Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Crescimento Espiritual: Da Imaturidade à Imortalidade

Você está aqui

O Crescimento Espiritual: Da Imaturidade à Imortalidade

O objetivo dessa vida humana temporária é buscar Reino eterno de Deus e preparar-se para viver eternamente nele (João 3:15-16 João 3:15-16 [15] para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. [16] Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
). Se você ainda não fez isso, Deus quer que você faça, pois esse é o objetivo número um de sua vida (Lucas 12:31 Lucas 12:31Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
). Portanto, use o que aprendeu de Suas ferramentas espirituais e comece a se dirigir para esse objetivo! Ou talvez você já tenha começado, mas foi desencorajado ou desviado ou teve uma recaída nos velhos hábitos. Continue lendo porque vamos mostrar-lhe como conseguir um progresso constante e firme.

A vida física é evidenciada pelo processo do crescimento e do desenvolvimento, todavia a vida espiritual também é assim. Devemos estar sempre aprendendo, mudando, superando e servindo para nos tornar cada vez mais parecidos com Jesus Cristo. Para aquelas pessoas que estão espiritualmente mortas ou dormindo, a Palavra de Deus diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos... aproveitando ao máximo cada oportunidade" (Efésios 5:14-16 Efésios 5:14-16 [14] Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. [15] Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, [16] usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Não se sinta sobrecarregado. Deus não espera saltos gigantescos de ninguém. O que Ele está procurando é que nossos passos, independente do tamanho, estejam sempre indo para frente e não para trás. Não se debruce sobre erros do passado ou preocupações futuras. Enfoque no que você precisa fazer hoje e agradeça a Deus por cada passo (Filipenses 3:12-14 Filipenses 3:12-14 [12] Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. [13] Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, [14] prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
; Mateus 6:33-34 Mateus 6:33-34 [33] Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. [34] Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Almeida Atualizada×
).

Quando estamos recém "batizados em Cristo”, ainda somos "meninos em Cristo" (Gálatas 3:27 Gálatas 3:27Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 3:1 1 Coríntios 3:1E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.
Almeida Atualizada×
). Mas não devemos permanecer como crianças espirituais. "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo" (1 Pedro 2: 2).

Cristo não disse que segui-Lo e entrar no Reino seria tarefa fácil. Ele comparou isso a entrar numa porta estreita, dizendo que poucos nesta idade seriam capazes de conseguir (Lucas 13:24 Lucas 13:24Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
Almeida Atualizada×
). Mas o que é muito valioso tem um preço muito alto. Como observado anteriormente, Jesus comparou o Reino de Deus a um tesouro e a uma "pérola de grande valor" (Mateus 13:44-46 Mateus 13:44-46 [44] O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. [45] Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; [46] e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.
Almeida Atualizada×
). O Reino de Deus vale todo e qualquer sacrifício de nossa parte (Lucas 14:33 Lucas 14:33Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.
Almeida Atualizada×
).

Deus não espera que confiemos em nossa própria força humana. Ele espera que trabalhemos diligentemente como se o sucesso depende somente de nós mesmos, mas sempre orando regularmente com toda sinceridade, e estando ciente de que, enfim, o sucesso total dependerá principalmente de Deus (Filipenses 2:12 Filipenses 2:12De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor;
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 2:15 2 Timóteo 2:15Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Almeida Atualizada×
; Provérbios 3:5-6 Provérbios 3:5-6 [5] Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. [6] Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Almeida Atualizada×
).

Ferramentas e armas espirituais

Paulo comparou as estratégias ou "ferramentas" de Deus para entrar no Reino com armaduras e armas, pois qualquer um que tente seguir a Cristo se vê automaticamente envolvido em uma guerra espiritual com o nosso arqui-inimigo, Satanás, o diabo (Lucas 10:19 Lucas 10:19Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
Almeida Atualizada×
; 2 Tessalonicenses 3:3 2 Tessalonicenses 3:3Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno.
Almeida Atualizada×
).

