Um Choque Cultural na Antiguidade

Você está aqui

Um Choque Cultural na Antiguidade

Há 2.600 anos, três jovens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, enfrentaram uma crise cultural, quando foram ordenados a demonstrar respeito a um deus falso.

Depois de sua terra natal, Judá, ter sido conquistada pelo Império Babilônico, os três foram levados à Babilônia, para serem treinados para servir ao governo do rei Nabucodonosor (Daniel 1:1-7). Eles estavam numa posição vulnerável num reino em que o monarca governava com poder absoluto.

O rei tinha construído uma imagem idólatra de ouro e ordenou que todos prestassem honra à sua criação, ajoelhando-se diante da estátua (Daniel 3:1-7). Embora alguns possam ter arrazoado que devem demonstrar respeito ao governante, aceitando alguns dos seus costumes, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego estavam determinados a demonstrar respeito somente a Deus e se recusaram a cumprir o decreto.

Eles sabiam que, por sua decisão, estavam correndo o risco de serem jogados no “forno de fogo ardente” (versículos 6, 12-15), mas permaneceram firmes em sua convicção. Quando o momento da decisão chegou, o rei ordenou-lhes pessoalmente que demonstrassem respeito à sua imagem idólatra, então eles responderam: “Rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (versículos 16-18).

Estes jovens corajosos estavam dispostos a entregar suas vidas, se necessário, para demonstrar lealdade a Deus. Por se agradar da devoção deles, Deus poupou suas vidas num poderoso e milagroso testemunho a Nabucodonosor (versículos 19-30). A fé e a fidelidade desses jovens continuam sendo um exemplo perene de respeito a Deus. O exemplo deles tem que servir de inspiração a todos nós para honrarmos ao nosso Criador para que possamos ter igual lealdade e dedicação.