Estude, Viva e Ame a Bíblia

Estude, Viva e Ame a Bíblia

A Bíblia é enfadonha’, assim eu pensava. Eu tinha uns dez anos de idade, nutria certo respeito pela Bíblia, e então decidi que eu deveria lê-la — de Gênesis até aos mapas na contracapa. Porém, eu não fui muito longe.

Eu estava orgulhoso do meu progresso até chegar ao capítulo cinco, onde havia um registro genealógico muito chato. No entanto, sendo uma pessoa que não tinha aprendido a apenas folhear ou pular a leitura de um texto em livros, continuei a luta, versículo por versículo. Mas, em seguida, no capítulo dez, eu me deparei com outro registro genealógico! Nesse ponto, eu desisti do Antigo Testamento.

Então, pensei: Pelo menos vou ler o Novo Testamento. Certamente, seria mais interessante. Entretanto, o Novo Testamento começa com um registro genealógico! Embora um pouco envergonhado por minha falta de espiritualidade e compromisso, eu acabei desistindo de ler a Bíblia. Portanto, baseado em minha experiência injusta, eu decidi que a Bíblia não era muito amigável.

Então, quando eu completei doze anos, um dos meus irmãos mais novos faleceu. Então, comecei a pensar muito mais seriamente sobre o significado da vida e acerca da vida após a morte. Ao olhar para trás, consigo ver como Deus, aos poucos, usou essa lembrança dolorosa para começar a mudar minha vida.

Uma verdadeira reviravolta

Mas eu continuava não lendo a Bíblia até que fui forçado a fazer isso. Isso ocorreu em um curso universitário semestral obrigatório para estudantes de engenharia, chamado Avaliação da Bíblia. Foi-nos atribuído ler uma grande variedade de seções em toda a Bíblia. E isso abriu meus olhos. Fiquei fascinado e espantado com tudo que li!

Eu aprendi muitas coisas impressionantes sobre a Bíblia, inclusive que ela se encontra no topo das maiores obras literárias da humanidade. Mesmo tendo sido escrita há muitos séculos, a Bíblia ainda é citada, consciente ou inconscientemente, muito mais do que qualquer outro livro.

Também passei a admirar o significado da herança judaico-cristã — a profunda influência que a Bíblia teve na civilização ocidental. Hoje é possível comprar livros inteiros de citações de vários fundadores Estados Unidos, que deixaram registradas suas crenças firmes na Bíblia.

Esse curso foi o grande ponto de virada da minha vida. Logo comecei a estudar, ansiosamente, a Bíblia. Um novo mundo se abriu para mim. Eu estava descobrindo o quanto são verdadeiras e valiosas as Escrituras — também confiáveis e relevantes para se aplicar na vida cotidiana. Minha perspectiva sobre tudo tinha mudado — e mudado  para melhor.

Acima de tudo, eu não estava apenas aprendendo sobre Deus, também estava começando a conhecer a Deus de uma maneira real e pessoal. Desde então, quando leio a Bíblia, eu a vejo como Deus falando comigo!

Ao mesmo tempo, eu estava estudando muita ciência e matemática. Tornou-se claro para mim que todos os detalhes do universo é o resultado perfeito do planejamento, da engenharia e da construção — o universo não poderia ter surgido por acidente! Concluí que, se a Bíblia provém de Deus, ela também tem que ser absolutamente perfeita — então, eu me propus a provar se de fato era assim.

Decerto, Deus se revelou de duas maneiras — em Suas palavras (a Bíblia) e em Suas obras (a criação que vemos ao nosso redor) (comparar Salmos 19:1-4; Romanos 1:20).

O manual de instruções do fabricante

Obviamente, de todas as criaturas da Terra, os seres humanos são únicos. Temos mentes magníficas com capacidades intelectuais surpreendentes. A mente humana também têm um potencial espiritual e uma sede de espiritualidade. Isto não é surpreendente, uma vez que aprendemos que "Deus criou o homem à Sua própria imagem" —  à imagem do próprio Deus — para ter um relacionamento íntimo com Ele! (Gênesis 1:27).

Todas as formas de vida físicas são regidas, principalmente, por instinto, exceto os seres humanos. Precisamos de um roteiro — guia para a vida — ou então todos os nossos interesses intelectuais e espirituais vão a direções erradas.

Não faria sentido que Deus criar sua obra-prima e, em seguida, deixá-la às cegas, sem saber qual a razão de estar aqui. Sem dúvida, Deus tem nos dado a Sua revelação do que precisamos saber, mas não conseguiríamos aprender por conta própria. Este é um manual da vida que chamamos de Bíblia.

