O Privilégio e o Poder da Oração

Você está aqui

O Privilégio e o Poder da Oração

"E [Jesus] contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer" (Lucas 18:1).

Os pais querem ouvir seus filhos porque os ama. Deus quer ouvir seus filhos pela mesma razão, porque Ele nos ama.

O que significa orar? Significa estar conversando e arrazoando com nosso Criador. Todos podem e deveriam fazer isso. O que é mais inspirador é saber que Deus ouve, Ele está interessado em nossas orações e as responde! A oração é eficaz — ou seja, a oração de pessoas sinceras diante de Deus obtém resultados.

Deus nunca está dormindo ou ocupado demais para nos ouvir. Nunca há uma conexão ruim ou um mau momento. Você nunca vai receber um sinal de ocupado ou ser colocado em espera. Você tem minutos de acesso ilimitado — até horas. Então, você não tem desculpas!

O homem mais poderoso da história

Até mesmo Jesus Cristo, que era Deus na carne (João 1:1-5, 14), sabia a importância de orar ao Pai Celestial. A Bíblia nos dá inúmeros exemplos de Jesus orando fervorosamente ao Pai, não apenas louvando a Deus, mas pedindo ajuda. Sem dúvida, Jesus sabia que o Deus celestial era a melhor fonte de se obter sucesso em cada empreitada.

Imagine, se Jesus Cristo precisou de ajuda do Pai Celestial, o que dizer de nós! E ainda temos muitos outros exemplos. Todas as pessoas dedicadas a Deus, na Bíblia e na história, eram pessoas que oravam.

Os discípulos de Jesus logo perceberam qual era a fonte do poder de Seu Mestre. Eles disseram: "Senhor, ensina-nos a orar" (Lucas 11:1). Você gostaria de aprender os ensinamentos de Cristo sobre a oração? Provavelmente, você os tem em sua casa. Pois, eles estão espalhados por toda a Bíblia.

Qualquer um pode começar a orar antes mesmo de aprender alguma coisa sobre a oração. Deus ouve e aprecia as orações mais simples. Jesus deixou isso claro: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Mateus 7:7).

Mas Deus quer que cresçamos em compreensão e aplicação da oração. Assim como aprender um novo hobby, esporte ou atividade, a satisfação e recompensa aumentam com a habilidade e o conhecimento agregado. Por isso, é de inestimável valor ler e entender os ensinamentos bíblicos a respeito da oração.

Podemos adquirir muito entendimento e inspiração através dos diversos exemplos maravilhosos de orações no livro de Salmos e em toda a Bíblia. A prática diária leva naturalmente à proficiência e ao prazer de orar. Muitas pessoas têm experimentado e aprovado isso.

Falar com Deus com a confiança de um filho com o seu Pai

Quando Seus discípulos disseram: "Ensina-nos a orar", Jesus começou a lição dando-lhes um breve resumo das coisas mais importantes e básicas da oração diária. Popularmente chamada de "Pai Nosso", a instrução de Jesus se encontra em Lucas 11:2-4 e Mateus 6:9-13. (Para entender melhor, consulte "O Exemplo do Pai Nosso" na página 8).

Veja que Jesus sugeriu que a forma mais frequente de se dirigir a Deus é como "Pai nosso, que estás nos céus". Podemos e devemos nos relacionar com Deus, usando os nomes e títulos dEle revelados nas Escrituras. Mas o mais importante nesse relacionamento é entender que Ele é nosso Pai — um Pai todo-amoroso e perfeito.

Todos os seres humanos podem e devem pensar em Deus como seu Pai, já que Ele é seu Criador. E à medida que sua relação com Deus torna-se mais próxima, essa relação de pai para filho começa a alcançar níveis mais profundos e mais íntimos.

Então, como devemos falar com Deus? Ele quer que nos aproximemos dEle como a um pai amado. Devemos nos sentir confiantes, seguros, compreendidos, estimados e amados ao chegar diante dEle. Quando falamos com nossos pais físicos não dizemos coisas repetitivas ou citamos um texto, não usamos um tom meloso, artificial ou monótono. E não precisamos usar linguagem arcaica por achar que soa mais religioso. Pois, isso também não é necessário para Deus.

Nosso Pai Celestial valoriza as orações oferecidas com honestidade e sinceridade, mesmo que sejam queixas respeitosas. Certamente, as orações no livro de Salmos retratam uma honestidade franca.

Quando as pessoas oram dizendo palavras agradáveis, mas pensam e fazem ao contrário, provavelmente, acham que Deus não pode ler as mentes. Quando usamos a nossa língua, com a qual "bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens", a nossa oração é vista como hipócrita (Tiago 3:9-12, 17; ver também Mateus 7:21-23).

Imaginar como Deus é torna-se relativamente fácil para alguém que teve um pai terreno amoroso e atencioso. Sem dúvida, é muito mais difícil, especialmente no início, para alguém cuja experiência com os pais tenha sido de pouco diálogo, ausência ou de violência.

