O Crescimento Espiritual: Da Imaturidade à Imortalidade

Você está aqui

O Crescimento Espiritual: Da Imaturidade à Imortalidade

O objetivo dessa vida humana temporária é buscar Reino eterno de Deus e preparar-se para viver eternamente nele (João 3:15-16). Se você ainda não fez isso, Deus quer que você faça, pois esse é o objetivo número um de sua vida (Lucas 12:31). Portanto, use o que aprendeu de Suas ferramentas espirituais e comece a se dirigir para esse objetivo! Ou talvez você já tenha começado, mas foi desencorajado ou desviado ou teve uma recaída nos velhos hábitos. Continue lendo porque vamos mostrar-lhe como conseguir um progresso constante e firme.

A vida física é evidenciada pelo processo do crescimento e do desenvolvimento, todavia a vida espiritual também é assim. Devemos estar sempre aprendendo, mudando, superando e servindo para nos tornar cada vez mais parecidos com Jesus Cristo. Para aquelas pessoas que estão espiritualmente mortas ou dormindo, a Palavra de Deus diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos... aproveitando ao máximo cada oportunidade" (Efésios 5:14-16, NVI).

Não se sinta sobrecarregado. Deus não espera saltos gigantescos de ninguém. O que Ele está procurando é que nossos passos, independente do tamanho, estejam sempre indo para frente e não para trás. Não se debruce sobre erros do passado ou preocupações futuras. Enfoque no que você precisa fazer hoje e agradeça a Deus por cada passo (Filipenses 3:12-14; Mateus 6:33-34).

Quando estamos recém "batizados em Cristo”, ainda somos "meninos em Cristo" (Gálatas 3:27; 1 Coríntios 3:1). Mas não devemos permanecer como crianças espirituais. "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo" (1 Pedro 2: 2).

Cristo não disse que segui-Lo e entrar no Reino seria tarefa fácil. Ele comparou isso a entrar numa porta estreita, dizendo que poucos nesta idade seriam capazes de conseguir (Lucas 13:24). Mas o que é muito valioso tem um preço muito alto. Como observado anteriormente, Jesus comparou o Reino de Deus a um tesouro e a uma "pérola de grande valor" (Mateus 13:44-46). O Reino de Deus vale todo e qualquer sacrifício de nossa parte (Lucas 14:33).

Deus não espera que confiemos em nossa própria força humana. Ele espera que trabalhemos diligentemente como se o sucesso depende somente de nós mesmos, mas sempre orando regularmente com toda sinceridade, e estando ciente de que, enfim, o sucesso total dependerá principalmente de Deus (Filipenses 2:12; 2 Timóteo 2:15; Provérbios 3:5-6).

Ferramentas e armas espirituais

Paulo comparou as estratégias ou "ferramentas" de Deus para entrar no Reino com armaduras e armas, pois qualquer um que tente seguir a Cristo se vê automaticamente envolvido em uma guerra espiritual com o nosso arqui-inimigo, Satanás, o diabo (Lucas 10:19; 2 Tessalonicenses 3:3).

Mas não estamos indefesos, se tivermos a coragem de usar as ferramentas de Deus. Em Efésios 6:11, Paulo declara: "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo" (NVI). E nos versículos seguintes ele lista a armadura protetora de Deus.

O versículo 17 define a primeira arma ofensiva — "a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" — que significa a nossa necessidade de estudar, compreender e viver a Palavra de Deus, a Bíblia. Isso está ligado, no próximo versículo, com a oração.

As armas e armaduras de Deus são poderosas (2 Coríntios 10:4). A questão é: Será que vamos vestir essa armadura e empunhar essas armas — e vamos usar as ferramentas espirituais mostradas nos capítulos anteriores deste guia de estudo bíblico?

Para recapitular os principais pontos que cobrimos, estabeleça como objetivo orar e ler a Bíblia, bem como meditar nela todos os dias. Porque assim como sentimos fraqueza quando pulamos alguma refeição diária, também começamos a enfraquecer espiritualmente quando perdemos um dia de alimento espiritual.

Precisamos jejuar ocasionalmente, pelas razões explicadas no capítulo sobre o jejum. Precisamos nos arrepender sinceramente toda vez que percebemos que somos culpados de um pecado — voltando-se e obedecendo humildemente a Deus.

E precisamos estar envolvidos ativamente na Igreja pelo resto de nossas vidas — porque há muitos benefícios e oportunidades de servir a Deus e a Seu povo.

Não desista — continue amadurecendo

Não podemos desistir, mas devemos continuar crescendo! Em Efésios 4, Paulo, de uma forma bela, explica o propósito da Igreja de Deus e de seus líderes: "E ele designou alguns...com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade... e cheguemos à maturidade... O propósito é que não sejamos mais como crianças...Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (versículos 11-15, NVI).

Talvez a melhor definição de maturidade espiritual seja o amor divino descrito no "capítulo do amor", em 1 Coríntios 13.

Quando Paulo escreveu a Timóteo, ele tinha razão para acreditar que o zelo dele havia diminuído, como uma fogueira que começa a se apagar. Paulo escreveu: "Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos" (2 Timóteo 1:6). Se sua fogueira estiver apagando, então abane-a para que fique em chamas!

Quando o autor do livro de Hebreus, que parece ter sido Paulo, escreveu aos cristãos judeus, que estavam na Igreja de Deus por muitos anos, ele sabia que muitos deles tinham parado de crescer e estavam "negligentes para ouvir" (Hebreus 5:11). Ele disse que eles eram tão imaturos espiritualmente que ainda precisavam de "leite e não de sólido mantimento" (versículo 12). Ele exortou-os: "Avancemos para a maturidade" (Hebreus 6:1, NVI).

Terminar a corrida

Paulo comparou a vida de um crente a uma corrida em que o vencedor recebe uma recompensa valiosa: "Corram de tal modo que alcancem o prêmio [a vida eterna]" (1 Coríntios 9:24, NVI). Ele disse: "Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou" (Atos 20:24, NVI).

Assim nos diz Hebreus 12:1-2: "Corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé".

Nunca treinamos o suficiente para uma grande corrida. E não é suficiente apenas começar uma corrida. O que realmente importa é cruzar a linha de chegada. Em última análise, a única coisa que importa nesta vida é atravessar a barreira da vida mortal para a vida imortal.

Quando Paulo soube que sua "partida" estava próxima, que logo seria executado, ele disse: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda" (2 Timóteo 4:7-8, NVI).

Vamos torcer para que possamos dizer a mesma coisa no fim de nossas vidas. E pode acontecer, se usarmos as ferramentas de Deus para crescer espiritualmente e sermos fiéis a Ele e não pararmos de crescer!