Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Jejum: Uma Ferramenta Espiritual Poderosa

Você está aqui

O Jejum

Uma Ferramenta Espiritual Poderosa

A única coisa que a maioria das pessoas sabe sobre o jejum é que ele pode servir para perder peso. Mas há muito mais que isso, que precisamos entender sobre o jejum.

A Bíblia tem muito a dizer sobre essa importantíssima chave espiritual, que, muitas vezes, tem sido negligenciada. Deus deseja e espera que Seus seguidores jejuem. Uma vez perguntaram a Jesus Cristo por que Seus discípulos não jejuavam como as outras pessoas religiosas. Ele respondeu com uma breve parábola, explicando que era porque Ele ainda estava junto com os Seus discípulos. Ele afirmou que quando não estivesse mais entre eles (referindo-se ao iminente Seu retorno para o céu), "então jejuarão" (Mateus 9:14-15 Mateus 9:14-15 [14] Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? [15] Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados �s núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar.
Almeida Atualizada×
).

Com isso Ele quis dizer que todos os Seus futuros discípulos iriam jejuar. Por quê? Porque precisamos do jejum com oração para nos ajudar a manter uma estreita relação com Deus Pai e Jesus Cristo. E há outros grandes benefícios espirituais no jejum, como veremos a seguir.

Quando Jesus falou aos discípulos sobre como jejuar, claramente Ele estava esperando que fossem jejuar (Mateus 6:16-18 Mateus 6:16-18 [16] Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. [17] Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, [18] para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Almeida Atualizada×
). Ele não disse: "se jejuardes", mas "quando jejuardes". E note que, neste capítulo, Jesus dá ênfase ao jejum tanto quanto à oração e a prática de boas obras.

O jejum é mencionado com destaque no Antigo e Novo Testamento. O registro bíblico daqueles que jejuaram inclui Moisés, Davi, Elias, Esdras, Neemias, Ester, Daniel, Ana e Jesus Cristo. O apóstolo Paulo fez "jejum, muitas vezes" (2 Coríntios 11:27 2 Coríntios 11:27em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.
Almeida Atualizada×
).

O que é o jejum?

Em certo sentido, todos jejuam. Quando estamos dormindo, nós ficamos sem qualquer alimento ou bebida. Isso é jejum. É por isso que a primeira refeição do dia é chamada de desjejum. No entanto, quando as pessoas falam de jejum, geralmente é no sentido de um período de tempo mais longo sem comer nem beber, realizado de forma voluntária. Pode ser um dia inteiro, parte de um dia ou mais de um dia.

Um jejum para a saúde é qualquer dieta restritiva temporária que, supostamente, trará determinados benefícios à saúde. Mas estamos falando do jejum para a saúde espiritual, que envolve a abstenção de comida e bebida, enquanto empregamos esse tempo extra na oração, na meditação e no estudo da Bíblia (Êxodo 34:28 Êxodo 34:28E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.
Almeida Atualizada×
; Esdras 10:6 Esdras 10:6Em seguida Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da infidelidade dos do cativeiro.
Almeida Atualizada×
; Ester 4:16 Ester 4:16Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.
Almeida Atualizada×
; Atos 9:9 Atos 9:9E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Almeida Atualizada×
).

O ideal seria passar a maior parte do tempo de vigília, durante o jejum, orando, estudando e meditando. Se isso não for possível, pelo menos devemos fazer isso durante o tempo extra em que, normalmente, estaríamos nos alimentando.

Equívocos quanto ao jejum

Uma pessoa saudável, que não transpira muito, pode ficar sem comida e água por cerca de três dias antes de o corpo começar a se estressar. E também pode ficar sem comida por vários dias se estiver bebendo água. Por essa razão, os impressionantes quarentas dias de jejuns de Moisés, Elias e Jesus Cristo (Deuteronômio 9:9 Deuteronômio 9:9Quando subi ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do pacto que o Senhor fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.
Almeida Atualizada×
; 1 Reis 19:8 1 Reis 19:8Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
Almeida Atualizada×
; Lucas 4:2 Lucas 4:2durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome.
Almeida Atualizada×
) só foram possíveis por causa da intervenção sobrenatural de Deus.

O tempo que se pode jejuar com segurança depende da saúde de cada um. Se você não tem certeza sobre suas limitações de saúde, seria aconselhável procurar um médico para saber. Então comece pulando uma refeição ou duas e depois vá aumentando gradualmente até chegar a um dia inteiro de jejum — fique atento a qualquer efeito adverso.

No entanto, não devemos considerar simples indisposições — incluindo sentir fome, sede e fraqueza — como "efeitos adversos". Para a maioria das pessoas, uma dor de cabeça é simplesmente um sintoma da abstinência do consumo regular de cafeína. Seria prudente diminuir a ingestão de bebidas com cafeína antes de começar um jejum.

