O Reino Já Está Aqui?

O Reino Já Está Aqui?

Pouco tempo antes de ser preso, julgado e crucificado, Jesus Cristo profetizou sobre um período de cataclismo e inquietação mundial sem paralelo na história da humanidade. Esse tempo será caracterizado por enganos religiosos, guerras, terremotos, fomes e epidemias, juntamente com outros grandes acontecimentos catastróficos (Lucas 21:7-28). Nesse sermão Cristo esclareceu que o Reino de Deus ainda não estava aqui.

Ele disse aos Seus discípulos que, depois desses acontecimentos, as pessoas “verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória... quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está perto” (Lucas 21:27, 31). Cristo disse claramente que o Reino de Deus não será estabelecido na Terra antes de Seu regresso triunfal em poder e grande glória.

Cristo voltou a esclarecer isso noutras ocasiões. Muitas pessoas leem o Pai nosso sem entender claramente as palavras evidentes de Jesus Cristo em resposta ao pedido dos discípulos de ensinar-lhes a orar. “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu Reino…” (Mateus 6:9-10). A oração mais comum do cristianismo confirma que o Reino de Deus ainda não está aqui e que os cristãos devem orar fervorosamente para ele venha!

Próximo do fim de Sua vida, quando estava sendo interrogado por Pilatos antes de Sua crucificação, Jesus declarou abertamente: “O Meu Reino não é deste mundo; se o Meu Reino fosse deste mundo, lutariam os Meus servos, para que Eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o Meu Reino não é daqui” (João 18:36).

Então, Pilatos exigiu saber se Cristo era um rei. E Jesus respondeu: “Tu dizes que Eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo…” (versículo 37).

O capítulo onze do livro de Hebreus descreve a fé dos servos de Deus ao longo dos séculos. Essas passagens resumem a história e as experiências deles: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na Terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela [pátria] de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma [pátria] melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:13-16).

Até Abraão, o pai dos fiéis, “esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (Hebreus 11:10).

  Embora o povo de Deus experimente hoje um antegozo do vindouro Reino de Deus em suas vidas (ver “Como Somos ‘Transportados para o Reino’?”), muitas escrituras deixam claro que o Reino de Deus ainda não chegou, mas será estabelecido na Terra no futuro.