A Boa Nova do Reino de Deus

Você está aqui

A Boa Nova do Reino de Deus

“Depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15).

O tema da mensagem de Jesus Cristo era a Boa Nova do Reino de Deus. E isso está muito claro através dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. E Lucas registra as próprias palavras Cristo quando ele informou qual era o Seu propósito: “Ele lhes disse: Também é necessário que Eu anuncie a outras cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado” (Lucas 4:43).

Marcos relata que, ao iniciar Seu ministério, “veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus” (Marcos 1:14).

Mateus disse que, “desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus… E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino” (Mateus 4:17, 23).

A passagem de Lucas 8:1 confirma que Jesus Cristo fez exatamente o que disse que faria: “E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus . . .” (Lucas 8:1).

Desde o princípio, essa mensagem do Reino foi o cerne e o foco do ensinamento de Cristo. Em conjunto, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João usam a expressão “o reino de Deus” em cinquenta e três passagens bíblicas. Sem dúvida, o evangelho trazido por Jesus diz respeito a esse Reino.

Os outros discípulos também proclamaram essa mensagem

E quanto aos Seus discípulos? O que Ele ordenou-lhes que pregassem? “E, convocando os Seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades; e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos” (Lucas 9:1-2).

Mais tarde, Ele instruiu a outros a proclamar essa mesma mensagem. “E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir...e dizei-lhes: É chegado a vós o Reino de Deus” (Lucas 10:1, 9).

Está muito claro que o Reino de Deus foi o tema do ministério de Cristo. No Seu Sermão da Montanha, num dos exemplos mais conhecidos de Sua mensagem, Ele apontou o Reino para Seus seguidores. Ele começou a Sua mensagem dizendo: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus… bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus” (Mateus 5:3, 10).

Cristo falou aos Seus seguidores da importância de obedecer à lei de Deus para conseguir entrar nesse Reino: “Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus” (Mateus 5:19-20).

Ele também avisou que temos de ser submissos à vontade de Deus para entrarmos no Reino: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21).

Ele ensinou os Seus seguidores a orar, dizendo: “Venha o Teu Reino” (Mateus 6:10). E observe atentamente que Ele ordenou-lhes: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça” (Mateus 6:33). A nossa principal prioridade deve ser buscar entrar no Reino de Deus.

Frequentemente, Ele serviu-se de parábolas para ilustrar alguns aspectos do Reino de Deus (Mateus 13, 20, 22, 25; Lucas 13, 19). Em uma de Suas últimas conversas, antes da crucificação, Ele disse a Seus discípulos que não participaria novamente dos símbolos da Páscoa até a Sua volta, quando irá beber “de novo...no Reino de Meu Pai” (Mateus 26:29).

Durante um período de quarenta dias, imediatamente após a Sua morte e ressurreição, Jesus Cristo foi visto pelos Seus seguidores. Note que, mesmo durante esse tempo, Ele continuou “falando do que respeita ao Reino de Deus” (Atos 1:3).

Qual mensagem foi proclamada pelos seguidores de Cristo?

Jesus Cristo não foi o único a proclamar essa mensagem. Antes de Cristo começar o Seu ministério, João Batista disse ao povo para se arrepender, anunciando que era “chegado o reino dos céus” (Mateus 3:2).

Como vimos, o ministério de Jesus era focado no Reino. Segundo as diretrizes de Cristo, os Seus discípulos deveriam continuar proclamando o Reino depois de Sua morte.

A importância da vida, sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo foi uma parte vital da mensagem ensinada pelos apóstolos. O apóstolo Pedro deixou isso claro em sua primeira pregação pública no mesmo dia em que a Igreja começou, ao receber, milagrosamente, o Espírito Santo (Atos 2:22-24, 36).

Pedro também falou sobre os conceitos mais amplos do Reino de Deus em seu ministério. Em 2 Pedro 1:10-11, lemos: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

Veja também que o povo queria ser batizado por causa da mensagem de Filipe acerca do Reino. “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres” (Atos 8:12).

Paulo anunciou o Reino

E quanto ao apóstolo Paulo? O livro de Atos registra que no princípio de seu apostolado, enquanto estabelecia congregações em várias cidades, ele confirmava “o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (Atos 14:22). Mais tarde, em Éfeso, Paulo, “entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus” (Atos 19:8).

Paulo descreveu a sua própria pregação em Corinto relacionando-a com o “reino de Deus” (1 Coríntios 4:20). Ele referiu-se a si próprio e aos seus companheiros como “cooperadores no Reino de Deus” (Colossenses 4:11).

Paulo, quando esteve em prisão domiciliar em Roma e quase ao fim de seu ministério, recebeu muitos visitantes, “aos quais declarava com bom testemunho o Reino de Deus e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde” (Atos 28:23). Observe que Paulo usava as escrituras do Antigo Testamento — a lei de Moisés e os profetas — para pregar sobre o Reino de Deus e Jesus Cristo.