Outra opção é um jejum parcial, tal como mencionado em Daniel 10:3 Daniel 10:3Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.
Almeida Atualizada×
. Aqui mostra que é seguro ingerir a quantidade de alimentos e/ou água necessários para se passar esse tempo extra na oração, no estudo da Bíblia e na meditação. Isto, também, pode ser muito proveitoso espiritualmente.

O jejum é impopular em uma cultura de autogratificação instantânea. As pessoas pensam que precisam diariamente de três refeições e lanches. Em uma cultura que vive continuamente em festa, ao que parece, não há lugar para o jejum! Sob este aspecto, o jejum é bom para desenvolver o caráter — desenvolvendo a autodisciplina, o comprometimento, a moderação e melhores hábitos alimentares.

Razões importantes para fazer jejum

O jejum é parte importante do desenvolvimento adequado e fundamentado de um relacionamento com Deus (Lucas 2:36-37 Lucas 2:36-37 [36] Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; [37] e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.
Almeida Atualizada×
; Atos 13:2 Atos 13:2Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Almeida Atualizada×
).

O jejum piedoso é muito mais do que uma greve de fome usada para conseguir algum ganho político ou chamar a atenção para uma causa pessoal. O jejum é um exercício de autodisciplina sobre os nossos desejos carnais, que mantém Deus em primeiro lugar em nossos pensamentos. Ele nos liberta da escravidão de nossos apetites, enquanto nos concentramos no verdadeiro "Pão da Vida", Jesus Cristo (João 6:48-51 João 6:48-51 [48] Eu sou o pão da vida. [49] Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. [50] Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. [51] Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
Almeida Atualizada×
, 63). Quando jejuamos, nós fazemos um pequeno auto-sacrifício para nos concentrar no incrível sacrifício de nosso Salvador e Seu plano para nós.

Por natureza, somos egocêntricos (egoístas), por isso devemos trabalhar para nos focarmos em Deus. Um dos objetivos importantes do jejum é aprender sobre a humildade — para entender melhor como Deus é grande e como somos fracos, pecadores e necessitados. O rei Davi entendeu isso quando escreveu: "Humilhava a minha alma com o jejum" (Salmo 35:13).

Deus se agrada de corações humildes. Ele disse em Isaías 66:2 Isaías 66:2A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra.
Almeida Atualizada×
: "A este Eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da Minha palavra" (NVI). Em Mateus 5:3 Mateus 5:3Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Almeida Atualizada×
, Jesus disse: "Bem-aventurados os pobres de espírito [humildes e dependentes], porque deles é o reino dos céus".

Jesus deixou claro que se jejuamos para nos mostrar — "para que aos homens pareça que jejuam" — somos hipócritas e não teremos nenhuma recompensa de Deus (Mateus 6:16-18 Mateus 6:16-18 [16] Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. [17] Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, [18] para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Almeida Atualizada×
). Jesus não quis dizer que é sempre errado dizer a alguém que se está jejuando. Muitas vezes, há necessidade de informar a alguém que você está jejuando, por exemplo, ao seu cônjuge. Jesus estava falando necessariamente de razões e atitudes corretas.

Jesus contou uma parábola em que um fariseu orgulhoso ostentava diante de Deus: "Jejuo duas vezes por semana" (Lucas 18:9 Lucas 18:9Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Almeida Atualizada×
, 12). O homem imaginava que era humilde e tinha orgulho disso! O jejum com uma atitude tão vaidosa é inútil.

Deus quer que tenhamos "fome e sede de justiça" (Mateus 5:6 Mateus 5:6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
Almeida Atualizada×
). Quando jejuamos, nós sentimos fome e ficamos cada vez mais fracos fisicamente. Além de reforçar o fato de que Deus é Aquele que nos sustenta e supre todas as nossas necessidades, outra importante lição disso é que logo ficamos espiritualmente mais fracos quando negligenciamos o alimento da oração, do estudo da Bíblia e todos os outros recursos para sermos transformados espiritualmente em filhos e filhas de Deus.

A Bíblia tem apenas uma ordem a respeito de quando jejuar. O povo de Deus foi ordenado, em Levítico 23, a jejuar, no Dia da Expiação, por 24 horas — de um ocaso a outro (versículos 27-32). Este dia de jejum está listado aqui entre as épocas anuais de Deus ou dias de festa espirituais.

Além dos benefícios pessoais do jejum, o Dia da Expiação tem um significado profético. Para saber mais sobre o significado do jejum no Dia da Expiação, não deixe de baixar ou solicitar gratuitamente nosso guia de estudo bíblico Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança Para Toda a Humanidade.