A palavra portuguesa "Bíblia" se deriva da palavra grega biblion — que significa "livros". A Bíblia é uma coleção de 66 livros — 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Esta compilação foi composta por cerca de quarenta escritores com diferentes estilos de escrita, que viveram em dez países, ao longo de mil e quinhentos anos!

No entanto — o milagre dos milagres — apesar dessa grande diversidade da Bíblia, há uma surpreendente coesão nela. Ela é consistente e coerente do início ao fim.

Como pode ser isso? É porque Deus inspirou e dirigiu a cada escritor. Assim, o verdadeiro autor por trás dos bastidores sempre foi Deus (2 Timóteo 3:16).

Portanto, a Bíblia também é um livro único. Ela é o Livro dos livros. Muitas religiões afirmam ter um livro sagrado. Mas a Bíblia Sagrada é exatamente isso — o Livro de Deus. Ela é a revelação divina para o homem e, portanto, é a “Palavra de Deus” literal e autêntica. Ela é completa e nela Deus adverte, no Antigo e no Novo Testamento, para não lhe acrescentar nem tirar nada (Deuteronômio 4:2; 12:32; Apocalipse 22:18-19).

Além disso, a Bíblia ainda nos dá uma infinidade de citações de Deus, em primeira pessoa, que são introduzidas por frases tais como "Assim diz o SENHOR..."

Uma Bíblia em duas partes

Ironicamente, muitos cristãos ignoram e acham irrelevante o Antigo Testamento, enquanto a maioria dos judeus rejeita o Novo Testamento. Ambos os pontos de vista estão errados. Juntos, os dois testamentos compõem a Palavra de Deus escrita. O Novo Testamento não pode ser adequadamente compreendido sem um conhecimento fundamental do Antigo Testamento, o qual só poder ser entendido à luz do Novo Testamento. Eles se complementam perfeitamente.

Inúmeras vezes, Jesus Cristo e os escritores do Novo Testamento citaram as Escrituras Hebraicas, que chamamos de Antigo Testamento. Por muitos anos elas foram as únicas Escrituras da Igreja Cristã primitiva. Estas Escrituras, que foram amplificadas pelas declarações do próprio Jesus, eram a base para os ensinamentos e as práticas cristãs. Mais tarde, quando o apóstolo Pedro escreveu sua segunda epístola, algumas partes do que se tornou o Novo Testamento começaram a ser aceitas como "Escrituras" (ver 2 Pedro 3:16).

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que durante Seu ministério Jesus Cristo criticou os fariseus e outros judeus por ensinar e viver pelo Antigo Testamento. Isso não é verdade. Jesus os repreendeu por não viverem de acordo com as Escrituras! Era como se eles ainda não tivessem lido as Escrituras, porque, várias vezes, Jesus lhes perguntou: "Nunca lestes...?"  Jesus também disse: "Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição" (Marcos 7:9; ver versículos 5-13).

Hoje em dia, o judaísmo faz a mesma coisa. Além disso, a maior parte do cristianismo também defende tradições religiosas humanas em detrimento da Bíblia, e muitas dessas tradições estão em conflito com a Bíblia.

Tudo que vem de Deus é perfeito. Os textos bíblicos originais em hebraico, aramaico e grego são infalíveis (embora nenhuma tradução humana desses textos seja perfeita). A Bíblia é verdadeira e precisa — a verdade suprema (João 17:17).

A Bíblia tem que ser a base para todas as áreas do conhecimento. A harmonia da Bíblia é a prova definitiva ou teste de veracidade. Se uma ideia ou teoria estiver em conflito com a Bíblia é porque não pode estar correta. A Bíblia é notadamente necessária para se compreender os absolutos existenciais, como o que é bom e o que é mau.

A Igreja do Novo Testamento contra o ceticismo de hoje

Note esta declaração enfática do apóstolo Paulo: "Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas" (Atos 24:14). O verdadeiro cristianismo era chamado de "Caminho" — porque ele é um caminho de vida e não apenas uma crença.

E "a Lei e os Profetas" aqui é uma referência ao que chamamos de Antigo Testamento. Então, Paulo disse acreditar em todas as coisas do Antigo Testamento! Muitos "cristãos", hoje em dia, não acreditam em todas as coisas do Novo Testamento, e muito menos no Antigo Testamento!

No mundo atual, a tendência trágica é descrer e ter apatia em relação à Bíblia. O "cristianismo" está cada vez mais distante da Bíblia. A maioria dos cristãos professos nem sequer a Bíblia, e ainda menos obedecem a seus ensinamentos. Eles acham que muitas de suas crenças e práticas veem da Bíblia, mas, infelizmente isso não é verdade.

