A Importância das Verdadeiras Amizades

Você está aqui

A Importância das Verdadeiras Amizades

A amizade é parte do caminho de vida de Deus. Sua Palavra tem muito a dizer sobre a amizade. Na verdade, o próprio Deus enfatiza Seu desejo de relacionamentos e amizades. Jesus Cristo, que é um em mente e Espírito com o Pai, vai se casar com a Igreja. Isto implica uma relação muito próxima, bem como uma amizade. Um dos mais importantes pilares do plano de Deus são os relacionamentos saudáveis, fortes e íntimos.

As Escrituras se referem a Abraão e Moisés como amigos de Deus (Êxodo 33:11; Tiago 2:23). Jesus teve amigos bem próximos. Embora os discípulos tenham sido Seus mais íntimos amigos, Ele tinha amizade com outras pessoas, inclusive com cobradores de impostos. Por causa disso, algumas pessoas O condenaram severamente (Mateus 11:19). Mateus, um dos cobradores de impostos, até se tornou um discípulo dEle (Mateus 9:9-13).

Esses exemplos mostram que não é errado ter amigos que não sejam cristãos. João, outro discípulo e amigo íntimo de Jesus, descreveu o perigo do qual devemos estar cientes: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:15-17).

Devemos manter um equilíbrio apropriado. Devemos ajudar as pessoas no mundo―na sociedade―sem nos tornar parte do modo de vida do mundo.

Dentre os discípulos, o Salvador, aparentemente, sentiu-Se especialmente mais próximo de João. Ele mesmo encarregou este discípulo a cuidar de Sua mãe, Maria, depois de Sua morte. Embora Jesus fosse amigo de muitos, Ele parece ter sentido uma afinidade especial por João.

As epístolas de João discorrem sobre o amor como tema principal. Uma vez que Deus é amor e o Filho de Deus é como o Seu Pai (Hebreus 1:3), pode ser por isso que Jesus sentiu uma afinidade especial por João. Seguindo o exemplo de Cristo, podemos ver que não é errado termos amigos íntimos, desde que isso não nos impeça de ajudar aos outros e que possamos ter um relacionamento positivo com eles.

As pessoas podem ser muito mais dinâmicas, muito mais equilibradas e muito mais sábias quando cultivam e desenvolvem amizades saudáveis. A Palavra de Deus apoia esta abordagem. O livro de Provérbios está repleto de palavras sábias sobre os aspectos da amizade. O livro de Provérbios enfoca na importância de cultivar amizades com base nas razões corretas. Por exemplo, Provérbios 19:4-6 nos diz: “As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa . . . Muitos suplicam a face do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes”.

Salomão observou que muitas pessoas fazem amigos com segundas intenções, ou seja, pelo que um amigo pode fazer por elas. Mas um verdadeiro amigo é aquele que vai sacrificar pelo seu irmão, e não aquele que vai sacrificar seu irmão para obter vantagem. Um amigo verdadeiro não vai ficar ao seu lado somente quando as coisas estão indo bem, mas vai amá-lo em todos os momentos, inclusive nos períodos de adversidade (Provérbios 17:17).

Um verdadeiro amigo está profundamente comprometido com sua amizade. Observe como Jesus Cristo descreve este compromisso: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Jesus não só disse como também viveu isso. É um grande desafio para nós seguirmos este exemplo maravilhoso.

Alguns acreditam que para ser amigo de alguém, nunca deve opor-se ou discordar dele. Mas há momentos em que um verdadeiro amigo precisa dizer a seu irmão onde ele está errando. “O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!” (Provérbios 27:6, BLH).

Os amigos devem apoiar-se e fortalecer-se mutuamente, ajudando uns aos outros a crescer e melhorar (Provérbios 27:17). As pessoas simplesmente trabalham melhor em equipe. Realmente dois são melhores do que um (Eclesiastes 4:9-12).

O caminho de Deus não é um caminho de total independência dos outros. É uma forma de interdependência―de relações próximas e de trabalhar juntos como uma equipe bem treinada para realizar os objetivos propostos por Deus. Todos nós precisamos procurar diligentemente desenvolver e manter amizades a partir de uma perspectiva e motivação divina. Como resultado, seremos melhores pessoas.