Como Você Pode Entrar no Reino

Você está aqui

Como Você Pode Entrar no Reino

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

O tema da salvação através da vida, da morte e da ressurreição de Jesus é o centro da mensagem do evangelho. Jesus Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou por uma razão: “Para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Essa parte surpreendente do evangelho — a entrada no Reino de Deus — é o aspecto que poucos entendem. E é o sinônimo de salvação. Sem entender essa parte do evangelho, não é possível entender o que é a salvação. Você sabe como entrar nesse Reino para alcançar a salvação mencionada na Bíblia?

Entrar na própria família de Deus

O que a salvação — a vida eterna no Reino de Deus — realmente significa para aqueles que a receberem? Vimos que a salvação é a transformação de um ser humano mortal e carnal em um filho imortal e glorificado de Deus. Observe como o livro de Hebreus expressa isso: “De fato, Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era certo ao tornar Jesus perfeito por meio do sofrimento a fim de que muitos, isto é, os Seus filhos, tomassem parte na Sua glória. Pois é Jesus quem os guia para a salvação. Jesus purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos” (Hebreus 2:10-11, BLH).

Você já sabia disso? Aqueles que entrarem no Reino de Deus serão “irmãos” de Cristo, tendo “o mesmo Pai” e sendo todos da mesma família — a família de Deus! Todos serão filhos de Deus, trazidos por Ele “à glória” — um estado glorificado de espírito imortal (1 Coríntios 15:42-44). Isto é o que significa salvação. “Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o Teu nome a Meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação…E outra vez: Eis-Me aqui a Mim e aos filhos que Deus Me deu” (Hebreus 2:11-13).

O fato de Jesus Cristo não se envergonhar de considerá-los como Seus próprios irmãos (e irmãs) demonstra o quanto esse relacionamento é íntimo e familiar. Aqueles que entrarem no Reino de Deus compartilharão até mesmo a divina natureza de Deus (2 Pedro 1: 4) por toda a eternidade.

Deus fará com que aqueles que entrarem em Seu reino sejam totalmente semelhantes a Jesus Cristo! O apóstolo João é direto ao dizer: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus…agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é” (1 João 3:1-2, ARA).

Exatamente! Os seres humanos que entrarem no Reino de Deus receberão a gloriosa honra de ser como o ressuscitado e glorificado Jesus Cristo. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados” (Romanos 8:16-17).

Este é o incrível potencial de todos os que receberem a vida eterna como membros da família que Deus está criando! Ser ressuscitado na família de Deus como um legítimo filho de Deus e fazer parte da própria família imortal de Deus é tão magnífico que é impossível comparar isso com qualquer coisa que já conhecemos. Nenhuma aflição, sofrimento e dificuldades nesta vida podem de forma alguma aproximar-se do inestimável valor do dom da vida eterna como filhos de Deus, tornando-se realmente semelhante a Jesus Cristo. Esse incrível futuro é a mensagem de Cristo sobre o Reino de Deus!

A recompensa dos santos

A prometida recompensa dos santos — ou salvação, como é frequentemente chamada — será entregue na ressurreição dos mortos (1 Coríntios 15:50-52). Isso vai ocorrer quando Jesus Cristo retornar ao toque da última trombeta e os reinos do mundo se tornar “os reinos...de nosso Senhor e do Seu Cristo” (Apocalipse 11:15). Aqueles que forem ressuscitados da vida mortal para a imortalidade entrarão em Seu Reino e auxiliarão a Cristo em um reinado de mil anos na Terra (Apocalipse 20:4-6).

O evangelho do Reino de Deus revela que Jesus Cristo estabelecerá o Seu Reino na Terra com os Seus santos ressuscitados para dar a todos a oportunidade da vida eterna. O desejo de Deus é que todos herdem o Reino de Deus, mas cada um em seu próprio tempo (2 Pedro 3:9; 1 Coríntios 15:20-26).

O verdadeiro evangelho revela que os santos — os fiéis seguidores de Jesus Cristo, que ressuscitarão à vida eterna quando Ele voltar — estarão envolvidos ativamente no governo de Jesus Cristo no Reino de Deus assim que este for estabelecido (Apocalipse 5:10). As profecias no livro de Isaías revelam que Cristo começará a trabalhar com os seres humanos que ficaram vivos, após Seu retorno, para ensinar-lhes Seus caminhos. Os santos ressuscitados auxiliarão a Cristo a curar espiritual e fisicamente as nações (Isaías 30:20-21; 35:1, 5-6).

Agora de posse da vida eterna, os fiéis seguidores de Jesus Cristo vão auxiliá-Lo como reis e sacerdotes no Reino de Deus (Apocalipse 1:6). Eles se tornarão seres espirituais glorificados e imortais, que viverão para sempre (1 Tessalonicenses 4:14-17; 1 Coríntios 15:42-44; 50-54).

Esta é a maravilhosa promessa de Deus a eles: “Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho” (Apocalipse 21:7). O que está incluso nessa herança? Hebreu 2:6-8 indica que o nosso destino final é participar no governo de todo o universo como filhos glorificados e imortais de Deus!

