Grandes Temas da Bíblia

Grandes Temas da Bíblia

1. Jesus Cristo

Não apenas o Novo Testamento nos relata a vida e os ensinamentos do Filho de Deus, mas também o Antigo Testamento, que inclui profecias sobre Sua primeira e segunda vinda (Lucas 24:44). O maior evento do passado foi a primeira vinda de Cristo à Terra como Deus em carne. O maior evento do futuro será Sua segunda vinda de Deus com glória, poder e majestade. Embora poucos entendam isso, Jesus Cristo foi o Criador e Deus do Antigo Testamento, agindo em nome do Pai (ver João 1:1-14; Hebreus 1:1-2; Colossenses 1:13-16; 1 Coríntios 10:4). Para entender melhor esse tema, não deixe de ler o nosso guia de estudo bíblico gratuito Jesus Cristo: A verdadeira História.

2. Amor

"Deus é amor" (1 João 4:8, 16). Os dois "grandes mandamentos" são amor a Deus e amor ao próximo (Mateus 22:35-40). Os Dez Mandamentos e outras leis divinas nos mostram como amar a Deus e as outras pessoas. A Bíblia é uma história de amor — amor de Deus ao mundo inteiro e como todas as pessoas devem aprender a amar a Deus e aos outros (João 3:16; 1 João 3:16; 5: 3).

3. Salvação

"Jesus" significa "Deus é salvação", pois Ele veio para "salvar o Seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). O maior de todos os milagres relatados no Antigo Testamento foi a libertação de Israel da escravidão egípcia. Essa e todas as outras vezes que Deus salvou Seu povo são simbolismos da milagrosa libertação, conversão e transformação espiritual daqueles a quem Deus chama para fora de seu Egito espiritual de vida pecaminosa, "para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (Romanos 8:21). Isso só tem sido possível por causa do supremo sacrifício que Cristo fez por nós, possibilitando assim que nossos pecados possam ser perdoados e que possamos ser salvos por Sua graça (Efésios 2:8).