo. Nos meses do verão, um jovem pode se encontrar longe de casa, em lugares como Chile, Jordânia, Gana e África do Sul. Esse serviço pode incluir trabalhos com residentes da área em um programa de ensino de idioma, um curso de uso do computador ou uma escavação arqueológica. Esses jovens não apenas dão de si mesmo, mas também se sentirão gratificados com experiências inesquecíveis por toda a sua vida.

Passar a verdade de Deus de uma geração para a outra é uma grande prioridade da Igreja. Portanto, para um aprofundamento espiritual na instrução bíblica e espiritual para a próxima geração, a Igreja de Deus Unida também apoia e mantem o Centro Bíblico Embaixador (Ambassador Bible Center―ABC), localizado em nosso complexo no escritório de Cincinnati. Este local foi projetado para o estudante de idade universitária ou mais que deseja participar de um programa intensivo de estudo e ensinamentos relacionados à Bíblia, que tem a duração de nove meses.

Além de seu próprio corpo docente, a equipe do Centro Bíblico Embaixador é complementada por palestrantes convidados, que trazem conhecimentos adicionais sobre determinados assuntos para os estudantes. Muitos moços e moças decidem entrar neste programa, imediatamente antes ou após o seu curso universitário.

Para atender o objetivo específico de "preparar um povo" em relação à nossa juventude, a Igreja de Deus Unida tem desenvolvido uma série de programas para a juventude. Sua finalidade não é apenas manter nossos jovens unidos, mas, ainda mais importante, é ajudá-los a desenvolver e fortalecer uma relação de amor com Deus. Também desejamos educá-los e prepará-los para o serviço em suas congregações e para o mundo em geral.

Cuidando da família de Deus

Devemos ter em mente que a igreja edificada por Jesus não é um impressionante edifício com janelas de vidro colorido. Não tem nenhuma torre nem sinos que tocam uma antiga melodia religiosa.

A palavra igreja no Novo Testamento significa um grupo de pessoas, não um edifício. A igreja que Jesus edificou é composta de pessoas que são seus membros. Eles são a Igreja!

Por que essa distinção é importante?

A palavra grega ekklesia, traduzida ao português como igreja, simplesmente significa "aqueles que são chamados" ou uma "assembleia dos chamados". Originalmente, ela se referia a uma assembleia de cidadãos numa cidade—convocados para uma reunião para discutir os assuntos da comunidade. Visto que seu significado está muito próximo à correspondente palavra hebraica para "congregação", tornou-se a palavra grega usada para a "congregação” de Deus no Novo Testamento, a assembleia de pessoas,  que é referida em português como a Igreja.

Os apóstolos de Cristo descrevem a Igreja como aqueles que, tendo entregado suas vidas a Deus em sincera obediência, receberam o Espírito Santo (Atos 8:32; Romanos 8:9). Na verdade, os membros da Igreja são muitas vezes comparados a partes individuais de um edifício de pedra. O apóstolo Pedro escreveu: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5). Chamados de todas as nacionalidades e etnias, todos os membros da Igreja "não são estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus" (Efésios 2:19).

As pessoas na Igreja de Deus são, portanto, membros da família de Deus, embora ainda não glorificados. Na verdade, os membros da Igreja compreendem que ainda são seres humanos falíveis e imperfeitos. No entanto, eles se esforçam para fazer o melhor que podem para servir a seu Pai celestial. E isso eles fazem, sabendo que Deus já deu o Seu melhor para eles —Seu Filho unigênito como Salvador. E em Sua grande misericórdia, Ele vem nos preparando continuamente para que possamos assumir um cargo no Seu Reino vindouro.

Nesta presente era de preparação, o povo de Deus busca força e conforto tanto dEle como de uns com os outros. Por essa razão Hebreus 10:24-25 diz: "E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia [do retorno de Cristo]" (NVI).

A Igreja de Deus Unida se esforça diligentemente para cumprir a ordem bíblica de "preparar os santos"—isto é, preparar os membros do "corpo de Cristo" para cumprir sua vocação como servos de Deus agora e como Sua família eterna no Reino de Deus (Efésios 4:12).