Essa pessoa precisa se esforçar muito para aprender como é um pai ideal e como fixar essa imagem em sua mente. Algumas descrições inspiradoras e animadoras de Deus como nosso Pai Celestial, são encontradas em Mateus 7:9-11; João 3:16-17; Tiago 1:5; 17; 1 João 4:8-19; Salmo 103 e Lucas 15:11-32 (o pai na parábola do filho pródigo).

A vida é feita de relacionamentos

De todas as criaturas de Deus, o ser humano tem o privilégio único e impressionante de ter sido criado à Sua imagem (Gênesis 1:26-27). E seu maior benefício é ter a capacidade de ter um relacionamento pessoal com Deus.

Em toda a Sua Palavra, Deus sublinha repetidamente a importância dos relacionamentos justos. De fato, Jesus disse que os dois maiores mandamentos são amar a Deus e amar o nosso próximo (Mateus 22:35-40).

A partir de nossa criação, Deus tem feito muitas coisas para ter um relacionamento conosco. Cabe a nós responder-Lhe e tomar a iniciativa de nutrir essa relação com uma boa comunicação. "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós", assim nos diz Tiago 4:8. Nossas orações nos mantêm conectados com Deus. (Nos capítulos posteriores deste guia de estudo cobriremos o estudo da Bíblia, a meditação e o jejum e também como isso nos ajuda a nos aproximar e permanecer perto de Deus).

Jesus disse aos Seus discípulos: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" (João 15:15). Aqui Jesus explicou um fator crucial para a verdadeira amizade — a comunicação aberta e sincera. Um verdadeiro amigo é alguém com quem você fala abertamente e regularmente.

Deus é um grande comunicador. Ele registra na Bíblia Sua revelação de tudo que é preciso saber sobre Seu plano para nossas vidas. Sua Palavra nos dá Sua visão de mundo, o quadro de uma verdadeira perspectiva sobre a vida — passada, presente e futura. Além disso, Ele se comunica conosco e nos guia de outras maneiras — por Seu Espírito Santo, através da sua Igreja, através de pessoas e por meio de circunstâncias e provas que Ele determina.

Mas um bom relacionamento depende de duas vias de comunicaçãoum diálogo. A oração e o estudo da Bíblia andam de mãos dadas, juntamente com a seriedade no pensamento e na introspecção sobre como aplicar os ensinamentos de Deus em nossas vidas. Cada um de nós deveria se perguntar: Eu sou um bom amigo para Deus? Será que sou um bom filho ou filha para meu Pai? Converse com Ele diariamente!

Sem a oração, a vida é precária

Os seres humanos são físicos, frágeis e muito vulneráveis a inúmeros perigos — físicos, mentais e espirituais. O maior perigo é o nosso maior inimigo, Satanás, o diabo, que "anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8).

Efésios 6:10-20 explica que precisamos de uma armadura espiritual "para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" e a oração é uma parte importante dessa armadura (versículos 18-19). Por que enfrentar as batalhas da vida sem armadura? Se não oramos, então nos tornamos presas fáceis para esse implacável predador.

Seria uma grande tolice tentar "enfrentar sozinho" esse mundo maligno e perigoso — deixando de confiar em Deus. Alguns sofrimentos são castigos de Deus, sobretudo quando as pessoas pecam, conscientemente, contra Ele. Mas a maior parte dos sofrimentos advém automaticamente por causa de nossas próprias ações, das ações de outros ou do tempo e acaso.

No entanto, Deus intervém para proteger da maioria dos infortúnios àqueles que contam com Ele. Às vezes, Deus permite que Seus seguidores passem por provações pessoais para aprenderem certas lições, mas Ele os protege da maioria dos perigos. Para aqueles que procuram fazer a vontade de Deus e pedem Sua ajuda, Ele os guiará, auxiliará e protegerá continuamente. Se não abandonarmos a Deus, então Ele também nunca vai nos deixar ou abandonar (Hebreus 13:5). Esta é uma grande promessa! E ela nos traz uma paz de espírito!

Evidentemente, nós temos que fazer a nossa parte e nos esforçar para permanecermos fiéis a Deus. (Ver "Deus Estabelece Condições Para Responder Nossas Orações", na página 11).

Em nome de Jesus Cristo

Algumas pessoas ainda não aprenderam que Jesus Cristo é a única "porta" e o único "caminho" para Deus (João 10:9; 14:6). Mesmo assim, será que Deus vai responder as orações delas? Ele é imensamente misericordioso, por isso é provável que sim. Se a prática religiosa de uma pessoa esteja aquém do verdadeiro cristianismo bíblico, Deus pode, por algum tempo, até responder algumas de suas orações, apesar de sua ignorância religiosa e não por causa dela. Mas isso não vai durar muito tempo, se a pessoa não fizer nenhum esforço para aprender e praticar o que ensina a Bíblia.