Um chamado à ação

A partir do momento que ouvimos e compreendemos o evangelho do Reino de Deus, Jesus espera que nos arrependamos e creiamos nas boas novas desse Reino (Marcos 1:14-15). O Seu reino é algo em que devemos entrar (Marcos 10:23-25).

O primeiro passo é aceitar a instrução de Jesus de se arrepender e crer nessa mensagem, nessa boa nova. Podemos pedir a Deus o perdão e a reconciliação por meio de Jesus Cristo e começar a viver de acordo com as leis do Reino de Deus ensinadas por Jesus Cristo. Aqueles que se recusarem a viver o santo caminho de vida de Deus serão impedidos de entrar no Reino de Deus e na vida eterna (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:5).

Jesus advertiu sobre os obstáculos que podem impedir nossa entrada no Reino (Mateus 5:20; 19:23-25; Marcos 9:47; Lucas 18:17; João 3:5). Para entrar no Reino, precisamos ter uma visão correta — uma atitude humilde, ensinável e pura — acompanhada do verdadeiro arrependimento, batismo e recebimento do Espírito Santo de Deus (Mateus 18:3; João 3:3, 5; Atos 2:38).

Se você quiser saber mais sobre o batismo e como sua vida pode mudar através da ajuda e orientação do Espírito Santo de Deus, baixe ou solicite nossos guias de estudo bíblicos gratuitos Transformando a Sua Vida: O Processo da Conversão, Você Pode Ter Uma Fé Viva e O Caminho para a Vida Eterna. Esse conhecimento é vital para você entrar no Reino de Deus.

A buscar pelo Reino de Deus deve se tornar nossa maior prioridade, não importando quais sejam nossas dificuldades. Paulo disse: “Pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (Atos 14:22). Jesus nos encoraja a superar essas dificuldades e manter o Reino de Deus como nosso principal objetivo (Mateus 6:33). Ele nos encoraja a orar para que o Reino de Deus venha logo (Mateus 6:10).

Quando nossas vidas são dedicadas a buscar o Reino de Deus, nossa visão será semelhante à dos patriarcas, conforme registrado em Hebreus 11. Note estas palavras inspiradoras acerca da orientação deles: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra…Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (versículos 13, 16). Os patriarcas se consideravam “estrangeiros e peregrinos” porque buscaram o Reino de Deus. A vida deles estava centrada nesse Reino e não em sua vida física e material.

O Mapa para o Reino

Uma das maneiras pelas quais os cristãos podem melhorar sua visão do Reino vindouro de Deus é buscando entender o significado dos sete Dias Santos anuais de Deus. Embora a maioria das pessoas pense neles como apenas observâncias judaicas, mas, na verdade, Deus deixou claro que eles são Seus Dias e Festas Santas (Levítico 23:2, 4). Deus entregou essas observâncias especiais para nos ajudar a entender o papel de Cristo em nossa salvação e como o Reino de Deus será estabelecido na Terra.

Em Colossenses 2:16-17, Paulo se referiu a essas festas como “sombras de coisas futuras”. Paulo e a Igreja guardavam-nas como lembrança do vindouro Reino de Deus. Embora outros tenham criticado os colossenses pelo modo como observavam esses dias, Paulo e os membros da Igreja primitiva entendiam a conexão entre o propósito desses dias e o evangelho (1 Coríntios 5:7-8; 11:23-29).

Entender o significado dessas assembleias sagradas anuais pode nos ajudar a compreender a maravilhosa mensagem que Jesus Cristo ensinou — o plano de Deus para o Seu Reino vindouro e a vida eterna. Se você gostaria de saber mais sobre as festas anuais e o plano de Deus para você, não deixe de solicitar nosso guias de estudo bíblico gratuitos  Por Que Você Nasceu? e As Festas Santas de Deus: A Única Esperança da Raça Humana.

Deus revela Sua maravilhosa verdade para aqueles que Ele está chamando agora (João 6:44). Jesus Cristo disse que Sua mensagem seria pregada no tempo do fim, antes de Sua segunda vinda. “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mateus 24:14).

A Igreja de Deus Unida está comprometida a proclamar esta mensagem e convida você a atender essa admoestação de Jesus Cristo para crer e responder ao Seu chamado. Para ajudar qualquer um que realmente esteja buscando o futuro Reino de Deus, oferecemos uma revista gratuita, A Boa Nova. Como seu nome indica, A Boa Nova é dedicada à mensagem proclamada por Jesus. Você encontrará muitos artigos explicando os ensinamentos de Jesus Cristo sobre o vindouro Reino de Deus e o que você deve fazer para entrar nesse Reino glorioso. Basta visitar nosso site revistaboanova.org ou entrar em contato com nosso escritório mais próximo de você para obter sua assinatura gratuita.

A mensagem que Jesus trouxe é chamada, apropriadamente, de boas novas — o evangelho — do Reino de Deus. E ela é realmente uma boa notícia, a melhor notícia que a humanidade poderia receber. Jesus Cristo está pedindo para você acreditar nas boas novas e “buscar primeiro o reino de Deus” (Mateus 6:33). Se você fizer isso, Jesus Cristo disse em Lucas 12:32 que será um prazer para Deus dar-lhe o Reino!