Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Como Você Pode Entrar no Reino

Você está aqui

Como Você Pode Entrar no Reino

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
).

O tema da salvação através da vida, da morte e da ressurreição de Jesus é o centro da mensagem do evangelho. Jesus Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou por uma razão: “Para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
). Essa parte surpreendente do evangelho — a entrada no Reino de Deus — é o aspecto que poucos entendem. E é o sinônimo de salvação. Sem entender essa parte do evangelho, não é possível entender o que é a salvação. Você sabe como entrar nesse Reino para alcançar a salvação mencionada na Bíblia?

Entrar na própria família de Deus

O que a salvação — a vida eterna no Reino de Deus — realmente significa para aqueles que a receberem? Vimos que a salvação é a transformação de um ser humano mortal e carnal em um filho imortal e glorificado de Deus. Observe como o livro de Hebreus expressa isso: “De fato, Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era certo ao tornar Jesus perfeito por meio do sofrimento a fim de que muitos, isto é, os Seus filhos, tomassem parte na Sua glória. Pois é Jesus quem os guia para a salvação. Jesus purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos” (Hebreus 2:10-11 Hebreus 2:10-11 [10] Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos � glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles. [11] Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,
Almeida Atualizada×
, BLH).

Você já sabia disso? Aqueles que entrarem no Reino de Deus serão “irmãos” de Cristo, tendo “o mesmo Pai” e sendo todos da mesma família — a família de Deus! Todos serão filhos de Deus, trazidos por Ele “à glória” — um estado glorificado de espírito imortal (1 Coríntios 15:42-44 1 Coríntios 15:42-44 [42] Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção. [43] Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. [44] Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
Almeida Atualizada×
). Isto é o que significa salvação. “Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o Teu nome a Meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação…E outra vez: Eis-Me aqui a Mim e aos filhos que Deus Me deu” (Hebreus 2:11-13 Hebreus 2:11-13 [11] Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, [12] dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. [13] E outra vez: Porei nele a minha confiança. E ainda: Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu.
Almeida Atualizada×
).

O fato de Jesus Cristo não se envergonhar de considerá-los como Seus próprios irmãos (e irmãs) demonstra o quanto esse relacionamento é íntimo e familiar. Aqueles que entrarem no Reino de Deus compartilharão até mesmo a divina natureza de Deus (2 Pedro 1: 4) por toda a eternidade.

Deus fará com que aqueles que entrarem em Seu reino sejam totalmente semelhantes a Jesus Cristo! O apóstolo João é direto ao dizer: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus…agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é” (1 João 3:1-2 1 João 3:1-2 [1] Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. [2] Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Exatamente! Os seres humanos que entrarem no Reino de Deus receberão a gloriosa honra de ser como o ressuscitado e glorificado Jesus Cristo. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados” (Romanos 8:16-17 Romanos 8:16-17 [16] O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; [17] e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Almeida Atualizada×
).

Este é o incrível potencial de todos os que receberem a vida eterna como membros da família que Deus está criando! Ser ressuscitado na família de Deus como um legítimo filho de Deus e fazer parte da própria família imortal de Deus é tão magnífico que é impossível comparar isso com qualquer coisa que já conhecemos. Nenhuma aflição, sofrimento e dificuldades nesta vida podem de forma alguma aproximar-se do inestimável valor do dom da vida eterna como filhos de Deus, tornando-se realmente semelhante a Jesus Cristo. Esse incrível futuro é a mensagem de Cristo sobre o Reino de Deus!

A recompensa dos santos

A prometida recompensa dos santos — ou salvação, como é frequentemente chamada — será entregue na ressurreição dos mortos (1 Coríntios 15:50-52 1 Coríntios 15:50-52 [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Almeida Atualizada×
). Isso vai ocorrer quando Jesus Cristo retornar ao toque da última trombeta e os reinos do mundo se tornar “os reinos...de nosso Senhor e do Seu Cristo” (Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
). Aqueles que forem ressuscitados da vida mortal para a imortalidade entrarão em Seu Reino e auxiliarão a Cristo em um reinado de mil anos na Terra (Apocalipse 20:4-6 Apocalipse 20:4-6 [4] Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. [5] Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. [6] Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Almeida Atualizada×
).

