O Reino Está Dentro de Você?

Você está aqui

O Reino Está Dentro de Você?

Muitas pessoas creem que Jesus Cristo ensinou que o Reino de Deus é algo que existe apenas no coração e na mente dos fiéis. Para isso, elas se baseiam em Lucas 17:20-21, que diz: “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (ARA).

Essas ideias estão erradas por diversas razões. A palavra grega entos, traduzida como “dentro de” na versão Almeida Revista e Atualizada (ARA) seria mais bem traduzida por “entre” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985 “Entre”). Outras versões da Bíblia, como a Almeida Revista e Corrigida (ARC) e a Almeida Corrigida e Fiel (ACF) traduzem as palavras de Cristo assim: “porque eis que o reino de Deus está entre vós”.

Aqui, Jesus Cristo não poderia estar dizendo aos fariseus que o Reino de Deus era algo que existia dentro do coração ou da mente deles — pois eles queriam matá-Lo (Mateus 12:14, Marcos 3:6).

Em vez disso, nessa passagem, Cristo estava demonstrando que os fariseus não tinham o discernimento espiritual para reconhecer que a mensagem do Reino de Deus estava perto deles, ou que ela estava sendo entregue a eles (Mateus 23:34-37). Para acentuar esse ponto, Jesus refere-se a Si mesmo dizendo que “o reino de Deus está entre vós”. Os fariseus, espiritualmente cegos, não reconheceram Jesus como o divino Representante desse Reino.

Em vez de dizer aos fariseus que o Reino de Deus era algo que estava em seus corações, Jesus Cristo preveniu-os que eles estavam tão espiritualmente cegos que nem conseguiam reconhecê-Lo como a personificação desse Reino.

Não há nenhuma base nessa passagem para acreditar que o Reino de Deus reside no coração de alguém.