Qual é o Verdadeiro Evangelho?

Você está aqui

Qual é o Verdadeiro Evangelho?

A palavra evangelho significa "boa nova". A boa nova do vindouro Governo de Deus na Terra foi a peça central de Sua mensagem. Ele definiu a sua missão com estas palavras: "É necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado" (Lucas 4:43).

O que Ele ordenou que Seus discípulos ensinassem? "E enviou-os a pregar o Reino de Deus” (Lucas 9:2, 6).

O que é esta mensagem, e por que é uma boa nova?

Quando Jesus ensinou sobre o Reino de Deus (Lucas 8:1; 9:11; 12:31; 13:18), Ele estava dando continuidade nas mensagens dos profetas hebreus, cujas palavras estão registradas no Antigo Testamento.

Séculos antes, Deus tinha inspirado a hom- ens fiéis como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e Zacarias a que enxergassem além das dificuldades e da destruição dos reinos de Israel e Judá, para um futuro magnífico quando Deus estabelecerá o Seu Reino governante na Terra sob o reinado do Messias.

Observe algumas dessas profecias descrevendo esta era vindoura maravilhosa:

• "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará" (Isaías 11:6).

• "Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé [a frase se refere ao Messias prometido, Jesus], posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso" (versículos 9-10).

• "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído" (Daniel 7:13-14).

• "Então Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo" (Isaías 35:5-6).

• "Uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante" (Miquéias 4:3-4).

• "O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa" (Isaías 35:1).

• "Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão" (Amós 9:13).

• "E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden" (Ezequiel 36:35).

• "E o Senhor sairá . . . E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande . . . virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos contigo . . . E o Senhor será rei sobre toda a terra" (Zacarias 14:3-5, 9).

Jesus Cristo e Seus apóstolos falaram deste governo mundial, que Ele chamou de "Reino de Deus". Em Lucas 21, depois de descrever uma série de tendências e eventos sem paralelo na história, Ele concluiu: "Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima . . . quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está perto" (versículos 28-31).

Os antigos profetas, Jesus e Seus apóstolos todos falavam de um reino literal que irá substituir os governos do mundo. Quando estas profecias se tornarem realidade, um grito de triunfo se ouvirá: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Apocalipse 11:15, NVI).

O verdadeiro evangelho, a boa notícia que Jesus Cristo trouxe, inclui a mensagem de esperança de que aqueles que entregarem humildemente suas vidas a Deus agora, nesta época, vão ter uma parte nessa era futura—reinando com Cristo no mundo por vir como membros da família de Deus (ver "O Grande Propósito de Deus para Toda Humanidade", a partir da página 12).

Infelizmente, esta mensagem raramente é compreendida e ensinada nas igrejas. Muitos têm aceitado "um evangelho diferente" (Gálatas 1:6) que distorce e obscurece essa importantíssima verdade bíblica. E substituindo o verdadeiro evangelho por "outro evangelho" (versículos 8-9), como Paulo o chamava, que cresceu e se espalhou por todo o mundo.

A Igreja de Deus Unida se dedica a proclamar o verdadeiro evangelho de Cristo para o mundo (Mateus 24:14). Para conseguir ajuda para descobrir o real sentido do evangelho—a incrível boa nova— que Jesus Cristo e os apóstolos pregaram, não deixe de solicitar ou baixar cópias gratuitas dos guias de estudo bíblico O Evangelho do Reino e Qual é o Seu Destino?