Outros propósitos do jejum

Além do propósito principal de adoração a Deus, aproximar-se dEle, negar-se, humilhar-se e crescer espiritualmente, não é errado ter propósitos secundários no jejum — orar suplicando a ajuda de Deus por algumas de nossas necessidades sérias ou de outras pessoas.

Quando Deus não lhe responder às orações acerca de alguma necessidade, procure jejuar e orar. Um exemplo foi quando os discípulos não puderam expulsar um demônio, Jesus disse-lhes que "esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum" (Mateus 17:14-21 Mateus 17:14-21 [14] Quando chegaram � multidão, aproximou-se de Jesus um homem que, ajoelhando-se diante dele, disse: [15] Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epiléptico e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água. [16] Eu o trouxe aos teus discípulos, e não o puderam curar. [17] E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. [18] Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado. [19] Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo? [20] Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível. [21] [mas esta casta de demônios não se expulsa senão � força de oração e de jejum.]
Almeida Atualizada×
). O jejum apropriado, muitas vezes, resulta em progressos espirituais significativos. Enquanto contamos com as ferramentas espirituais da oração, do estudo da Bíblia e da meditação cotidianamente, de vez em quando pode ser necessária a poderosa ferramenta do jejum.

Pode haver muitas razões para jejuar, como um problema pessoal, um pecado difícil de superar, uma decisão importante a tomar, uma crise da Igreja, uma ameaça, a necessidade de mudar a atitude de alguém ou expressar agradecimento, entre outras coisas. Para estudar mais profundamente o assunto, use uma concordância bíblica e procure todas as passagens que contêm as palavras jejum, jejuar e jejuando. Busque saber por que as pessoas jejuavam, por que estavam orando e o que Deus fez, como resultado desse jejum.

No entanto, nunca devemos ver o jejum como uma forma de pressionar a Deus para conseguir o que queremos (Isaías 58:3 Isaías 58:3Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos.
Almeida Atualizada×
). Deus quer que oremos acerca de nossos problemas, mas não que tentemos ditar as soluções. Nossa atitude deve ser como a de Jesus Cristo que, quando orava, dizia: "Todavia, não se faça a Minha vontade, mas a Tua" (Lucas 22:42 Lucas 22:42dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Almeida Atualizada×
).

É muito bom quando um grupo, como uma congregação da igreja ou um círculo de amigos, decide jejuar juntos a respeito de algum assunto urgente. Quando o seu país estava sendo invadido, o rei Josafá "apregoou jejum em todo o Judá" (2 Crônicas 20:1-3 2 Crônicas 20:1-3 [1] Depois disto sucedeu que os moabitas, e os amonitas, e com eles alguns dos meunitas vieram contra Jeosafá para lhe fazerem guerra. [2] Vieram alguns homens dar notícia a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão de Edom, dalém do mar; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. [3] Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.
Almeida Atualizada×
). Com a pregação de Jonas, "os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum" (Jonas 3:5 Jonas 3:5E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor.
Almeida Atualizada×
).

Para suplicar a proteção de Deus, Esdras proclamou um jejum a todos os exilados, que estavam retornando a Judá (Esdras 8:21-23 Esdras 8:21-23 [21] Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda. [22] Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam. [23] Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu �s nossas orações.
Almeida Atualizada×
). Ester pediu que todos os judeus da capital persa jejuassem para que Deus os livrasse do genocídio (Ester 4:16 Ester 4:16Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.
Almeida Atualizada×
).

Isaías 58:1-12 Isaías 58:1-12 [1] Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e � casa de Jacó os seus pecados. [2] Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus!, [3] Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. [4] Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fara ouvir no alto. [5] Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor? [6] Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? [7] Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? [8] Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. [9] Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; [10] e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. [11] O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. [12] E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.
Almeida Atualizada×
é uma passagem expressiva que contrasta as atitudes certas e as erradas quanto ao jejum. Nela se mostra claramente que o jejum não deve ser um mero ritual. O intuito do jejum é nos ensinar a estarmos dispostos ao sacrifício para servir aos outros. O quanto estamos dispostos a nos sacrificar e "desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos... partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?" (versículos 6-7, NVI).

A Palavra de Deus nos exorta a estarmos "firmes no Senhor" (Filipenses 4:1 Filipenses 4:1Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor, amados.
Almeida Atualizada×
; 1 Tessalonicenses 3:8 1 Tessalonicenses 3:8porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.
Almeida Atualizada×
), que significa está agarrado firmemente na Rocha. Pelo que aprendemos na Bíblia sobre o jejum, vemos que as pessoas que jejuam e oram a Deus com sinceridade e regularidade, muito provavelmente vão manter-se "firmes no Senhor"!