O Exemplo da oração do Pai Nosso

Você está aqui

O Exemplo da oração do Pai Nosso

Em Lucas 11:1-4, um dos discípulos de Jesus pediu que o ensinasse a orar, então, basicamente, Ele entregou a mesma oração. Infelizmente, muitos têm perdido o ponto de vista de Jesus e recitam repetitivamente o texto dessa oração — justamente o que Ele disse para não fazer.

Quando Jesus ensinou, dizendo que devemos orar "assim" (Mateus 6: 9) ou quando disse: "Quando orardes, dizei..." (Lucas 11:2), Ele não quis dizer para repetirmos textualmente Suas palavras. Na verdade, Ele deu um exemplo do tipo de coisas a dizer ou um esboço de categorias de coisas a cobrir.

Quando vemos essa estrutura de oração, vemos que Ele inicia e encerra com louvor a Deus, inserindo no meio as petições. Vamos analisar a passo a passo:

"Pai nosso, que estás nos céus".  Temos que estar atento a como devemos tratar o grande Deus celestial, e ressaltar o privilégio de vir diante dEle em um relacionamento íntimo, como Seus filhos. O trecho "nosso" foca aqui na inclusão de todos os outros.

"Santificado seja o Teu nome". Nós expressamos o desejo de que o nome de Deus e tudo o que ele representa deve ser tratado como sagrado — louvado, honrado e respeitado — por todos, e, especialmente, por nós que expressamos louvor e gratidão a Ele.

"Venha o Teu reino". Expressamos nosso apoio incondicional ao plano de Deus, suplicando que Seu governo venha logo a esse mundo para colocar tudo em seu devido lugar — consciente do quanto esse mundo anda errante. E nós, particularmente, desejamos que Deus reine em nossas vidas agora. (Observe que todas as petições dessa oração serão finalmente realizadas quando o Reino de Deus vier).

"Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu". Pedimos que todos possam obedecer perfeitamente a Deus, assim como fazem os anjos no céu — e que deveríamos buscar e obedecer à vontade de Deus em nossas vidas.

"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Pedimos que Deus cuide de nossas necessidades imediatas — tanto físicas como espirituais. Devemos pedir pelos outros também e não apenas por nós mesmos. E devemos agradecer por aquilo que Deus já nos abençoou. A frase remonta ao "pão de cada dia", ou maná, pelo qual Deus sustentou os antigos israelitas nos quarenta anos de peregrinação no deserto para ensinar-lhes que eles, enfim, dependiam completamente dEle — uma lição vital para nós também .

"Perdoa-nos as nossas dívidas [ou pecados], assim como nós perdoamos aos nossos devedores (quem nos têm ofendido)" — o aspecto de ofensas aqui diz respeito a pagar as consequências que merecemos. Com uma atitude de arrependimento, pedimos que Deus nos perdoe o que fizemos de errado e agradecemos por Sua grande misericórdia e pelo sacrifício de Jesus Cristo e também reconhecemos que devemos ter uma atitude de perdão para com os outros que já nos fizeram mal de alguma maneira (Mateus 6:12).

"E não nos deixes cair em tentação [ou provação grave]". Pedimos a Deus que nos ajude a aprender rapidamente as lições e fazer o que é certo imediatamente ao invés de ter que passar por dificuldades e tribulações para agir conforme o caminho de Deus.

"Mas livra-nos do mal". Pedimos proteção — contra danos ou calamidade, bem como contra qualquer maldade dirigida a nós. Buscamos nos libertar do maligno — Satanás, o diabo — e de seus cúmplices demoníacos e também da sociedade influenciada por ele. E pedimos que sejamos resgatados de nosso eu corrupto e da nossa natureza egoísta.

"Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre". Terminamos nossas orações como começamos, louvando a Deus. Esta é uma forma condensada do louvor de Davi em 1 Crônicas 29:11 (ver também Salmos 145:10-13).

"Amém!" Esta afirmação conclusiva significa "certamente" ou "assim seja". E, de acordo com a instrução de Jesus, devemos orar ao Pai em Seu nome (João 16:24, 26), por isso também é apropriado incluir antes da palavra Amém a frase "em nome de Jesus" ou equivalente.

Mais uma vez, devemos pensar nas partes da oração acima não como palavras exatas para serem ditas ao orar, mas como exemplos do que dizer — ou mesmo como temas para a reflexão. Entenda que o incenso no tabernáculo e no serviço no templo de Deus no Antigo Testamento representavam figurativamente as orações do povo de Deus (Salmo 141:2; Apocalipse 5:8; 8:3-4). E aquele incenso era para ser "moído" (Levítico 16:12). Isto parece simbolizar a importância de expressar pequenos detalhes em nossas orações.

É claro que algumas orações serão mais curtas e outras mais longas — isso depende das circunstâncias. Em todo caso, temos que reservar um tempo para orar.

Nunca pense que você não tem nada para dizer numa oração. Jesus deu uma lista repleta de assuntos aqui. Além disso, a Bíblia contém outras orações que fornecem outros exemplos — incluindo os salmos. E, além de levar em contas essas passagens, você sempre pode pedir a que Deus lhe ajude a orar. Certamente, as palavras virão.