Mas não estamos indefesos, se tivermos a coragem de usar as ferramentas de Deus. Em Efésios 6:11 Efésios 6:11Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;
Almeida Atualizada×
, Paulo declara: "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo" (NVI). E nos versículos seguintes ele lista a armadura protetora de Deus.

O versículo 17 define a primeira arma ofensiva — "a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" — que significa a nossa necessidade de estudar, compreender e viver a Palavra de Deus, a Bíblia. Isso está ligado, no próximo versículo, com a oração.

As armas e armaduras de Deus são poderosas (2 Coríntios 10:4 2 Coríntios 10:4pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;
Almeida Atualizada×
). A questão é: Será que vamos vestir essa armadura e empunhar essas armas — e vamos usar as ferramentas espirituais mostradas nos capítulos anteriores deste guia de estudo bíblico?

Para recapitular os principais pontos que cobrimos, estabeleça como objetivo orar e ler a Bíblia, bem como meditar nela todos os dias. Porque assim como sentimos fraqueza quando pulamos alguma refeição diária, também começamos a enfraquecer espiritualmente quando perdemos um dia de alimento espiritual.

Precisamos jejuar ocasionalmente, pelas razões explicadas no capítulo sobre o jejum. Precisamos nos arrepender sinceramente toda vez que percebemos que somos culpados de um pecado — voltando-se e obedecendo humildemente a Deus.

E precisamos estar envolvidos ativamente na Igreja pelo resto de nossas vidas — porque há muitos benefícios e oportunidades de servir a Deus e a Seu povo.

Não desista — continue amadurecendo

Não podemos desistir, mas devemos continuar crescendo! Em Efésios 4, Paulo, de uma forma bela, explica o propósito da Igreja de Deus e de seus líderes: "E ele designou alguns...com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade... e cheguemos à maturidade... O propósito é que não sejamos mais como crianças...Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (versículos 11-15, NVI).

Talvez a melhor definição de maturidade espiritual seja o amor divino descrito no "capítulo do amor", em 1 Coríntios 13.

Quando Paulo escreveu a Timóteo, ele tinha razão para acreditar que o zelo dele havia diminuído, como uma fogueira que começa a se apagar. Paulo escreveu: "Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos" (2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
). Se sua fogueira estiver apagando, então abane-a para que fique em chamas!

Quando o autor do livro de Hebreus, que parece ter sido Paulo, escreveu aos cristãos judeus, que estavam na Igreja de Deus por muitos anos, ele sabia que muitos deles tinham parado de crescer e estavam "negligentes para ouvir" (Hebreus 5:11 Hebreus 5:11Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.
Almeida Atualizada×
). Ele disse que eles eram tão imaturos espiritualmente que ainda precisavam de "leite e não de sólido mantimento" (versículo 12). Ele exortou-os: "Avancemos para a maturidade" (Hebreus 6:1 Hebreus 6:1Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
Almeida Atualizada×
, NVI).

Terminar a corrida

Paulo comparou a vida de um crente a uma corrida em que o vencedor recebe uma recompensa valiosa: "Corram de tal modo que alcancem o prêmio [a vida eterna]" (1 Coríntios 9:24 1 Coríntios 9:24Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
Almeida Atualizada×
, NVI). Ele disse: "Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou" (Atos 20:24 Atos 20:24mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Assim nos diz Hebreus 12:1-2 Hebreus 12:1-2 [1] Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, [2] fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado � direita do trono de Deus.
Almeida Atualizada×
: "Corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé".

Nunca treinamos o suficiente para uma grande corrida. E não é suficiente apenas começar uma corrida. O que realmente importa é cruzar a linha de chegada. Em última análise, a única coisa que importa nesta vida é atravessar a barreira da vida mortal para a vida imortal.

Quando Paulo soube que sua "partida" estava próxima, que logo seria executado, ele disse: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda" (2 Timóteo 4:7-8 2 Timóteo 4:7-8 [7] Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. [8] Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Vamos torcer para que possamos dizer a mesma coisa no fim de nossas vidas. E pode acontecer, se usarmos as ferramentas de Deus para crescer espiritualmente e sermos fiéis a Ele e não pararmos de crescer!