Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Ferramentas para o Crescimento Espiritual

Você está aqui

Índice

A Bíblia revela e aborda importantes ferramentas que podemos usar para crescer espiritualmente e construir a nossa relação com Deus Pai e Jesus Cristo. Em primeiro lugar, vamos examinar a essencial ferramenta da oração—a chave para a comunicação com o nosso Criador.

No Sermão da Montanha, logo após instruir as pessoas a não usar vãs repetições nas orações (Mateus 6:7), Jesus entregou um modelo de oração como referência para quando orarmos – o "Pai Nosso", que são as primeiras palavras dela (versículos 9-13).

É lógico que Deus espera que nós cumpramos certas condições, se queremos a Sua ajuda.

"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

A Bíblia está unida por temas profundos encontrados nela. Embora ela contenha uma série de grandes temas, aqui estão três dos mais importantes.

Deus não quer uma fé cega. Ele quer que você tenha fé baseado em evidências sólidas. Deus diz: "Ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom" (1 Tessalonicenses 5:21, NVI). Você deve provar a origem divina e a autenticidade e precisão da Bíblia.

O escritor Bruce Barton chamou a Bíblia de O Livro Que Ninguém Conhece. Praticamente, isso é verdade, mas você pode conhecê-la.

"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, SENHOR, Rocha minha e Libertador meu" (Salmos 19:14).

Quais as coisas em que podemos meditar para que nossas mentes fiquem mais sintonizadas com a maneira de pensar de Deus?

"Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns..." (Joel 2:12).

Nosso primeiro passo para receber o perdão e reconciliar-se com Deus é o arrependimento - virando de nossos modos egoístas e pecaminosos e voltando-se para Ele. E devemos permanecer em uma atitude arrependida se quisermos crescer conforme Deus nos quer.

O que é preciso mudar para recebermos o perdão e a graça de Deus?

É importante compreender que Deus fica satisfeito com o arrependimento, mas não com a penitência.

"Seguiremos... vivendo em verdade e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça do seu corpo, a igreja. Sob sua direção o corpo inteiro se ajusta perfeitamente, e cada um dos membros em sua maneira particular auxilia os outros membros, de tal modo que todo o corpo saudável, está em crescimento e cheio de amor" (Efésios 4:15, Bíblia Viva).

Surpreendentemente, uma pessoa não pode "entrar" na Igreja de Deus por si mesma.

A Igreja do Novo Testamento pertence a nosso Pai Celestial e a Seu Filho, Jesus Cristo.

"Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna" (1 Timóteo 6:12, ARA).

Deus espera que sejamos produtivos e tenhamos resultados.