Existem Diferentes Evangelhos?

Você está aqui

Existem Diferentes Evangelhos?

Ocasionalmente, as escrituras chamam o evangelho por outros nomes, além de “evangelho do reino de Deus”. Por exemplo, a Bíblia menciona o “evangelho de Cristo” e o “evangelho de Deus” (Romanos 1:1, 16).

A expressão “evangelho de Deus” simplesmente demonstra que ele veio de Deus. Pois, Deus enviou essa mensagem à Terra através de Seus servos. Pedro disse que o evangelho foi enviado por Deus através de Jesus Cristo. Observe Atos 10:36-37: “A palavra que Ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos), esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galileia, depois do batismo que João pregou”.

O evangelho de Deus é a boa nova de Deus sobre o Reino de Deus. O evangelho de Jesus Cristo é a boa nova que Jesus trouxe como mensageiro de Deus. Todos são o mesmo evangelho e parte da mesma maravilhosa notícia que Deus enviou para a humanidade.

De igual modo, Paulo às vezes usa a expressão “meu evangelho” (Romanos 2:16; 16:25; 2 Timóteo 2:8). Mas isto não quer dizer que a mensagem se originou em Paulo nem que era um evangelho sobre Paulo. Pois, era uma mensagem que ele recebeu diretamente de Jesus Cristo. “O evangelho que por mim foi anunciado...pela revelação de Jesus Cristo” (Gálatas 1:11-12). Não há problema em Paulo usar o termo "meu evangelho", pois ele era um dos que o estava proclamando.

A boa nova também é referida como “evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). Desde o princípio somos chamados pela graça, justificados pela graça e salvos pela graça (Gálatas 1:6, 15; Romanos 3:24; Efésios 2:8). “O evangelho da graça” é outro modo apropriado de enfocar num aspecto diferente do mesmo evangelho que Jesus pregou: O grandioso amor de Deus para conosco, que era expresso pela Sua graça para com a humanidade.

Essa mensagem também foi chamada de “o evangelho da vossa salvação” (Efésios 1:13). Uma vez que a nossa entrada no Reino de Deus significa a nossa salvação, não há conflito algum nesta expressão em relação ao evangelho. Uma expressão complementa e reforça a outra. “O evangelho da paz” é outra expressão usada para descrever a boa nova (Romanos 10:15; Efésios 6:15). O Reino de Deus trará paz à Terra — um resultado importante de nossa crença e atitude quanto ao evangelho do Reino. Ao profetizar sobre o Reino de Deus, Isaías disse: “Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim” (Isaías 9:7).

Todas estas expressões descrevem o mesmo evangelho. Elas apenas acentuam os diferentes aspectos da mesma mensagem maravilhosa. Jesus Cristo veio pregar o evangelho do Reino de Deus (Marcos 1:14-15) e ensinar aos Seus discípulos a pregar essa mesma mensagem (Mateus 10:7), e Ele continuou a pregá-la enquanto aparecia aos discípulos depois de Sua crucificação (Atos 1:3). Depois de Cristo ressuscitar, os apóstolos pregaram esse mesmo evangelho, porém com mais entendimento sobre o significado do sacrifício e da ressurreição de Cristo. Embora as expressões que o descrevem possam variar, a mensagem é sempre a mesma.

A gloriosa verdade é que toda essa magnífica mensagem é um evangelho uniforme, e “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).