Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Grandes Temas da Bíblia

Grandes Temas da Bíblia

1. Jesus Cristo

Não apenas o Novo Testamento nos relata a vida e os ensinamentos do Filho de Deus, mas também o Antigo Testamento, que inclui profecias sobre Sua primeira e segunda vinda (Lucas 24:44 Lucas 24:44Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Almeida Atualizada×
). O maior evento do passado foi a primeira vinda de Cristo à Terra como Deus em carne. O maior evento do futuro será Sua segunda vinda de Deus com glória, poder e majestade. Embora poucos entendam isso, Jesus Cristo foi o Criador e Deus do Antigo Testamento, agindo em nome do Pai (ver João 1:1-14 João 1:1-14 [1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. [4] Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; [5] a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. [6] Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. [7] Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. [8] Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. [9] Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. [10] Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. [11] Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. [12] Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; [13] os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. [14] E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Almeida Atualizada×
; Hebreus 1:1-2 Hebreus 1:1-2 [1] Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, [2] nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;
Almeida Atualizada×
; Colossenses 1:13-16 Colossenses 1:13-16 [13] e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; [14] em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 10:4 1 Coríntios 10:4e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Almeida Atualizada×
). Para entender melhor esse tema, não deixe de ler o nosso guia de estudo bíblico gratuito Jesus Cristo: A verdadeira História.

2. Amor

"Deus é amor" (1 João 4:8 1 João 4:8Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Almeida Atualizada×
, 16). Os dois "grandes mandamentos" são amor a Deus e amor ao próximo (Mateus 22:35-40 Mateus 22:35-40 [35] e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou- o, dizendo: [36] Mestre, qual é o grande mandamento na lei? [37] Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. [38] Este é o grande e primeiro mandamento. [39] E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. [40] Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Almeida Atualizada×
). Os Dez Mandamentos e outras leis divinas nos mostram como amar a Deus e as outras pessoas. A Bíblia é uma história de amor — amor de Deus ao mundo inteiro e como todas as pessoas devem aprender a amar a Deus e aos outros (João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
; 1 João 3:16 1 João 3:16Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Almeida Atualizada×
; 5: 3).

3. Salvação

"Jesus" significa "Deus é salvação", pois Ele veio para "salvar o Seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21 Mateus 1:21ela dará � luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
). O maior de todos os milagres relatados no Antigo Testamento foi a libertação de Israel da escravidão egípcia. Essa e todas as outras vezes que Deus salvou Seu povo são simbolismos da milagrosa libertação, conversão e transformação espiritual daqueles a quem Deus chama para fora de seu Egito espiritual de vida pecaminosa, "para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (Romanos 8:21 Romanos 8:21na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
). Isso só tem sido possível por causa do supremo sacrifício que Cristo fez por nós, possibilitando assim que nossos pecados possam ser perdoados e que possamos ser salvos por Sua graça (Efésios 2:8 Efésios 2:8Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Almeida Atualizada×
).