Muitas pessoas evitam ler a Bíblia — e alguns até mesmo têm ódio dela — porque sabem ou suspeitam que ela vá repreender seus pecados e outros hábitos que não estão dispostas a abrir mão.

Além disso, nós, cada vez mais, somos bombardeados com o ceticismo e ataques ao cristianismo e, especialmente, contra as crenças baseadas na Bíblia. Alguns simplesmente afirmam que somente os "incultos" acreditam nela. Como Judas 18 observou muito bem que "haveria escarnecedores", conforme se aproxima o fim desta era de desgoverno humano sob Satanás.

Tudo isso pode ser um pouco desconcertante e assustador. Aí é onde você precisa ter coragem. Você deveria estar muito mais preocupado com o que Deus pensa do que com o que pensa qualquer ser humano. Não confie em ninguém lhe contar o que diz a Bíblia. Leia-a por si mesmo! Nade contra a correnteza. Esteja entre os poucos que escolhem a “porta estreita", que conduz à vida, e não entre os muitos que escolhem o caminho fácil da "porta larga", que conduz à perdição (Mateus 7:13-14).

Tenha sempre isso em mente. Noé anunciou a verdade durante todo o tempo em que esteve construindo a arca, mas apenas oito pessoas creram e foram salvas do Dilúvio (2 Pedro 2:5). Jesus Cristo pregou para multidões por alguns anos, mas a Sua Igreja começou com apenas cento e vinte discípulos (Atos 1:15). Esteja entre os poucos que escutam bem. E, então, faça a coisa certa!

A Bíblia é uma "boa nova"!

A mensagem de Jesus e dos apóstolos era chamada de "evangelho". A palavra evangelho vem do grego euangelion, que significa “boa nova” ou "boa notícia". Mas uma boa nova de quê? A maioria dos cristãos não saberia responder corretamente.

Essa mensagem foi claramente referida como "o evangelho do reino de Deus" (Marcos 1:14). Precisamos entender que Cristo pregou a boa nova acerca do Seu futuro retorno para estabelecer o Reino de Deus na Terra e sobre como os seres humanos podem fazer parte desse Reino eterno e dessa família de Deus! Ela realmente é uma mensagem de esperança para toda a humanidade (Romanos 15:4).

Nós poderíamos pensar que o evangelho foi divulgado apenas no Novo Testamento, mas essa mensagem também se encontra em todo o Antigo Testamento. Na verdade, toda a Bíblia está interligada, sendo assim, em certo sentido, o evangelho é toda a Bíblia. As Escrituras também têm péssimas notícias para este "presente século mau" (Gálatas 1:4), porém a notícia de longo prazo é maravilhosa e de muita esperança — logo um novo mundo surgirá sob o reinado de Jesus Cristo!

Chaves para compreensão bíblica

Como você pode obter o máximo proveito na leitura e estudo da Bíblia? A seguir estão algumas chaves importantes.

Reserve um tempo — arrume tempo — à parte de sua vida agitada, para se dedicar à leitura diária da Bíblia. Faça disso uma prioridade. Muitos homens e mulheres renomados e bem-sucedidos têm se dedicado a ler a Bíblia diariamente. Até mesmo alguns presidentes dos Estados Unidos tinham esse hábito, enquanto ocupavam esse cargo de enorme importância. Se eles conseguiram arrumar tempo para a leitura diária da Bíblia, por que você não poderia conseguir também?

Reflita e pondere profundamente sobre o que tem lido e pense em como aplicar essas lições em sua vida. Certamente, você não poderia investir melhor seu tempo.

Para alcançar entendimento, ore pela ajuda de Deus. "Peçam, e lhes será dado" (Mateus 7:7, NVI). A oração, assunto do capítulo anterior, e o estudo da Bíblia andam lado a lado.

Procure tirar proveito dos recursos humanos e técnicos. Quando um funcionário etíope estava lendo o livro de Isaías, Filipe perguntou-lhe: "Entendes tu o que lês?" O homem respondeu: "Como poderei entender, se alguém me não ensinar?" (Atos 8:26-31). Ter instrutores da Bíblia para lhe mostrar onde procurar as respostas para questões importantes da vida é de grande ajuda. Então, nós também o convidamos a pedir ajuda da Igreja de Deus Unida. Nós oferecemos muitos estudos bíblicos gratuitos, que são importantes para ter uma base de entendimento da Bíblia (ver "Como Ler, Estudar e Entender a Bíblia" na página XX).