Alguns deturpam o ensinamento de Paulo ao dizer, erroneamente, que ele pregava um evangelho somente acerca da vida, morte e ressurreição de Cristo. Porém, a verdade é que Paulo pregou uma mensagem sobre ambos, Jesus Cristo e o Reino de Deus. O último versículo do livro de Atos descreve Paulo “pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo” (Atos 28:31).

Aqueles que seguiram os passos de Jesus Cristo ensinaram a mesma mensagem que Ele ensinou. O livro de Atos e as cartas dos apóstolos à igreja primitiva deixam claro que eles ensinaram sobre o Reino de Deus.

O evangelho antes de Jesus Cristo

Alguns acreditam que o evangelho foi introduzido primeiramente por Jesus Cristo em Seu ministério terreno. Mas o evangelho é muito mais antigo. Ele é chamado de “o evangelho eterno” (Apocalipse 14:6). Os últimos quatro versículos de Hebreus 3 falam da incredulidade da antiga Israel e do triste destino daqueles que morreram no deserto, não entrando na terra prometida. E Hebreus 4:2 continua a história: “Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles . . .” Israel ouviu o evangelho, mas não o aceitou por falta de fé.

Centenas de anos antes disso, o patriarca Abraão também ouviu o evangelho (Gálatas 3:8). Estas duas passagens confirmam que o evangelho estava sendo pregado antes do ministério de Cristo na Terra.

Ao descrever como vai recompensar os que forem fiéis ao Seu caminho de vida quando voltar, Jesus Cristo revelou que o Reino de Deus foi preparado para nós muito antes do que podemos imaginar: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

O Reino de Deus foi pregado pelos servos de Deus antes do ministério de Jesus Cristo na Terra. Em alguns dos salmos, o rei Davi abordou profeticamente o Reino de Deus. Como ele escreve em Salmos 145:10-13: “Todas as Tuas obras Te louvarão, ó SENHOR, e os Teus santos Te bendirão. Falarão da glória do Teu reino e relatarão o Teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as Tuas proezas e a glória da magnificência do Teu reino. O Teu reino é um reino eterno; o Teu domínio estende-se a todas as gerações.”

O profeta Daniel também sabia sobre a vinda do Reino de Deus. Ele também foi inspirado a escrever sobre a esse futuro Reino: “O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão” (Daniel 7:27).

Entretanto, embora o evangelho tivesse sua origem na fundação do mundo e fora proclamado ao longo das eras, poucos o entenderam até que Jesus Cristo e os apóstolos o proclamaram ao mundo.

Mas, por quê? Como já mencionado, a antiga Israel não creu no evangelho nem teve a fé para aceitá-lo (Hebreus 3:19; 4:2). E, além disso, as escrituras do Antigo Testamento não juntavam todas as peças do enigma. Elas davam fascinantes vislumbres do Reino, mas para haver uma melhor compreensão seria necessário esperar a vinda de Jesus Cristo, o revelador dos “mistérios do reino” (Mateus 13:11).

Quando Jesus Cristo veio pregando o evangelho do Reino de Deus, Ele estabeleceu os fundamentos que Deus Pai havia planejado desde o início e que foram revelados pelos primeiros profetas. Como o mensageiro do Reino, Jesus revelou as verdades fundamentais que não foram compreendidas nas profecias do Antigo Testamento.

Um dos grandes mal-entendidos sobre o Reino, esclarecido e revelado por Jesus Cristo, foi que milhares de anos separariam Sua primeira vinda, como o Cordeiro sacrificial de Deus (João 1:29), da Sua segunda vinda, como o Rei conquistador desse Reino (Apocalipse 19:11-16). A Sua primeira vinda cumpriu uma parte essencial do evangelho do Reino — o Seu sacrifício tornou possível o nosso perdão, justificação e, enfim, a entrada nesse Reino. A Sua segunda vinda trará o estabelecimento desse Reino maravilhoso.

Do princípio ao fim, a Bíblia proclama uma mensagem consistente referente ao Reino de Deus, uma mensagem comunicada pelos servos de Deus ao longo dos tempos. Mas, paradoxalmente, a parte da revelação sobre o Reino de Deus, que foi claramente descrita nas profecias do Antigo Testamento — um reino real governado por um Messias profetizado — parece ser o aspecto menos compreendido do evangelho hoje em dia.

Muitos creem que a fantástica verdade de que os seguidores de Jesus Cristo terão uma vida eterna em um reino eterno torna totalmente desnecessário qualquer reinado terreno literal sobre os seres humanos físicos. Mas, o que diz a Bíblia? Devemos deixar de lado todas as ideias preconcebidas e acreditar nos claros ensinamentos da Palavra de Deus.