O evangelho do Reino de Deus revela que Jesus Cristo estabelecerá o Seu Reino na Terra com os Seus santos ressuscitados para dar a todos a oportunidade da vida eterna. O desejo de Deus é que todos herdem o Reino de Deus, mas cada um em seu próprio tempo (2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 15:20-26 1 Coríntios 15:20-26 [20] Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. [21] Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. [22] Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. [23] Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. [24] Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. [25] Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. [26] Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.
Almeida Atualizada×
).

O verdadeiro evangelho revela que os santos — os fiéis seguidores de Jesus Cristo, que ressuscitarão à vida eterna quando Ele voltar — estarão envolvidos ativamente no governo de Jesus Cristo no Reino de Deus assim que este for estabelecido (Apocalipse 5:10 Apocalipse 5:10e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Almeida Atualizada×
). As profecias no livro de Isaías revelam que Cristo começará a trabalhar com os seres humanos que ficaram vivos, após Seu retorno, para ensinar-lhes Seus caminhos. Os santos ressuscitados auxiliarão a Cristo a curar espiritual e fisicamente as nações (Isaías 30:20-21 Isaías 30:20-21 [20] Embora vos dê o Senhor pão de angústia e água de aperto, contudo não se esconderão mais os teus mestres; antes os teus olhos os verão; [21] e os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda.
Almeida Atualizada×
; 35:1, 5-6).

Agora de posse da vida eterna, os fiéis seguidores de Jesus Cristo vão auxiliá-Lo como reis e sacerdotes no Reino de Deus (Apocalipse 1:6 Apocalipse 1:6e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Almeida Atualizada×
). Eles se tornarão seres espirituais glorificados e imortais, que viverão para sempre (1 Tessalonicenses 4:14-17 1 Tessalonicenses 4:14-17 [14] Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. [15] Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 15:42-44 1 Coríntios 15:42-44 [42] Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção. [43] Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. [44] Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
Almeida Atualizada×
; 50-54).

Esta é a maravilhosa promessa de Deus a eles: “Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho” (Apocalipse 21:7 Apocalipse 21:7Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Almeida Atualizada×
). O que está incluso nessa herança? Hebreu 2:6-8 indica que o nosso destino final é participar no governo de todo o universo como filhos glorificados e imortais de Deus!

Um chamado à ação

A partir do momento que ouvimos e compreendemos o evangelho do Reino de Deus, Jesus espera que nos arrependamos e creiamos nas boas novas desse Reino (Marcos 1:14-15 Marcos 1:14-15 [14] Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus [15] e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
). O Seu reino é algo em que devemos entrar (Marcos 10:23-25 Marcos 10:23-25 [23] Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! [24] E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! [25] É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
Almeida Atualizada×
).

O primeiro passo é aceitar a instrução de Jesus de se arrepender e crer nessa mensagem, nessa boa nova. Podemos pedir a Deus o perdão e a reconciliação por meio de Jesus Cristo e começar a viver de acordo com as leis do Reino de Deus ensinadas por Jesus Cristo. Aqueles que se recusarem a viver o santo caminho de vida de Deus serão impedidos de entrar no Reino de Deus e na vida eterna (1 Coríntios 6:9-10 1 Coríntios 6:9-10 [9] Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, [10] nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 5:19-21 Gálatas 5:19-21 [19] Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, [20] a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, [21] as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Almeida Atualizada×
; Efésios 5:5 Efésios 5:5Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Jesus advertiu sobre os obstáculos que podem impedir nossa entrada no Reino (Mateus 5:20 Mateus 5:20Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Almeida Atualizada×
; 19:23-25; Marcos 9:47 Marcos 9:47Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno.
Almeida Atualizada×
; Lucas 18:17 Lucas 18:17Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele.
Almeida Atualizada×
; João 3:5 João 3:5Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Almeida Atualizada×
). Para entrar no Reino, precisamos ter uma visão correta — uma atitude humilde, ensinável e pura — acompanhada do verdadeiro arrependimento, batismo e recebimento do Espírito Santo de Deus (Mateus 18:3 Mateus 18:3e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Almeida Atualizada×
; João 3:3 João 3:3Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Almeida Atualizada×
, 5; Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

Se você quiser saber mais sobre o batismo e como sua vida pode mudar através da ajuda e orientação do Espírito Santo de Deus, baixe ou solicite nossos guias de estudo bíblicos gratuitos Transformando a Sua Vida: O Processo da Conversão, Você Pode Ter Uma Fé Viva e O Caminho para a Vida Eterna. Esse conhecimento é vital para você entrar no Reino de Deus.