Observe que a Bíblia pode ser entendida em muitos níveis. Uma pessoa que não tem interesse em Deus pode ler a Bíblia e ganhar muita compreensão da história (A história dEle!), das relações humanas e muitos outros assuntos. Escritura está repleta de muita sabedoria.

Mas para entender a Bíblia em um nível profundamente espiritual é preciso que o leitor conheça algumas condições importantes. A primeira chave é uma atitude humilde e ensinável — ser receptivo e sensível às instruções de Deus!

"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que Lhe obedecem" (Salmos 111:10). Realmente, para conseguir compreendê-la, a Palavra de Deus requer que tenhamos uma atitude de profunda reverência e submissão à autoridade de Deus. Deus abençoa aos leitores, dando-lhes entendimento, quando demonstram estar dispostos a praticar e obedecer tudo que aprendem na Sua Palavra.

Em Lucas 4:4, Jesus citou o Antigo Testamento, dizendo: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus" (ver Deuteronômio 8:3). Reflita no significado desta declaração:

• Em primeiro lugar, observe que o propósito da Palavra de Deus é que nós vivamos por ela.

• Em segundo lugar, ela nos fortalece e nos sustenta espiritualmente, assim como faz o pão ao corpo físico.

• Em terceiro lugar, devemos ter uma mente investigativa e com fome da palavra de Deus.

• Em quarto lugar, em Seus ensinamentos, Jesus incluiu toda a palavra de Deus e não apenas algumas palavras de Deus.

• Em quinto lugar, como podemos viver pela palavra de Deus se nós não a lemos?

• Em sexto lugar, "você é o que você come". Ingerir as palavras de Deus pode nos tornar cada vez mais devotados a Ele.

Até mesmo as crianças podem alcançar uma notável compreensão da Bíblia, pois elas tendem a ter atitudes humildes e estar dispostas a aprender.

Lembre-se também que os pensamentos de Deus são infinitamente mais levados do que os nossos pensamentos humanos (Isaías 55:9-11). O Espírito de Deus é essencial para se compreender cada vez mais profundamente essa verdade espiritual e o poder de viver por ela. Mais adiante, neste guia de estudo bíblico, vamos explicar o maravilhoso processo de obtenção do dom do Espírito Santo.

A Bíblia tem um valor inestimável!

A revelação de Deus de como vai trazer os seres humanos para Seu Reino é um "tesouro" — uma "pérola de grande valor" (Mateus 13:44-46; ver também Provérbios 3:13-18). Vale a pena qualquer sacrifício. Deus quer nos ver buscando e lutando com todas as nossas forças para entrar no Seu Reino.

Uma definição de ser "discípulo" é ser "estudante", assim Deus quer que todos nos tornemos estudantes de Jesus Cristo. Agora, tire a poeira de sua Bíblia. Abra a sua Bíblia e o seu coração para ouvir o que Deus tem a lhe dizer.

Ler a Bíblia é "proveitoso", por muitas razões (2 Timóteo 3:16-17). Os crentes de Beréia foram chamados de "nobres", porque estavam "examinando as Escrituras todos os dias" para terem certeza de que o que estava sendo pregado a eles era de acordo com os ensinamentos da Bíblia (Atos 17:11, ARA).

Estudar a Bíblia é um assunto sério. Deus é nossa única segurança confiável nessa vida. Se não O ouvirmos hoje, amanhã poderá ser tarde. Pois, o que realmente importa é a vida após a morte. Para isso, devemos nos tornar discípulos e "praticantes" (Tiago 1:21-25, ARA). E quaisquer sacrifícios que fizermos nesta vida são pequenos em comparação com a vida eterna e gloriosa que Deus está nos oferecendo (Romanos 8:18).

O salmo 119 é o maior capítulo da Bíblia. E, apropriadamente, ele é uma grande canção de amor e louvor a Deus por Sua Palavra e Suas leis! O autor disse: "Lâmpada para os meus pés é Tua palavra e luz, para o meu caminho" (versículo 105). Que a Sua Palavra ilumine seu caminho!

Seja entusiasmado e apaixonado pela Palavra de Deus. Mergulhe nela! À medida que vai aumentando a compreensão também aumenta a satisfação e o prazer de lê-la. Experimente-a, pois você vai gostar (Salmo 34:8)! E ela vai transformar a sua vida!

Apocalipse 1:3 retrata essa grande verdade de toda a Bíblia: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem [entendem] as palavras desta profecia, e guardam [obedecem] as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".