Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Reino Está Dentro de Você?

Você está aqui

O Reino Está Dentro de Você?

Muitas pessoas creem que Jesus Cristo ensinou que o Reino de Deus é algo que existe apenas no coração e na mente dos fiéis. Para isso, elas se baseiam em Lucas 17:20-21 Lucas 17:20-21 [20] Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; [21] nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Eí-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.
Almeida Atualizada×
, que diz: “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (ARA).

Essas ideias estão erradas por diversas razões. A palavra grega entos, traduzida como “dentro de” na versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) seria mais bem traduzida por “entre” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985 “Entre”). Outras versões da Bíblia, como a Almeida Revista e Corrigida (ARC) e a Almeida Corrigida e Fiel (ACF) traduzem as palavras de Cristo assim: “porque eis que o reino de Deus está entre vós”.

Aqui, Jesus Cristo não poderia estar dizendo aos fariseus que o Reino de Deus era algo que existia dentro do coração ou da mente deles — pois eles queriam matá-Lo (Mateus 12:14 Mateus 12:14Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem.
Almeida Atualizada×
, Marcos 3:6 Marcos 3:6E os fariseus, saindo dali, entraram logo em conselho com os herodianos contra ele, para o matarem.
Almeida Atualizada×
).

Em vez disso, nessa passagem, Cristo estava demonstrando que os fariseus não tinham o discernimento espiritual para reconhecer que a mensagem do Reino de Deus estava perto deles, ou que ela estava sendo entregue a eles (Mateus 23:34-37 Mateus 23:34-37 [34] Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade; [35] para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar. [36] Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração. [37] Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
Almeida Atualizada×
). Para acentuar esse ponto, Jesus refere-se a Si mesmo dizendo que “o reino de Deus está entre vós”. Os fariseus, espiritualmente cegos, não reconheceram Jesus como o divino Representante desse Reino.

Em vez de dizer aos fariseus que o Reino de Deus era algo que estava em seus corações, Jesus Cristo preveniu-os que eles estavam tão espiritualmente cegos que nem conseguiam reconhecê-Lo como a personificação desse Reino.

Não há nenhuma base nessa passagem para acreditar que o Reino de Deus reside no coração de alguém.