A buscar pelo Reino de Deus deve se tornar nossa maior prioridade, não importando quais sejam nossas dificuldades. Paulo disse: “Pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (Atos 14:22 Atos 14:22confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus.
Almeida Atualizada×
). Jesus nos encoraja a superar essas dificuldades e manter o Reino de Deus como nosso principal objetivo (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
). Ele nos encoraja a orar para que o Reino de Deus venha logo (Mateus 6:10 Mateus 6:10venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Almeida Atualizada×
).

Quando nossas vidas são dedicadas a buscar o Reino de Deus, nossa visão será semelhante à dos patriarcas, conforme registrado em Hebreus 11. Note estas palavras inspiradoras acerca da orientação deles: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra…Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (versículos 13, 16). Os patriarcas se consideravam “estrangeiros e peregrinos” porque buscaram o Reino de Deus. A vida deles estava centrada nesse Reino e não em sua vida física e material.

O Mapa para o Reino

Uma das maneiras pelas quais os cristãos podem melhorar sua visão do Reino vindouro de Deus é buscando entender o significado dos sete Dias Santos anuais de Deus. Embora a maioria das pessoas pense neles como apenas observâncias judaicas, mas, na verdade, Deus deixou claro que eles são Seus Dias e Festas Santas (Levítico 23:2 Levítico 23:2Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:
Almeida Atualizada×
, 4). Deus entregou essas observâncias especiais para nos ajudar a entender o papel de Cristo em nossa salvação e como o Reino de Deus será estabelecido na Terra.

Em Colossenses 2:16-17 Colossenses 2:16-17 [16] Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, [17] que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
Almeida Atualizada×
, Paulo se referiu a essas festas como “sombras de coisas futuras”. Paulo e a Igreja guardavam-nas como lembrança do vindouro Reino de Deus. Embora outros tenham criticado os colossenses pelo modo como observavam esses dias, Paulo e os membros da Igreja primitiva entendiam a conexão entre o propósito desses dias e o evangelho (1 Coríntios 5:7-8 1 Coríntios 5:7-8 [7] Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado. [8] Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Almeida Atualizada×
; 11:23-29).

Entender o significado dessas assembleias sagradas anuais pode nos ajudar a compreender a maravilhosa mensagem que Jesus Cristo ensinou — o plano de Deus para o Seu Reino vindouro e a vida eterna. Se você gostaria de saber mais sobre as festas anuais e o plano de Deus para você, não deixe de solicitar nosso guias de estudo bíblico gratuitos  Por Que Você Nasceu? e As Festas Santas de Deus: A Única Esperança da Raça Humana.

Deus revela Sua maravilhosa verdade para aqueles que Ele está chamando agora (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
). Jesus Cristo disse que Sua mensagem seria pregada no tempo do fim, antes de Sua segunda vinda. “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mateus 24:14 Mateus 24:14E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Almeida Atualizada×
).

A Igreja de Deus Unida está comprometida a proclamar esta mensagem e convida você a atender essa admoestação de Jesus Cristo para crer e responder ao Seu chamado. Para ajudar qualquer um que realmente esteja buscando o futuro Reino de Deus, oferecemos uma revista gratuita, A Boa Nova. Como seu nome indica, A Boa Nova é dedicada à mensagem proclamada por Jesus. Você encontrará muitos artigos explicando os ensinamentos de Jesus Cristo sobre o vindouro Reino de Deus e o que você deve fazer para entrar nesse Reino glorioso. Basta visitar nosso site revistaboanova.org ou entrar em contato com nosso escritório mais próximo de você para obter sua assinatura gratuita.

A mensagem que Jesus trouxe é chamada, apropriadamente, de boas novas — o evangelho — do Reino de Deus. E ela é realmente uma boa notícia, a melhor notícia que a humanidade poderia receber. Jesus Cristo está pedindo para você acreditar nas boas novas e “buscar primeiro o reino de Deus” (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
). Se você fizer isso, Jesus Cristo disse em Lucas 12:32 Lucas 12:32Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Almeida Atualizada×
que será um prazer para Deus dar-lhe o Reino!