A única promessa de resposta regular à oração é direcionada aos verdadeiros seguidores de Deus Pai, através de Seu Filho Jesus Cristo. Jesus é Aquele que, embora divino, tornou-se um ser humano, viveu uma vida perfeita, sofreu e morreu para pagar a pena do pecado por toda a humanidade. Ele é o Salvador do mundo. Ao falar de Jesus, o apóstolo Pedro disse: "Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12, NVI)

Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar" (João 16:23-24; ver também João 14:13-14). Como seres humanos, nós não temos o direito, a autorização ou privilégio de nos aproximar do trono de Deus com as nossas orações por causa da nossa própria bondade. Mas através da fé e do nosso compromisso com Jesus Cristo, Ele nos autoriza a invocar a Deus em Seu nome, agindo com a Sua autorização. Assim, com a sua aprovação, temos acesso a Deus quando oramos "em nome de Jesus”.

Jesus, servindo como nosso Sumo Sacerdote, intercede e media em nosso nome diante do Pai (Romanos 8:34; 1 João 2:1-2). Isso nos garante o acesso, através dEle, à plenitude da misericórdia e do perdão de Deus (Hebreus 2:17; 4: 14-16; 10:19-22). Então Deus Pai decide de que forma responder à oração, pois Jesus Cristo realiza a vontade do Pai.

Outros pontos sobre como e quando orar

Certamente, Deus "ouve" as orações silenciosas e qualquer pessoa próxima de Deus pode proferir tais orações, muitas vezes, ao longo de cada dia. A Bíblia nos diz: "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17). Mas Deus também tem o prazer de ouvir nossas orações audíveis. Inúmeras vezes as Escrituras mencionam pessoas orando por meio da voz, boca, lábios e língua, não apenas silenciosamente. Frequentemente, a Bíblia também usa expressões como rogo, pranto, clamor em alta voz, apelo, etc.

Algumas referências bíblicas mostram a frequência da oração como sendo de duas vezes por dia (Salmo 88:1) ou três vezes por dia (Salmos 55:17; Daniel 6:10), provavelmente aludem a orações audíveis e não o número total de orações.

Quanto às posições para se orar, a Bíblia menciona algumas — de joelhos, em pé, sentada, deitada. Às vezes, as circunstâncias, inclusive problemas de saúde, podem ser limitadoras das posições que escolhemos. Podemos falar com Deus durante uma caminhada ou dirigindo um carro. O mais importante é sempre fazer o melhor para expressar humildade e profunda reverência.

A Bíblia inclui exemplos de oração pública e oração em grupo, mas a maioria de nossas orações pessoais deve ser uma comunicação privada com Deus (Mateus 6:5-6). No entanto, a oração em família também é de vital importância. É importante ensinar as crianças ainda muito jovens a orar. Jesus disse: "Deixem vir a Mim as crianças" (Mateus 19:14, NVI). Deus está muito interessado e responsivo às suas orações.

Anda muito ocupado? Esta é a realidade para a maioria de nós. Está faltando tempo para orar? Pondere que todos nós arrumamos tempo para as coisas que consideramos muito importantes. E vamos conseguir mais do que pensamos em longo prazo, quando colocamos Deus em primeiro lugar. Por isso, não podemos nos dar ao luxo de não orar. A oração deve ser uma prioridade e um hábito diário.

Em suas orações, além de suas necessidades e desejos, não deixe de reservar um tempo para agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele tem derramado em sua vida. E também reserve um tempo para orar pelos outros.

Se você está vindo diante de Deus com um problema, abra o seu coração para Ele acerca do assunto sem ditar quais poderiam ser as soluções dEle. O Pai sabe qual a melhor saída. Deus sempre responde da maneira que acha que seja espiritualmente melhor para nós. E isso, às vezes, significa um "não" ou "agora não", ou uma resposta parcial à nossa oração ou algo diferente do que esperávamos ou queríamos.

Deus nos ouve

"Que é o homem mortal para que Te lembres dele?", perguntou Davi no Salmo 8:4. É algo extraordinariamente maravilhoso saber que Deus cuida de Seus pequenos seres — que Ele escuta cada uma de nossas orações e presta atenção em nós. E isso é verdade — Ele faz isso.

Não deixemos que a maravilhosa ferramenta espiritual da oração seja relegada ao esquecimento por não a utilizarmos. Vamos andar com Deus — obedecê-Lo e falar com Ele — em oração.

A Bíblia compara essa vida a uma peregrinação, pois vivemos em tendas longe de casa. Nosso objetivo é entrar no Reino de Deus — para "habitar na casa do Senhor para sempre" (Salmos 23:6). Nele é onde Deus quer que habitemos, pois é nosso destino, depois de Cristo voltar à Terra e ali vamos morar com Ele para sempre.

Nesse meio tempo, podemos ficar em contato — diário e constantemente com nosso Pai e nosso irmão mais velho, Jesus Cristo. Deus sempre escuta. Oremos.